Tratado de Nerchinsk: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Maañón (discussão | contribs)
Alexbot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ko:네르친스크 조약
Linha 15: Linha 15:
[[ja:ネルチンスク条約]]
[[ja:ネルチンスク条約]]
[[kk:Нерчинск келісімі]]
[[kk:Нерчинск келісімі]]
[[ko:네르친스크 조약]]
[[nl:Verdrag van Nertsjinsk]]
[[nl:Verdrag van Nertsjinsk]]
[[no:Nertsjinsktraktaten]]
[[no:Nertsjinsktraktaten]]

Revisão das 07h31min de 29 de dezembro de 2008

O Tratado de Nerchinsk, assinado a 27 de Agosto de 1689, foi o primeiro subscrito pela China com uma potência européia, neste caso o Império Russo. O tratado delimitava as fronteiras entre China e Rússia e punha fim a uma série de conflitos entre as tropas chinesas estacionadas em Manchúria e diversas colônias russas como Albazin e Nerchinsk, povoadas no seu maior parte por cossacos.

Por meio deste tratado, Rússia renunciava a qualquer reclamação sobre a região do Amur, que até então fora a sua via de saída para o Mar de Okhotsk, e reconhecia os limites do seu império na cordilheira de Stanovoi e o rio Argun. Em conseqüência, Albazin, que ficava em território chinês, foi destruída e abandonada. Pedro o Grande conseguia como contrapartida uma paz duradoura com o Imperador Kangxi e os seus descentes, ademais de privilegiadas relações comerciais com o Império Qing. Na assinatura do tratado foram de vital importância os missioneiros jesuítas da Corte de Kangxi, que serviram como tradutores do chinês para o latim, idioma que os oficiais russos conheciam.

As condições de Nerchinsk mantiveram-se até à assinatura dos tratados de Aigun (1858) e Pequim (1860), quando Rússia forçou à enfraquecida Dinastia Qing a ceder-lhe importantes territórios na zona do rio Amur e Ásia Central em troca de praticamente nada. Estes últimos tratados estabeleceram a maioria das atuais fronteiras da China e Mongólia.