Vidia Ioga: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Solmitchel (discussão | contribs)
m acento ortográico
Solmitchel (discussão | contribs)
Linha 3: Linha 3:
'''Vidya Yoga''' é a atual designação para um antigo ramo do [[Yoga]] denominado '''Raja Vidya Yoga'''.
'''Vidya Yoga''' é a atual designação para um antigo ramo do [[Yoga]] denominado '''Raja Vidya Yoga'''.


O '''Raja Vidya Yoga''', assim como o [[Vajramushti]], foi trazido ao Brasil pelo Grão-Mestre '''[[Shri Swami Vyaghrananda]]''', em 1960, após passar por vários países. Em 1980 foi fundado o Vidya Yoga Ashram, em Curitiba - PR, pelo seu discípulo '''Shri Swami Vyaghra Yogi''', atual Grão-Mestre do Vidya e Presidente da Ordem Filosófica. O Vidya Yoga segue a tradição [[parampara]]y - transmissão de conhecimento de Mestre a discípulo - o que permitiu que o vasto conhecimento da Cultura Hindu Rishi fosse perpetuado ao longo de mais de dez mil anos, desde que surgiu na Índia, nos sopés dos Himalaias, mais precisamente no Vale do Badarayana, no ano 8710 a.C.
O '''Raja Vidya Yoga''', assim como o [[Vajramushti]], foi trazido ao Brasil pelo Grão-Mestre '''Shri Swami Vyaghrananda''', em 1960, após passar por vários países. Em 1980 foi fundado o Vidya Yoga Ashram, em Curitiba - PR, pelo seu discípulo '''[[Shri Swami Vyaghra Yogi]]''', atual Grão-Mestre do Vidya e Presidente da [[Ordem Filosófica Vidya Yoga Ashram]]. O Vidya Yoga segue a tradição [[parampara]]y - transmissão de conhecimento de Mestre a discípulo - o que permitiu que o vasto conhecimento da Cultura Hindu Rishi fosse perpetuado ao longo de mais de dez mil anos, desde que surgiu na Índia, nos sopés dos Himalaias, mais precisamente no Vale do Badarayana, no ano 8710 a.C.


"[[Vidya]]" é o termo sânscrito que origina-se da raíz "Vid", que significa conhecimento, verdade, ciência. Desta mesma raiz deriva a palavra Veda.
"[[Vidya]]" é o termo sânscrito que origina-se da raíz "Vid", que significa conhecimento, verdade, ciência. Desta mesma raiz deriva a palavra Veda.

Revisão das 15h29min de 4 de outubro de 2008

Tridente usado como um dos símbolos do Vidya Yoga. O trishula é a arma de Shiva, o destruidor, e representa os três caminhos: negro (esquerda), branco (direita) e cinza (caminho do meio), sobreposto às três faixas horizontais, que são a marca do próprio tridente, representando Shiva (masculino) e o ponto representando Shakti (feminino), indicando uma linha tântrica.

Vidya Yoga é a atual designação para um antigo ramo do Yoga denominado Raja Vidya Yoga.

O Raja Vidya Yoga, assim como o Vajramushti, foi trazido ao Brasil pelo Grão-Mestre Shri Swami Vyaghrananda, em 1960, após passar por vários países. Em 1980 foi fundado o Vidya Yoga Ashram, em Curitiba - PR, pelo seu discípulo Shri Swami Vyaghra Yogi, atual Grão-Mestre do Vidya e Presidente da Ordem Filosófica Vidya Yoga Ashram. O Vidya Yoga segue a tradição paramparay - transmissão de conhecimento de Mestre a discípulo - o que permitiu que o vasto conhecimento da Cultura Hindu Rishi fosse perpetuado ao longo de mais de dez mil anos, desde que surgiu na Índia, nos sopés dos Himalaias, mais precisamente no Vale do Badarayana, no ano 8710 a.C.

"Vidya" é o termo sânscrito que origina-se da raíz "Vid", que significa conhecimento, verdade, ciência. Desta mesma raiz deriva a palavra Veda.

O Vidya Yoga é uma linha pré-clássica, com orientação Samkhya e Tantra.

O objetivo do Vidya Yoga é conduzir o praticante à iluminação da consciência (samádhi), através de puja (reverência e transmissão de energia), ásanas (posições psico-físicas), pranayamas (técnicas respiratórias), yoganidra (relaxamento consciente), samyama (concentração, meditação e dilatação da consciência), mantras (sons iniciáticos), kriyas (purificação do organismo), etc, além da Filosofia Vidyayogarishi, que propicia o autoconhecimento e transformação pessoal.

O Vidya Yoga Sádhana

O Vidya Yoga Sádhana é o ritual iniciático da Filosofia Sagrada Vidya Yoga.

