Tabela de Elementos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Adicionando "Ginástica" (usando HotCat)
Sway 2 (discussão | contribs)
m ajustes de texto
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Gymnastics-bw.svg|thumb|130px]]
[[Imagem:Gymnastics-bw.svg|thumb|130px]]
A '''Tabela dos Elementos''' ou ''Tábua de Elementos'' é uma seção do [[Código de Pontos]] elaborado pela '''FIG'''. Nela, baseiam-se técnicos, [[ginasta|ginastas]] e juízes.
A '''Tabela dos Elementos''' ou '''tábua de elementos''' é uma seção do [[Código de Pontos]] elaborado pela FIG. Nela, baseiam-se técnicos, [[ginasta|ginastas]] e juízes ao avaliarem, validarem e selecionarem os movimentos.


É dela que se retiram os valores das rotinas realizadas nos eventos oficiais, sejam eles '''nacionais''', '''regionais''' ou '''internacionais'''.<ref>[http://www.sportcentric.com/vsite/vnavsite/page/directory/0,10853,5187-188050-205272-nav-list,00.html www.sportcentric.com/vsite] A Tabela dos Elementos {{en}}</ref>
É dela que se retiram os valores de dificuldade das rotinas realizadas nos eventos oficiais, sejam eles nacionais, regionais ou internacionais.<ref>[http://www.sportcentric.com/vsite/vnavsite/page/directory/0,10853,5187-188050-205272-nav-list,00.html www.sportcentric.com/vsite] A Tabela dos Elementos {{en}}</ref>


==Funções==
==Funções==
Esta tabela é usada para identificar, classificar e atribuir valores aos elementos gímnicos. Cada '''[[acrobacia]]''' e '''passada''' é enumerada, figurada e então recebe uma atribuição classificativa de dificuldade específica.
Esta tabela é usada para identificar, classificar e atribuir valores aos elementos gímnicos. Cada [[acrobacia]] e passada (elemento de ligação entre uma acrobacia e outra) é enumerada, figurada e então recebe uma atribuição classificativa de dificuldade específica.


É dela que a banca de ''juízes A'', retira os valores de dificuldade das rotinas realizadas pelos ginastas.
É dela que a banca de [[juíz]]es A, retira os valores de dificuldade das rotinas realizadas pelos ginastas.


==Generalidades==
==Generalidades==
Hoje, a classificação é diferente entre os elementos das provas masculinas e os das provas femininas. Enquanto os movimentos [[masculino|masculinos]] são distribuídos entre os conceitos, A, B, C,D e F (super-E), os [[feminino|femininos]] são distribuídos de A à G.
Hoje, a classificação é diferente entre os elementos das provas masculinas e os das provas femininas. Enquanto os movimentos [[masculino|masculinos]] são distribuídos entre os conceitos, A, B, C,D e F (super-E), os [[feminino|femininos]] são distribuídos de A à G.


Apesar de ser frenquentemente revista pela '''Federação Internacional''', a ''Tabela de Elementos'', em [[2006]], não sofreu grandes auterações durante a re-estruturação promovida pela entidade<ref>[http://nbcsports.msnbc.com/id/6092731/ nbcsports.msnbc.com] A mudança {{en}}</ref><ref>[http://www.usatoday.com/sports/olympics/summer/2005-04-27-gymnastics-scoring-changes_x.htm www.usatoday.com/sports/olympics] Estudando as mudanças {{en}}</ref>.
Apesar de ser frenquentemente revista pela Federação Internacional, a Tabela de Elementos, em [[2006]], não sofreu grandes auterações durante a re-estruturação promovida pela entidade<ref>[http://nbcsports.msnbc.com/id/6092731/ nbcsports.msnbc.com] A mudança {{en}}</ref><ref>[http://www.usatoday.com/sports/olympics/summer/2005-04-27-gymnastics-scoring-changes_x.htm www.usatoday.com/sports/olympics] Estudando as mudanças {{en}}</ref>.


