Novilíngua: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
333~ptwiki (discussão | contribs)
m
Linha 1: Linha 1:
'''Novilíngua''' é um [[idioma]] [[Ficção|fictício]] criado pelo governo hiperautoritário na obra literária ''[[1984 (livro)|1984]]'', de [[George Orwell]]. A novilíngua era desenvolvida não pela criação de novas [[palavra|palavras]], mas pela "condensação" e "remoção" delas ou de alguns de seus sentidos, com o objetivo de restringir o escopo do [[pensamento]]. Uma vez que as pessoas não pudessem se referir a algo, isso passaria a não existir. Assim, por meio do controle sobre a [[linguagem]], o governo seria capaz de controlar o pensamento das pessoas, impedindo que [[idéia|idéias]] indesejáveis viessem a surgir.
'''Novilíngua''' é um [[idioma]] [[Ficção|fictício]] [criado] pelo governo hiperautoritário na obra literária ''[[1984 (livro)|1984]]'', de [[George Orwell]]. A novilíngua era desenvolvida não pela criação de novas [[palavra|palavras]], mas pela "condensação" e "remoção" delas ou de alguns de seus sentidos, com o objetivo de restringir o escopo do [[pensamento]]. Uma vez que as pessoas não pudessem se referir a algo, isso passaria a não existir. Assim, por meio do controle sobre a [[linguagem]], o governo seria capaz de controlar o pensamento das pessoas, impedindo que [[idéia|idéias]] indesejáveis viessem a surgir.


Não se deve confundir novilíngua com simples [[tabu]] a respeito de palavras. A idéia aqui consiste em restringir as possibilidades de raciocínio, não o simples proibir a menção a coisas, fatos ou pessoas indesejáveis.
Não se deve confundir novilíngua com simples [[tabu]] a respeito de palavras. A idéia aqui consiste em restringir as possibilidades de raciocínio, não o simples proibir a menção a coisas, fatos ou pessoas indesejáveis.

Revisão das 17h35min de 23 de dezembro de 2008

Novilíngua é um idioma fictício [criado] pelo governo hiperautoritário na obra literária 1984, de George Orwell. A novilíngua era desenvolvida não pela criação de novas palavras, mas pela "condensação" e "remoção" delas ou de alguns de seus sentidos, com o objetivo de restringir o escopo do pensamento. Uma vez que as pessoas não pudessem se referir a algo, isso passaria a não existir. Assim, por meio do controle sobre a linguagem, o governo seria capaz de controlar o pensamento das pessoas, impedindo que idéias indesejáveis viessem a surgir.

Não se deve confundir novilíngua com simples tabu a respeito de palavras. A idéia aqui consiste em restringir as possibilidades de raciocínio, não o simples proibir a menção a coisas, fatos ou pessoas indesejáveis.

Ícone de esboço Este artigo sobre ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.