Lista de personagens de Final Fantasy X e X-2: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 258: Linha 258:
=== Zanarkand ===
=== Zanarkand ===
==== Yunalesca ====
==== Yunalesca ====

Considerada a primeira invocadora a realizar o Final Aeon e derrotar Sin. Sua alma permanece em Zanarkand, recebendo os invocadores que chegam para se sacrificarem e realizar o mesmo feito. Yuna e seus guardiões descobrem a verdade por trás do ritual, em que a entidade Yu Yevon se apodera do Final Aeon que havia destruído Sin para que o mesmo possa se tornar um novo Sin. E então decidem enfrentar Yunalesca, para que ela não possa mais conduzir invocadores para o sacrifício em vão e a derrotam, convictos de que existe uma outra maneira de destruir Sin, em definitivo.

==== Zaon ====
==== Zaon ====
==== Maechen ====
==== Maechen ====

Revisão das 17h33min de 5 de janeiro de 2009

Lista de personagens dos jogos Final Fantasy X e Final Fantasy X-2.

Dubladores

Personagem Dublador japonês Dublador inglês
Tidus Masakazu Morita
Yūto Nakamura (jovem)
James Arnold Taylor
Cree Summer (jovem)
Yuna Mayuko Aoki Hedy Burress
Wakka Kazuya Nakai John DiMaggio
Lulu Rio Natsuki Paula Tiso
Kimahri Ronso Katsumi Chō John DiMaggio
Rikku Marika Matsumoto Tara Strong
Auron Hideo Ishikawa Matt McKenzie
Jecht Masuo Amada Gregg Berger
Braska Takuma Suzuki Andy Philpot
Cid Kōichi Sakaguchi Michael McShane
Seymour-Guado Junichi Suwabe Alex Fernandez
Bahamut's Fayth Debi Derryberry
Yunalesca Yōko Koyanagi Julia Fletcher
Yo Mika Hiroshi Iwasaki Dwight Schultz
Kelk Ronso Kōichi Sakaguchi Corey Burton
Wen Kinoc Hidenari Ugaki Roger L. Jackson
Father Zuke Jun Ishimaru Andrè Sogliuzzo
Shelinda Miki Nagasawa Sherry Lynn
Dona Nanaho Katsuragi Candi Milo
Barthello Jun Ishimaru John DeMita
Isaaru Akio Suyama Quinton Flynn
Maroda Masataka Nakai Robbie Rist
Pacce Motoko Kumai Candi Milo
Belgemine Kayoko Fujii Cree Summer
Biran Ronso Kenta Miyake
Yenke Ronso Jun Ishimaru
Jyscal Guado Masaharu Satō
Mãe de Seymour(Anima's Fayth) Kayoko Fujii

Personagens jogáveis principais

Tidus

Ver artigo principal: Tidus

O personagem principal do jogo, Tidus (ティーダ, Tīda) é alegre e com uma personalidade bastante especial. É a estrela dos Zanarkand Abes e é famoso na sua cidade por ser o filho do legendário Jecht uma estrela do Blitzball e que desapareceu no mar quando Tidus era um menino.

Yuna

Ver artigo principal: Yuna

Yuna (ユウナ Yūna?) é a protagonista feminina do jogo, uma summoner de 17 anos. O sistema de batalha de Final Fantasy X lhe disponibiliza magias de cura, e também a habilidade de invocar poderosas criaturas mágicas chamadas "aeons". Já conhecida em Spira como filha de Braska - que a dez anos atrás trouxe uma breve pauda à destruição de Sin -, Yuna decide embarcar em uma peregrinação para derrotar Sin novamente. O fardo desta responsabilidade envolve uma jornada para templos em Spira, a aquisição de aeons em cada um e finalmente invocar o aeon final em uma batlha que colocará um fim na vida de ambos. Por ter uma mãe Al Bhed, Yuna tem heterocromia, com um olho azul e o outro verde. Yuna retorna em Final Fantasy X-2 como uma das protagonistas, aos 19 anos de idade, e utilizando armas de fogo.

Auron

  • Lugar nascimento: Desconhecido
  • Raça: Humano
  • Idade: 35
  • Overdrives: Dragon Fang, Shooting Star, Banishing Blade e Tornado.
  • Obtenção Overdrives: Colhete as Jecht spheres repartidas em Spira, destruindo Sephimophs.

Auron (アーロン, Āron) possui uma grande força e um temperamento bastante forte. Cuidou de Tidus desde que seus pais morreram. Além disso este personagem é considerado um legendário guarda já que protegeu o High Summoner Braska na sua luta contra Sin dez anos atrás, na qual Sin foi derrotado e se alcançou a tão esperada paz. Capaz de destruir as protecções mais fortes, é uma peça essencial nas batalhas. Apesar disso perde muito em velocidade e é incapaz de atacar inimigos mais rápidos. No fim, Auron cumpre sua promessa e desaparece.

Wakka

Ver artigo principal: Wakka
  • Lugar nascimento: Besaid Village
  • Raça: Humana
  • Overdrives: Element Reeles, Attack Reels, Status Reels e Auroch Reels.
  • Obtenção Overdries: Ganhando campeonatos no Blitzball.

Capitão e treinador dos Besaid Aurochs, Wakka (ワッカ, Wakka) divide seu tempo entre o Blitzball e ser guarda de Summoners. De todas as personagens é o que mais fé e incondicionalidade tem para Yevon, respeita e segue suas doutrinas ao pé da letra. Para brigar usa uma bola de Blitzball e tem uma força entre Auron e Tidus.

Lulu

Lulu (ルールー Rūrū?) é uma maga de 22 anos de idade, e também uma dos guardiões de Yuna. Lulu ataca seus inimigos com bonecos animados. Como todo mago negro, Lulu é muito poderosa e seu poder mágico pode chegar em ser realmente imprescindível nos combates. Se desempenha como orientadora e guardiã de Yuna e a acompanha no seu longo peregrinação através de Spira. Sua personalidade gruñona e pesada há pensar que é insensível mas é uma excelente pessoa.

Nascida na ilha de Besaid, onde cresceu ao lado de Wakka, Yuna e Chappu, Lulu é bastante franca e sarcástica (particularmente com Wakka). Porém, ela sempre zela pelos outros. Lulu é muito intelgiente, e uma das poucas seguidoras de Yevon que questiona tal religião de forma objetiva. Antes de se tornar guardiã de Yuna, Lulu acompanhou dois summoners que tiveram suas peregrinações interrompidas. Sua segunda peregrinação, a do padre Zuke, acabou em Calm Lands (uma decisão comum entre summoners).[1][2][3] A peregrinação da primeira summoner que Lulu protegia, Lady Ginnem, culminou em sua morte em Cavern of the Stolen Fayth.[4][5] Tal acontecimento ainda perturba Lulu, mas quando Yuna e o resto da equipe chegam na caverna, Lulu decide enfrentar suas memórias. No fim da caverna, o grupo encontra o espírito de Ginnem.[6] Lulu julgou que deveria realizar uma tarefa final como guardiã de Ginnem: garantir que ela conseguisse descansar em paz. Após a derrota de Yojimbo - aeon invocado por Ginnem - seu espírito parte. Lulu teve um romance com o irmão de Wakka, Chappu, e sua morte pelas mãos de Sin a afetou muito. Porém, Wakka e Lulu se apaixonam e casam seis meses após Final Fantasy X.[7] Em Final Fantasy X-2, Lulu tem um filho com Wakka, chamado "Vidina".

Kimahri Ronso

Ver artigo principal: Kimahri

Kimahri Ronso (キマリ=ロンゾ Kimari-Ronzo?), um Ronso de 25 anos de idade, é o primeiro guardião de Yuna e também o mais fiel. Ele a protege desde seus sete anos de idade. Apesar de parecer muito alto para padrões humanos, outros Ronso o vêem como inferior por sua estatura menor e chifre quebrado. Kimahri possui a habilidade de aprender técnicas utilizadas por inimigos.

Nascido nas sagradas montanhas de Gagazet, Kimahri Ronso (キマリ=ロンゾ, Kimari-Ronzo) abandonou seu lar para cuidar, desde que seu pai morreu na batalha com Sin, a Yuna. É seu mais antigo guarda e um de seus mais devotos. Uma das particularidades de Kimarhi é poder aprender com sua habilidade Lancet habilidades dos inimigos e utilizá-las em batalha. Este personagem fala pouco mas diz muito.