==Elaboração==
==Elaboração==
O '''Comitê Técnico''' da FIG é o responsável pela ''Tabela'', avaliando e classificando os mais variados movimentos, dando a eles, valores mais elevados ou reduzidos de acordo com as técnicas envolvidas. Além disso, o '''Comitê''' também é responsável por excluir permanentemente aqueles movimentos em demasiado perigosos à integridade física do ginasta, seja por meio de uma liminar, seja por meio de notas baixas a fim de dissuadi-los a executar tais movimentos.<ref>[http://www.sportcentric.com/vsite/vnavsite/page/directory/0,10853,5187-190956-208179-nav-list,00.html www.sportcentric.com/vsite/vnavsite/page/directory] O Comitê Técnico {{en}}</ref><ref>[http://www.sportcentric.com/vsite/vcontent/page/custom/0,8510,5187-191178-208401-45514-287945-custom-item,00.html www.sportcentric.com] O Comitê Técnico e sua estrutura {{en}}</ref>
O '''Comitê Técnico''' da FIG é o responsável pela Tabela, avaliando e classificando os mais variados movimentos, dando a eles, valores mais elevados ou reduzidos de acordo com as técnicas envolvidas. Além disso, o Comitê também é responsável por excluir permanentemente aqueles movimentos em demasiado perigosos à integridade física do ginasta, seja por meio de uma liminar, seja por meio de notas baixas a fim de dissuadi-los a executar tais movimentos.<ref>[http://www.sportcentric.com/vsite/vnavsite/page/directory/0,10853,5187-190956-208179-nav-list,00.html www.sportcentric.com/vsite/vnavsite/page/directory] O Comitê Técnico {{en}}</ref><ref>[http://www.sportcentric.com/vsite/vcontent/page/custom/0,8510,5187-191178-208401-45514-287945-custom-item,00.html www.sportcentric.com] O Comitê Técnico e sua estrutura {{en}}</ref>

==Nomeação==
==Nomeação==
Os elementos adicionados na ''Tabela'' podem ser nomeados após a primeira execução bem sucedida do mesmo por um ginasta. Ou seja, se um atleta é o primeiro a executar o movimento X, este irá para a Tabela de Elementos com seu nome. Contudo, isso só ocorrerá caso o movimento, até então original, seja apresentado, avaliado e incluído na ''Tabela'' antes de ser realizado - pelo ginasta requerente em questão - ou em um [[Campeonato Mundial de Ginástica Artística]] ou em uma competição [[Olimpíada|Olímpica]].
Os elementos adicionados na Tabela podem ser nomeados após a primeira execução bem sucedida do mesmo por um ginasta. Ou seja, se um atleta é o primeiro a executar o movimento X, este irá para a Tabela de Elementos com seu nome. Contudo, isso só ocorrerá caso o movimento, até então original, seja apresentado, avaliado e incluído na Tabela antes de ser realizado - pelo ginasta requerente em questão - ou em um [[Campeonato Mundial de Ginástica Artística]] ou em uma competição [[Olimpíada|olímpica]].


===Movimentos===
===Movimentos===
Linha 24: Linha 25:
*'''Chusovitina''': Giant circle bwd to hstd with hop 1/1 turn (360°) in hstd phase {{en}}
*'''Chusovitina''': Giant circle bwd to hstd with hop 1/1 turn (360°) in hstd phase {{en}}


*'''Dos Santos''' (Duplo Twist Carpado): Dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadril levando as mãos à altura do joelho.
*'''Dos Santos''' (Duplo ''Twist'' Carpado): Dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadril levando as mãos à altura do joelho.


*'''Tkachev''' – Ginasta larga a Barra, passa de costas por cima dela na posição carpada ou compernas separadas, e em seguida, pega a Barra novamente.
*'''Tkachev''' – Ginasta larga a barra, passa de costas por cima dela na posição carpada ou compernas separadas, e em seguida, pega a barra novamente.


*'''Tsukahara''' – Salto mortal duplo com um parafuso completo no primeiro salto.
*'''Tsukahara''' – Salto mortal duplo com um parafuso completo no primeiro salto.
Linha 37: Linha 38:


==Ver Também==
==Ver Também==
* [[Jogos Olímpicos]]
* [[Campeonato Mundial de Ginástica Artística]]
* [[Jogos Pan-Americanos]]
* [[Jogos Pan-Americanos]]
* [http://en.wikipedia.org/wiki/Portal:Gymnastics Portal da Ginástica] {{en}}
* [http://en.wikipedia.org/wiki/Sports_terms_named_after_people#Artistic_gymnastics Elementos nomeados] (na Wikipédia em inglês)
*[[:en:Portal:Gymnastics|Portal da Ginástica]] (na Wikipédia em inglês)



==Ligações Externas==
==Ligações Externas==
* [http://www.fig-gymnastics.com FIG - Federação Internacional de Ginástica] {{en}}
* [http://www.fig-gymnastics.com FIG - Federação Internacional de Ginástica] {{en}}
* [http://www.fedintgym.com/rules/ Código de Pontos] {{en}}
*[http://www.sportcentric.com/vsite/vnavsite/page/directory/0,10853,5187-188050-205272-nav-list,00.html Código de Pontos - Site FIG] {{en}}, {{fr}} ou {{de}}
* [http://www.olympic.org/uk/index_uk.asp COI Comitê Olímpico Internacional] {{en}}
* [http://www.olympic.org/uk/index_uk.asp COI Comitê Olímpico Internacional] {{en}}
* [http://www.cob.org.br/ COB Comitê Olímpico Brasileiro] {{pt}}
* [http://www.cob.org.br/ COB Comitê Olímpico Brasileiro] {{pt}}
Linha 50: Linha 51:


