Chalota: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
recat
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: jv:Brambang
Linha 38: Linha 38:
[[it:Allium ascalonicum]]
[[it:Allium ascalonicum]]
[[ja:エシャロット]]
[[ja:エシャロット]]
[[jv:Brambang]]
[[ko:샬럿 (식물)]]
[[ko:샬럿 (식물)]]
[[lb:Schalott]]
[[lb:Schalott]]

Revisão das 10h55min de 5 de janeiro de 2009

Chalota
Chalota
Classificação científica
Reino:
Divisão:
Classe:
Ordem:
Família:
Gênero:
Espécies:
A. oschaninii
Nome binomial
Allium oschaninii
O. Fedtsch

A chalota ou echalotas é uma planta bulbosa do género Allium, originária da Ásia central. Seu nome vem de Ascalão, cidade da Palestina de onde foi trazida para França durante a Primeira Cruzada . Como a maioria das plantas deste gênero, é utilizada com fins culinários. A parte comestível está na raiz, que forma bulbos ovais e seu sabor pode ser definido entre o do alho e o da cebola.

A raiz da Chalota

Existem dois tipos de echalota: a cinza da espécie Allium oschaninii e a rosa (também chamada echalota de Jersey) da espécie Allium ascalonicum.

As chalotas plantam-se como os alhos (dispondo "dentes" no chão, que se multiplicam em novos "dentes", formando "cabeça"). São oblongas, avermelhadas ou castanha-avermelhada, com 1,5cm de diâmetro. Parecem miniaturas de cebolas. Possuem um sabor semelhante à cebola mas mais delicado e é por isso usada em vez da cebola em pratos e molhos mais refinados. É muito comum o seu uso na cozinha francesa, persa e na de todo o sudeste asiático (Tailândia, Indonésia, Malásia, Brunei, Singapura e no sul da Índia).

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.