HMS Royal Oak (08): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MenoBot (discussão | contribs)
m Bot: Modificando: pl:HMS Royal Oak (1916)
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: cs:HMS Royal Oak (08)
Linha 45: Linha 45:
{{Link FA|pl}}
{{Link FA|pl}}


[[cs:HMS Royal Oak (08)]]
[[de:HMS Royal Oak (08)]]
[[de:HMS Royal Oak (08)]]
[[en:HMS Royal Oak (08)]]
[[en:HMS Royal Oak (08)]]

Revisão das 18h04min de 31 de outubro de 2008

HMS Royal Oak (08)
HMS_Royal_Oak_%2808%29.jpg
USS Exeter em 1942 ao largo da Sumatra
   Bandeira da marinha que serviu
Construção 15 de janeiro de 1914
Lançamento 17 de novembro de 1914
Destino 14 de outubro de 1939
Características gerais
Deslocamento 29.150 toneladas
Comprimento 189 m
Boca 31,1 m
Calado 8,7 m
Velocidade 20 nós
Autonomia 7.400 kms
Tripulação 1.146

HMS Royal Oak foi um encouraçado da Marinha Real Britânica afundado por um submarino alemão na base naval de Scapa Flow, nas Ilhas Orkney, Escócia, num dos mais célebres episódios da II Guerra Mundial.

Veterano da I Guerra Mundial, lançado ao mar em 1914, o Royal Oak entrou um operações em 1916, participando pela primeira vez do combate durante a Batalha da Jutlândia. No período entre-guerras, o encouraçado fez parte das frotas britânicas no Atlântico, no Mediterrâneo e na proteção das águas nacionais, sendo alvo de ataques acidentais por mais de uma vez. Em 1928, o navio foi o centro das atenções mundiais durante rumoroso caso de corte marcial sofrido por dois de seus oficiais graduados.

Em sua carreira de 25 anos no mar, várias tentativas de modernizá-lo foram feitas, fracassando em corrigir seu ponto mais vulnerável, a falta de velocidade. No começo da II Guerra, ele havia sido colocado na reserva da linha de frente, ancorado em Scapa Flow, a grande base da marinha no norte da Grã-Bretanha.

Na noite de 14 de outubro de 1939, o Royal Oak encontrava-se fundeado dentro de Scapa Flow, quando se tornou o primeiro dos cinco encouraçados e cruzadores de batalha da Marinha Real afundados durante a II Guerra Mundial. Perto da meia-noite, o submarino alemão U-47 penetrou nas defesas do enorme porto e afundou o grande navio com um ataque de torpedos, escapando silenciosamente na escuridão, causando a morte de 833 marinheiros e oficiais que afundaram com a belonave.

A superioridade em números da frota britânica e seus aliados sobre a marinha alemã fez com que a perda do encouraçado não causasse diferença na balança do poder naval, mas o efeito moral naqueles tempos de início de guerra foi considerável.

Gráfico do ataque do submarino alemão U-47 ao HMS Royal Oak em Scapa Flow.

O capitão do U-Boot, Günther Prien, foi recebido de volta na Alemanha como herói nacional, sendo condecorado pessoalmente porAdolf Hitler em Berlim com a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, primeiro oficial naval a receber a honraria, e toda a tripulação recebeu a Cruz de Ferro de 2ª Classe.

Para os britânicos, o ataque demonstrou que os nazistas tinham condições de trazer a guerra naval para dentro de suas águas territoriais e o choque causado resultou em drásticas e rápidas medidas tomadas por Winston Churchill para implementar a segurança dos portos nacionais.

Os destroços afundados do HMS Royal Oak são hoje um túmulo de guerra e memorial submerso em Scapa Flow, trinta metros abaixo da superfície, onde, a cada ano, é realizada uma cerimônia em homenagem aos mortos daquela noite. Apesar da região não sediar mais a base naval, fechada em 1956, e de ser um dos locais mais procurados do litoral britânico por mergulhadores e turistas para exploração de navios submersos – o fundo de Scapa Flow abriga os destroços de mais de quarentanavios alemães afundados por seus próprios tripulantes ali prisioneiros com suas belonaves, ao fim da I Guerra Mundial - a área em volta dos restos do encouraçado é proibida para visitantes submarinos, sendo permitida apenas a presença de mergulhadores militares da Marinha Real.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre HMS Royal Oak (08)

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA