Cassandra: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 10: Linha 10:
A incredibilidade para com as previsões e profecias de Cassandra levaram à queda e consequente destruição de Tróia, quando esta viu frustradas as suas sucessivas tentativas de implorar a Príamo que este destruísse o cavalo de madeira ([[Cavalo de Tróia]]) divisado por [[Ulisses]] para a conquista de Tróia pelo seu interior.
A incredibilidade para com as previsões e profecias de Cassandra levaram à queda e consequente destruição de Tróia, quando esta viu frustradas as suas sucessivas tentativas de implorar a Príamo que este destruísse o cavalo de madeira ([[Cavalo de Tróia]]) divisado por [[Ulisses]] para a conquista de Tróia pelo seu interior.


Com a cidade já tomada pelos gregos, Cassandra refugia-se no templo de [[Atena]], onde é descoberta e violada pelo brutal [[Ajax]] (a deusa haveria de vingar-se do guerreiro, posteriormente). Na partilha do butim de guerra, ela é dada a [[Agamenon]], que a leva em seu navio, na viagem de volta à [[Micenas]], onde ambos seriam assassinados por [[Egisto]], amante da rainha [[Clitemnestra]].
Com a cidade já tomada pelos gregos, Cassandra refugia-se no templo de [[Atena]], onde é descoberta e violada pelo brutal [[Ájax, filho de Oileu]] (a deusa haveria de vingar-se do guerreiro, posteriormente). Na partilha do butim de guerra, ela é dada a [[Agamenon]], que a leva em seu navio, na viagem de volta à [[Micenas]], onde ambos seriam assassinados por [[Egisto]], amante da rainha [[Clitemnestra]].





Revisão das 04h19min de 23 de outubro de 2008

Cassandra, numa concepção artística de Evelyn De Morgan

Cassandra é uma personagem da mitologia grega, filha do rei Príamo e da rainha Hécuba de Tróia.

A mitologia grega conta-nos como Cassandra e o seu irmão gêmeo, Heleno, ainda crianças, foram brincar para o Templo de Apolo. Os gêmeos brincaram até ficar demasiado tarde para voltarem para casa, e assim, foi-lhes arranjada uma cama no interior do templo. Na manhã seguinte, a ama encontrou as crianças ainda a dormir, enquanto duas serpentes passavam a língua pelas suas orelhas. A ama ficou aterrorizada mas as crianças estavam ilesas. Como resultado do incidente os ouvidos dos gêmeos tornaram-se tão sensíveis que lhes permitiam escutar as vozes dos deuses.

Cassandra tornou-se uma jovem de magnífica beleza, devota servidora de Apolo. Foi de tal maneira dedicada que o próprio deus se apaixonou por ela e ensinou-lhe os segredos da profecia. Cassandra tornou-se uma profetisa, mas quando se negou a dormir com Apolo, ele, por vingança, lançou-lhe a maldição de que ninguém jamais viesse a acreditar nas suas profecias ou previsões.

Cassandra passa então a ser frequentemente considerada como louca ao tentar comunicar à população troiana as suas inúmeras previsões de catástrofe e desgraça.

A incredibilidade para com as previsões e profecias de Cassandra levaram à queda e consequente destruição de Tróia, quando esta viu frustradas as suas sucessivas tentativas de implorar a Príamo que este destruísse o cavalo de madeira (Cavalo de Tróia) divisado por Ulisses para a conquista de Tróia pelo seu interior.

Com a cidade já tomada pelos gregos, Cassandra refugia-se no templo de Atena, onde é descoberta e violada pelo brutal Ájax, filho de Oileu (a deusa haveria de vingar-se do guerreiro, posteriormente). Na partilha do butim de guerra, ela é dada a Agamenon, que a leva em seu navio, na viagem de volta à Micenas, onde ambos seriam assassinados por Egisto, amante da rainha Clitemnestra.


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Para saber mais

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cassandra

Sameiro Barroso, Maria do. "Cassandra - Vox femina tragica"