Amenemés III: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: cs:Amenemhet III.
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: eu:Amenemhat III.a
Linha 41: Linha 41:
[[eo:Amenemhet la 3-a]]
[[eo:Amenemhet la 3-a]]
[[es:Amenemhat III]]
[[es:Amenemhat III]]
[[eu:Amenemhat III.a]]
[[fa:آمنمهات سوم]]
[[fa:آمنمهات سوم]]
[[fi:Amenemhet III]]
[[fi:Amenemhet III]]

Revisão das 16h43min de 23 de dezembro de 2008

Cabeça de esfinge de Amenemhat III em alabastro. Museu do Louvre
Pirâmide mandada construir por Amenemhat em Hauara

Amenemhat III foi o sexto rei da XII dinastia do Antigo Egipto. Governou entre 1860 a.C. e 1814 a.C., sendo considerado um dos soberanos mais importantes do Império Médio.

Era o filho mais velho do rei Senuseret III (Sesóstris III), tendo o seu pai feito dele co-regente quando ainda era vivo.

Segundo Maneton teria governado apenas oito anos, mas os vários monumentos que mandou construir contradizem a ideia de um curto reinado. Parece mais provável que tenha governado durante quarenta e cinco anos, de acordo com o estabelecido no "Cânone de Turim".

O seu reinado foi pacífico, tendo o rei se dedicado ao desenvolvimento económico do Egipto. Foram explorados os recursos minerais do Sinai, facto comprovado pela existência naquela região de sessenta inscrições relativas ao seu reinado. As pedreiras da região do Uadi Hammamat, a este do vale do Nilo, foram também intensamente exploradas.

Foi durante o reinado deste monarca que se concluiram os trabalhos de construção de barragens e canais que valorizam o óasis do Faium como região agrícola.

Ordenou a construção de um pirâmide em Dahchur, a chamada Pirâmide Negra, mas esta teve alguns problema durante a sua construção e o projecto não foi usado pelo rei. Este complexo funerário acabará por ser usado por duas das suas rainhas. O rei foi sepultado em Hauara, onde se julga ter existido não só o complexo funerário, mas também um palácio real de grandes dimensões (teria mais de três mil quartos), que os autores gregos denominaram de Labirinto, que não chegou aos nossos dias por ter sido destruído.


Precedido por
Senuseret III
"Faraó"
XII Dinastia
Sucedido por
Amenemhat IV
Ícone de esboço Este artigo sobre um Faraó é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.