{{Jogos Olímpicos}}
{{Jogos Olímpicos}}
{{Jogos Olímpicos de Verão de 1896}}
{{Ginástica nos Jogos Olímpicos}}
{{Campeonatos Mundiais de Ginástica}}
{{Campeonatos Mundiais de Ginástica}}
{{Ginástica-olímpica}}


[[Categoria:Ginástica]]
[[Categoria:Ginástica]]

Revisão das 13h34min de 10 de novembro de 2008

A Tabela dos Elementos ou tábua de elementos é uma seção do Código de Pontos elaborado pela FIG. Nela, baseiam-se técnicos, ginastas e juízes ao avaliarem, validarem e selecionarem os movimentos.

É dela que se retiram os valores de dificuldade das rotinas realizadas nos eventos oficiais, sejam eles nacionais, regionais ou internacionais.[1]

Funções

Esta tabela é usada para identificar, classificar e atribuir valores aos elementos gímnicos. Cada acrobacia e passada (elemento de ligação entre uma acrobacia e outra) é enumerada, figurada e então recebe uma atribuição classificativa de dificuldade específica.

É dela que a banca de juízes A, retira os valores de dificuldade das rotinas realizadas pelos ginastas.

Generalidades

Hoje, a classificação é diferente entre os elementos das provas masculinas e os das provas femininas. Enquanto os movimentos masculinos são distribuídos entre os conceitos, A, B, C,D e F (super-E), os femininos são distribuídos de A à G.

Apesar de ser frenquentemente revista pela Federação Internacional, a Tabela de Elementos, em 2006, não sofreu grandes auterações durante a re-estruturação promovida pela entidade[2][3].

Elaboração

O Comitê Técnico da FIG é o responsável pela Tabela, avaliando e classificando os mais variados movimentos, dando a eles, valores mais elevados ou reduzidos de acordo com as técnicas envolvidas. Além disso, o Comitê também é responsável por excluir permanentemente aqueles movimentos em demasiado perigosos à integridade física do ginasta, seja por meio de uma liminar, seja por meio de notas baixas a fim de dissuadi-los a executar tais movimentos.[4][5]

Nomeação

Os elementos adicionados na Tabela podem ser nomeados após a primeira execução bem sucedida do mesmo por um ginasta. Ou seja, se um atleta é o primeiro a executar o movimento X, este irá para a Tabela de Elementos com seu nome. Contudo, isso só ocorrerá caso o movimento, até então original, seja apresentado, avaliado e incluído na Tabela antes de ser realizado - pelo ginasta requerente em questão - ou em um Campeonato Mundial de Ginástica Artística ou em uma competição olímpica.

Movimentos

Abaixo, alguns movimentos nomeados em homenagem aos primeiros ginastas executantes:[6]

  • Chusovitina: Giant circle bwd to hstd with hop 1/1 turn (360°) in hstd phase (em inglês)
  • Dos Santos (Duplo Twist Carpado): Dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexão no quadril levando as mãos à altura do joelho.
  • Tkachev – Ginasta larga a barra, passa de costas por cima dela na posição carpada ou compernas separadas, e em seguida, pega a barra novamente.
  • Tsukahara – Salto mortal duplo com um parafuso completo no primeiro salto.
  • Überschlag estendido para trás: Com empunhadura dorsal, o ginasta dá um impulso estendido a partir da parada de mãos; Estende-se mais o corpo, para passar pela vertical totalmente estendido e em seguida acelerar o movimento das pernas, Na horizontal, diminui-se a velocidade do impulso das pernas. A cabeça fica em posição normal, e as mãos dão um impulso para se soltarem do aparelho. Continua-se o giro até pousar com segurança nos pés.


Referências

  1. www.sportcentric.com/vsite A Tabela dos Elementos (em inglês)
  2. nbcsports.msnbc.com A mudança (em inglês)
  3. www.usatoday.com/sports/olympics Estudando as mudanças (em inglês)
  4. www.sportcentric.com/vsite/vnavsite/page/directory O Comitê Técnico (em inglês)
  5. www.sportcentric.com O Comitê Técnico e sua estrutura (em inglês)
  6. www.sportcentric.com/vsite Tabela de nomes recentes (em inglês)


Ver Também


Ligações Externas