A prática do Vidya Yoga tem benefícios nos sete corpos humanos (físico, energético, mental, emocional, mental superior, intuitivo, espiritual). No início os benefícios mais imediatos são relaxamento geral e bem-estar físico. Depois, com o praticante aprendendo a interiorizar, começa a perceber os aspectos relacionados com a mente, com sentimentos e comportamento. Os próximos aspectos a serem percebidos estão relacionados com emoções e com aspectos filosóficos. E finalmente, o último passo a ser dado é o Samádhi, o despertar da Consciência.

Partes do Vidya Yoga Sádhana

O Sádhana tradicional é composto por partes (anga), sendo que as técnicas utilizadas em cada anga variam a cada dia, de acordo com as necessidades dos praticantes.

Interiorização inicial

Mantra: "instrumento do pensamento". São sons iniciáticos com efeitos nos planos físico e astral.

Puja, do sânscrito, "saudação com respeito". Técnica de transmissão de energia para pessoas e ambientes. Nesta parte se estabelece uma conexão com a egrégora do Vidya Yoga.

Pranayama: domínio e expansão do prana (energia vital) através de técnicas respiratórias. São obtidos diversos benefícios, como reeducação respiratória, expansão da capacidade pulmonar, distribuição e equilíbrio do prana. Além de pranayamas, neste anga são realizados bandhas.

Ásana: posições psico-físicas que induzem a um estado de interiorização e concentração. Nesta parte o praticante amplia o contato com o seu próprio corpo e, através da interiorização, percebe melhor sua respiração, seu coração, seus músculos, e as reações mentais e emociionais a cada estímulo, gerando um estado de autoconsciência física, mental e emocional. Fortalece o corpo, deixando-o também mais flexível e alongado, tonifica os órgãos internos, amplia os sentidos, alinha a coluna vertebral, melhora a circulação, além de outros benefícios como ampliar a autoconfiança, firmeza, criatividade, coragem, equilíbrio hormonal, paciência, diminuição da ansiedade, etc.

Yoganidra: relaxamento consciente e profundo (físico, mental e emocional). Inicia-se com o rodízio de conscientização corporal (cada parte do corpo é relaxada, sem movimentos), depois são desenvolvidas sensações e visualizações, eliminando sobrecargas e tensões do sistema nervoso (mental e emocional). Neste anga acontece o reequilíbrio do corpo energético, regeneração celular, trazendo ao praticante a sensação de ter tido um longo período de descanso.

Samyama: Pratyahara, Dhárana, Dhyána e Samádhi São técnicas de abstração dos sentidos, concentração, meditação e dilatação da Consciência. Parte final do Sádhana, onde o praticante desenvolve-se através de degraus, primeiro aprende a concentrar sua mente em em só ponto (amplia a concentração no dia-a-dia, diminui a dispersão e ansiedade), depois, aprofundando-se mais, atinge a meditação, onde transcende a sua mente pensante, obtendo consciência espiritual, podendo atingir a iluminação da Consciência. Nesta parte da prática são utilizados mantras, visualizações, mentalizações etc. Os inúmeros benefícios do Samyama são comprovados pela ciência e recomendado por médicos, empresários e governos.


Técnicas e conhecimentos utilizados durante o Sádhana

Fisiologia Energética é o estudo dos processos sutis que ocorrem em nosso corpo. Durante o Sádhana o praticante é estimulado a sentir estes processos e toma consciência de seu campo energético, nadis (canais de energia), chakras, Kundaliní, Prana, etc.

Mudrás gestos com mãos, pés, olhos e corpo, que trabalham a polaridade do corpo (eletromagnetismo) direcionando a energia. e da consciência, em conjunto com as outras técnicas utilizadas na prática.

Kriya são técnicas purificatórias para o corpo, a mente e a emoção. Alguns são feitos durante o sádhana, como técnicas respiratórias e Nauli Kriya. O kriyas úmidos (com água) são realizados em vivências específicas, tais como purificação das fossas nasais, do estômago e outros.

Sânscrito A língua antiga da Índia é preservada para a nomenclatura das técnicas, mantendo a cultura Rishi, originalidade das técnicas e o acesso à egrégora.

Yantra são símbolos iniciáticos que representam e expressam nossa vida interior, usados principalmente em Samyama e Yoganidra.


