Saltar para o conteúdo

Círculo máximo: diferenças entre revisões

200 bytes removidos ,  03h28min de 22 de dezembro de 2008
sem resumo de edição
m (Bot: Modificando: zh:大圆)
[[Imagem:Grosskreis.jpg|thumb|150px|Círculos máximos sobre uma esfera.]]
'''Círculo máximo''', (ou '''Grandegrande círculo''',) é a designação dada aoso [[círculo]]s traçadostraçado sobre a superfície de uma [[esfera (geometria)|esfera]] com o mesmo perímetro de sua circunferência, dividindo-a em dois [[hemisfério]]s iguais.
 
O círculo máximo é o círculo de maior diâmetro, e por isso de maior perímetro, que pode ser traçado sobre a superfície de uma esfera. Essa condição tem uso prático em navegação astronômica como sendo um cruzamento de círculos máximos traçados sobre a superfície de duas esferas de pólos diferentes, porém com o centro comum a ambas, consultem como pode ocorrer em [http://sites.google.com/site/inventosdescobertasepatentes/Home Navisfera] ouVer [[Navisfera de Wilson]].
 
A distância mínima entre dois pontos da superfície de uma esfera são sempre unidos por um arco de círculo máximo, já que aquele tem na geometria esférica topologia análoga à de uma linha recta na geometria plana.
O uso de ortodrómicas leva a que as rotas seguidas quando marcadas sobre cartas planas, como acontece nas revistas de bordo dos aviões, pareçam longas curvas com a concavidade virada para a linha do equador. Tal explica a razão porque numa viagem entre os dois lados do [[Atlântico Norte]] o avião suba em latitude, e que numa viagem entre a [[Europa]] e o [[Japão]] as rotas cruzem as zonas circumpolares do [[Árctico]].
 
=={{VejaVer também}}==
* [[Jet stream]]
* [[Ortodrómica]]
* [[Loxodrómica]]
* [[Isoazimutal]]
*[http://stats.grok.se/pt/200809/grande%20c%C3%ADrculo Interessados ]
 
=={{Ligações externas}}==
78 149

edições