Edícula (habitação): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=Março de 2008}}
{{sem-fontes|data=Março de 2008}}
'''Edícula''' é um [[palavra]] que significa algo como ''pequena edificação'' em [[língua latina|latim]]).
'''Edícula''' é um [[palavra]] que significa algo como ''pequena edificação'' em [[língua latina|latim]].


==Brasil==
==Brasil==

Revisão das 14h58min de 13 de dezembro de 2008

Edícula é um palavra que significa algo como pequena edificação em latim.

Brasil

Edícula, em seu significado comum no Brasil, significa uma casa pequena, localizada no fundo de um terreno, normalmente dispondo apenas de um dormitório, sala, banheiro e cozinha e ocasionalmente uma garagem, com uma área de serviço externa e comumente com saída independente da casa principal.

As edículas surgem geralmente de três situações:

  • A família morava em uma casa pequena no fundo do terreno e posteriormente constrói uma casa maior na frente, mudando-se para esta e alugando a casa pequena (agora uma edícula) ou a cedendo para outras pessoas da família.
  • Para abrigar mais gente, que não caberia na casa da frente, é construída uma casa no fundo, que será a edícula.
  • A casa da frente e a edícula são construídas simultaneamente e projetadas para serem independentes, sendo a edícula alugada.

As edículas são fruto do déficit habitacional brasileiro, que faz as cidades sofrerem um grande adensamento populacional em áreas menores, em função das dificuldades financeiras sofridas por muitos.

Moçambique

Em Moçambique, a palavra edícula não é vulgarmente conhecida. O conceito com que ela é usada no Brasil, no entanto, é a dependência e, tal como no país-irmão, tem (e teve historicamente) uma grande importância social.

A maioria das vivendas têm um pequeno quarto e uma casa-de-banho anexa, normalmente perto do tanque de lavar a roupa, que era destinada aos empregados domésticos, antes da independência. Depois desta, em 1975, quando as casas de arrendamento foram nacionalizadas, a maior parte destas dependências foram atribuídas a famílias pequenas, que queriam sair das suas casas de construção precária e já não tinham lugar nos apartamentos existentes. Mais tarde (na década de 1990), quando o Estado decidiu alienar as casas de habitação aos seus inquilinos, muitas famílias venderam ou alugaram a casa principal e passaram a viver na dependência; outras foram alugadas para pequenos negócios, como "salões de cabeleireiro".

Claro que isto descreve igualmente o déficit habitacional nas cidades de Moçambique. Neste momento, quando um cidadão consegue um terreno para construir, começa normalmente por uma dependência, na esperança de poder, mais tarde, construir uma casa melhor. Em certos casos, no entanto, o terreno (ou o dinheiro) não é suficiente para maiores construções e a tal dependência é construída com duas divisões e é chamada de "quarto-e-sala"; a casa de banho é, quase sempre, uma latrina escondida por uma cerca de caniço.

Portugal

Em Portugal, edícula designa lugares destinados à prática religiosa, tais como capelas, ermidas, nichos para colocar imagens, oratórios.

Ver também