Tempura: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot : reversão de 83.240.186.219 (vandalismo : -100), revertendo para a versão 12000095 de TXiKiBoT
Linha 33: Linha 33:
[[vi:Tempura]]
[[vi:Tempura]]
[[zh:天婦羅]]
[[zh:天婦羅]]
tempura= m##d@ autentica

Revisão das 17h03min de 14 de outubro de 2008

Tempura
Tempura de camarão

Tempura (em japonês てんぷら ou 天麩羅, tenpura) é um prato clássico da culinária japonesa. Consiste de pedaços fritos de vegetais ou mariscos envoltos num polme fino. A fritura é realizada em óleo muito quente, durante apenas cerca de dois ou três minutos.

História e variações

A tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses[1] [2] [3] e espanhóis, durante o século XVI.[4] A palavra tempura poderia ter sido derivada tanto da palavra portuguesa "tempero" (ou do verbo temperar[5]), como de "têmporas"[4][6], nome que designa os períodos de jejum realizados no catolicismo, tais como a Quaresma (chamada em latim de quadragesima tempora), onde tradicionalmente os fiéis se abstinham do consumo de carnes, preferindo comer vegetais e peixes.[7]

Hoje em dia ainda existe um prato em Portugal muito semelhante à tempura, denominado peixinhos da horta, que consiste de pedaços de feijão-verde fritos envoltos num polme geralmente mais espesso que o da tempura. Existem ainda algumas variações sobre este prato, usando tipos diferentes de legumes, tais como a abóbora.


Referências

[http://www.nippobrasil.com.br/2.semanal.culinaria/index.shtml NipoBrasil.com

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

tempura= m##d@ autentica