Augusta Reuss-Ebersdorf: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
DragonBot (discussão | contribs)
Linha 17: Linha 17:


[[de:Auguste Reuß zu Ebersdorf und Lobenstein]]
[[de:Auguste Reuß zu Ebersdorf und Lobenstein]]
[[en:Augusta Reuss-Ebersdorf]]
[[en:Countess Augusta of Reuss-Ebersdorf]]
[[es:Augusta de Reuss-Ebersdorf]]
[[es:Augusta de Reuss-Ebersdorf]]
[[it:Augusta di Reuss-Ebersdorf]]
[[it:Augusta di Reuss-Ebersdorf]]

Revisão das 13h49min de 10 de outubro de 2008

Augusta Reuss de Ebersdorf, como Artimísia, 1775, pintada por Johann Heinrich Tischbein.

A condessa (depois princesa) Augusta Carolina Reuss de Ebersdorf (em alemão: Gräfin Reuß zu Ebersdorf) (Ebersdorf, 19 de janeiro de 1757Coburgo, 16 de novembro de 1831) foi a esposa de Francisco de Saxe-Coburgo-Saalfeld.

Ela era a filha mais velha do conde Henrique XXIV Reuss de Ebersdorf, e de sua esposa, Carolina Ernestina de Erbach-Schönberg.

Em 13 de junho de 1777, em Ebersdorf, Augusta desposou Francisco Frederico Antônio, duque de Saxe-Coburgo-Saalfeld. Ela lhe deu dez filhos, dos quais alguns tiveram papéis importantes na história da Europa: Vitória, Duquesa de Kent e o rei Leopoldo I da Bélgica.

Augusta foi a avó de notáveis monarcas, tais como a rainha Vitória do Reino Unido, o príncipe consorte Alberto (marido e primo de Vitória), o rei consorte de Portugal (Fernando II, a imperatriz Carlota do México e o irmão dessa, Leopoldo II da Bélgica.

Os membros da Casa de Reuss tornaram-se príncipes, em 9 de abril de 1806, e todos os membros sobreviventes da linhagem Ebersdorf-Lobenstein (incluindo Augusta) usaram o título Príncipe/Princesa Reuss de Ebersdorf.

Augusta morreu em novembro de 1831, aos setenta e quatro anos, apenas cinco meses depois da eleição de seu filho Leopoldo como rei dos belgas.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.