Manjar turco: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LijeBot (discussão | contribs)
m clean up, Replaced: [[Image: → [[Imagem: (2)
VolkovBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ja:ロクム
Linha 26: Linha 26:
[[he:רחת לוקום]]
[[he:רחת לוקום]]
[[it:Lokum]]
[[it:Lokum]]
[[ja:ロクム]]
[[la:Lucumium]]
[[la:Lucumium]]
[[nl:Turks fruit (snoepgoed)]]
[[nl:Turks fruit (snoepgoed)]]

Revisão das 21h05min de 19 de novembro de 2008

Uma mostra de manjar turco em Istanbul

Delícia turca, manjar turco ou mais conhecido como lokum ou loukum é uma sobremesa turca feita de maisena e açúcar. Tem geralmente sabor de água de rosas ou limão, o que dá a sua cor rosa pálido característica. É macio, com consistência de geléia e coberto com açúcar de confeiteiro para não endurecer rápido.

Origem

Embora com poucas fontes, sua origem remonta a Pérsia antiga, onde já era produzido como uma goma doce e com aroma de rosas, mais tarde, seus conhecimentos foram passados aos povos ocidentais, que o conheceram e o adotaram.

Pedaços de manjar turco

Nome

Existe o turco lukum, o árabe luqma e seu nome libanês ḥalgūm Dentre seus vários nomes conhecidos, o mais famoso é o inglês Turkish delight

As Crônicas de Narnia

O doce ganhou notoriedade recentemente pela versão cinematográfica da obra de fantasia de C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia. No segundo livro das Crônicas (O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa), quando Edmundo Pevensie entra em Nárnia e conhece a Feiticeira Branca, ela conquista sua confiança com um pouco de manjar turco enfeitiçado.