Anquises: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Bot: Adicionando: uk:Анхіс
m Bot: substituindo '{{end col}}' por '|}', a pedido em WP:CR
Linha 24: Linha 24:
years=
years=
}}
}}
|}
{{end box}}


==References==
==References==

Revisão das 00h24min de 29 de novembro de 2008

Na mitologia grega, Anchises foi um príncipe Dardaniano, primo do rei Príamo. Em sua época, Anchises era conhecido por possuir seis excelentes cavalos (algo valorizado na época, uma vez que os Troianos eram exímios cavaleiros) e por ter sido um amante mortal da deusa Afrodite, com quem teve o filho Enéias - quem conduziu os sobreviventes da destruição de Tróia ao final da Guerra de Tróia.

Originário de Dardânia, um território vizinho a Tróia, Anchises era filho de Cápis e de Temíste, irmã do Rei Laomedonte - pai do Rei Príamo).

Anchises era dono de seis extraordinários cavalos, que ele obteve cruzando suas éguas secretamente com os garanhões pertencentes ao Rei Laomedonte (presentes de Zeus ao seu pai Trós, após levar seu filho Ganimedes). Dois deles foram dados a seu filho Enéias para que os usasse durante a Guerra de Tróia.

Eneas escapa de Tróia em Chamas, Federico Barocci, 1598.

Um dos momentos mais importantes na biografia de Anchises foi quando encontrou Afrodite, deusa do amor, da sedução e da beleza. Ela se apaixonou por ele e, disfarçada de mortal, o conquistou. Juntos tiveram um filho, Enéias. Certa vez, após beber muito vinho, Anchises revelou aos seus amigos que era amante de uma deusa e isso deixou Zeus furioso, que o atingiu com um raio, deixando-o manco.

Enéias era um dos principais guerreiros de Tróia, líder dos Dartanianos. Após a queda da cidade, coube a ele liderar a fuga de um pequeno grupo de sobreviventes. Enquanto escapava da cidade em chamas, em um gesto de piedade, Enéias carregou seu pai nos ombros (Anchises, que já estava velho) enquanto guiava seu filho (Ascânio) com a outra mão. Alguns acreditam que este momento, onde três gerações foram salvas da destruição de Tróia, foi obra da deusa Afrodite, que os guiou através da destruição.

Vaso grego, de propriedade do Museu do Louvre, que retrata o momento em que Eneas escapa de Tróia com seu pai e filho.

Essa cena aparece rapidamente no Filme "Tróia" ("Troy"), de 2004 (da Warner e do diretor Wolfgang Petersen, com Brad Pitt no papel de Aquiles), porém ligeiramente distorcida: no filme, o príncipe Páris entrega "a espada de Tróia" para um jovem que estava fugindo da cidade em chamas (que se identificou como Enéas) ao lado de um velho (que deduz-se ser Anchises).

Anchises acompanhou seu filho Enéias e o restante do povo de Tróia em sua viagem até a Itália, onde se estabeleceram. Anchises morreu antes do fim da viagem e foi cremado na Sicília, no monte Anquisia (que recebeu este nome em sua homenagem).

Precedido por
Cápis
Rei da Dardânia
Sucedido por
Enéias

References

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Anquises

Encyclopedia Mythica

Greek Mythology Link - by Carlos Parada

Anchises na Wikipedia em Inglês