A Codificação Contemporânea

O Vidya Yoga possui a estrutura de toda a sua codificação no Gama Yama Samhitá, também conhecido como Gandharva Vidya ou Gandharva Veda. Os Gandharvas eram, simbolicamente, os “reveladores celestes” da antiga Índia, o período pré-clássico. Os Gandharvas revelavam todas as verdades materiais e a Verdade Divina para o conhecimento da Vida nesta dimensão são em que vivemos. Além disso, o Vidya Yoga reconhece a autoridade mundial dos Yoga Sutra, a famosa coleção dos aforismos do Yoga de Shri Maharishi Patanjali, como um magnífico tratado de filosofia e técnica do Yoga Antigo, seguindo-o como um dos livros básicos para o conhecimento da sua linha. Em sua codificação contemporânea, mantém a estrutura antiga ditada por Shiva pela transmissão iniciática (paramparay). Apenas acrescentou uma ordem à estrutura (Vidya), a qual se apresenta dividida em seis partes:

1- RAJA VIDYA - Estrutura filosófica e científica

2- MAHA VIDYA - Estrutura iniciática das linhas

3- GUHYA VIDYA - Ciência Yogi

4- YODHA VIDYA - Conhecimento do Guerreiro

5- DASASHTA DIKSHA GUPTA VIDYA -18 iniciações secretas

6- CHIKITSA VIDYA SHASTRA - Tratado de medicina antiga Yogi


1 - RAJA VIDYA - Estrutura filosófica e científica

Samkhyá Filosofia de pensamento
Tantra Filosofia de comportamento
Hatha Vidya Ciência da respiração
Bhúta Vidya Ciência do mundo espiritual
Rajadiksha Iniciações


2- MAHA VIDYA - Estrutura iniciática das linhas

Karma Yoga Yoga da Ação
Ásana Yoga Yoga do Físico
Yantra Yoga Yoga dos Símbolos Iniciáticos
Kriya Yoga Yoga da Purificação
Mantra Yoga Yoga do Som Iniciático
Yogadiksha Iniciações


3- GUHYA VIDYA - Ciência Yogi

Vidya Mantram Mantram da Escola Vidya Yoga e outros
Ayurswarachakra Biorritmologia yogi
Swadhyáya Auto-estudo
Mantradiksha Iniciações


4- YODHA VIDYA - Conhecimento do Guerreiro

Dhyana Yukta Meditação do guerreiro
Yodhanayama Domínio do guerreiro
Vajraupásana Técnica do guerreiro


5- DASASHTA DIKSHA GUPTA VIDYA -18 iniciações secretas

Pranavadiksha Iniciação ao OM
Swamantradiksha Mantra próprio
Karma Vidya Estudo do Karma Geral e Coletivo
Swakarmadiksha Estudo do Karma Individual
Gupta Sharvayanadiksha Estudo da Magia
Ekadasi Pranayamadiksha Prática de 11 dias com Pránáyáma Iniciático
Shapta Maithunadiksha Prática sexual tântrica (7 graus)
Chakra Margadiksha Desenvolvimento dos chakras (abertura e desenvolvimento)
Yantradiksha Simbologia e onirologia
Kripadiksha Toque do Mestre e iniciações
Nyasamargadiksha Identificações internas
Namadiksha Nome iniciático
Maunadiksha Jejum, sádhana e silêncio
Sankalpamarga diksha Prática iniciática reservada aos avançados
Oghadiksha Iniciação à Ordem Vidya Yoga
Vidya Mudradiksha Técnicas secretas
Lingashariradiksha Projeção do corpo astral
Achtar Vidyadiksha Técnicas de magia tântrica Shaiva


6- CHIKITSA VIDYA SHASTRA - Tratado de medicina antiga Yogi

Ayurveda Medicina tradicional indiana
Ayurswarachakra Biorritmologia yogi (Físico, Mental, Emocional, Espiritual)
Yantrayanachikitsa Símbolos secretos terapêuticos
Chikitsahastha Terapia manual, Polarização, Energética, Quiropraxia Indiana
Yogachikitsa Yogaterapia
Gandhachikitsa Aromaterapia
Varnachikitsa Cromoterapia
Rasayanachikitsa Cristalogia
Keralachikitsa Massagem Indiana Kerala
Nadíchikitsa Pulsologia Radial e Fisiognomonia
Chakrachikitsa Terapia dos Chakras
Chikitadikshas Terapias/Iniciação

Missão Filosófica Espiritual

Segundo os estatutos da Ordem Filosófica Mundial Vidya Yoga Ashram, sua missão é:

"Satisfazer da melhor forma possível às necessidades e desejos dos praticantes, seguidores, missionários e discípulos, gerando equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual possibilitando o cumprimento de todas as etapas da vida (Purusharthas), e oferecendo uma segurança íntima para a expansão da consciência através do Hinduísmo e da Cultura Raja Vidya Yogarishi em todos os níveis objetivando, finalmente, alcançar a evolução espiritual, cuja meta humana é a libertação final (Moksha) em vida."

Fontes

1) Vishwa Unnyayan Samsad, New Delhi, India.

2) Ordem Filosófica Mundial Vidya Yoga Ashram, Quatro Barras, Brazil, South America.

3) Arte, Filosofia e Técnica do Vidya Yoga (Editora Ícone - Prof. Dr. Uberto Gama e Profa. Dra. Elisabeth Yamada)


Ligações externas