O enredo do jogo revela que Kimahri já era guardião de Yuna muito antes de sua decisão de se tornar summoner. Após deixar Mt. Gagazet dez anos antes dos eventos de Final Fantasy X, Kihmari encontrou Auron à beira da morte. Auron contou a Kimahri sobre a filha de Braska, Yuna, e lhe pediu que cumprisse uma promessa que havi feito a Braska em seu lugar: que levasse Yuna de Bevelle para a ilha de Besaid, onde ela poderia crescer em paz.[8][9][10] Kimahri cumpriu o pedido de Auron e levou Yuna para Besaid. Após completar a tarefa, ele se preparou para partir, mas Yuna lhe pediu que ficasse e ele concordou.[11]

A maior evolução de Kimahri ocorre quando ele retorna a Mount Gagazet e é confrontado por Biran e Yenke, que o desafiam. Se o jogador vencer a batalha, a história mostra Kihmari como tendo provado seu valor como um Ronso, e Biran se mostra orgulhoso ao ver que Kimahri o superou. Infelizmente, Seymour informa logo depois que eliminou praticamente a tribo Ronso inteira pessoalmente, e Kimahri jura vingar seu clã ao enfrentar o vilão.

Rikku

  • Lugar Nascimento: Possivelmente Bikanel Island
  • Raça: Al-Bhed
  • Overdrive: Mix

Rikku (リュック, Ryukku) é alegre e divertida, é muito importante em teu grupo porque é capaz de aumentar os poderes de tuas armas e além disso possui a habilidade Steal com a qual você poderá roubar objetos aos inimigos para fazer mais fortes tuas armas e armaduras e também a teus Aeons. Rikku pertence a uma raça de humanos ligação Para Bhed a qual é odiada pelos seguidores de Yevon, porque que os Al-Bhed utilizam maquinaria que esta proibida pelas doutrinas de Yevon.

Personagem esperta, alegre e carismática, Rikku é única representante do povo humanóide Al-Bhed, que se vale da liberdade de progresso e avanço tecnológico, proibida pela ordem de Yevon.

Ela é a ladra do jogo, com movimentos rápidos e força razoável. Gênia das máquinas, consegue destruir qualquer uma em segundos utilizando sua técnica de roubo para desmontá-las. Também tem em seu overdrive um interessante sistema de mistura de itens do inventório, que podem resultar numa falha frustrante ou num ataque devastador, conforme as combinações apropriadas. Possui grande velocidade, mas ataques e magia medianos.

Um Overdrive é bem interessante, junte 2 Lunar Curtain e você fará Super Might G, que te dará os staus: Regen, Haste, Protect e Shell.

Paine

Paine (パイン Pain?) aparece em Final Fantasy X-2, criada por Tetsuya Nomura. Ela tem 18 anos de idade, e utiliza uma espada em combate.

Paine fazia parte da unidade de elite Crimson Squad e atuava como recordista.

Personagens importantes

Cid

O pai de Rikku e líder dos Ao Bhed, graças às sua liderança e determinação alcançou unir a todos os de sua raça e os reuniu em uma ilha para começar a reconstrução de seu lar. Graças a ele poderemos navegar em uma nave no final do jogo.

Brother

Irmão de Rikku e piloto da nave dos Al-Bhed.

Jecht

Este misterioso homem, jogador de blitzball ao lado dos Zanarkand Abes, desapareceu misteriosamente deixando o seu filho Tidus ao comando da equipe. Porém, Tidus viria a descubrir que o seu pai era Sin, um monstro que só poderia ser destruido através da invocação do Final Aeon. Sabendo que para isto Yuna teria que morrer, Tidus tentou descobrir outra maneira de derrotar Sin, mesmo acabando por saber que este monstro que assombrava Spira desde a terrível guerra entre Machina e o Homem era o seu pai. Por fim, Tidus teve que enfrentar Jecht, o Final Aeon de Braska (pai de Yuna) ao lado dos seus amigos.

Braska

Braska é um High summoner, pai de Yuna.

Seymour Guado

Ver artigo principal: Seymour
  • Lugar Nascimento: Guadosalam
  • Raça: Guado
  • Idade:28

Lider carismatico da raça Guado,Seymour e idolatrado e aclamado pela forma justa como governa os cidadoes de Guado. Filho de aristocatas herda o titulo de Yevon Master e se torna lider da tribo Guado, depois da morte prematura de seu pai(Lord Jyscal)

Sin

Ver artigo principal: Sin

Yu Yevon

Personagem principal na história de Final Fantasy X, antigamente foi um Summoner que vivia em Zanarkand que por circunstâncias especiais é o eixo da espiral de morte que envolve a Spira.

Lenne

Shuyin

Alter ego de Tidus, encontra-se dentro da sphere que kimahri mostra a Yuna em Final Fantasy X-2

Jogadores de Blitzball

Ver artigo principal: Blitzball

Cavaleiros Chocobo

Crusaders

São uma organização semi-militar cujo trabalho é proteger as cidades de Spira contra os monstros.

Luzzu

Gatta

Dona

Invocadora rival de Yuna. Realiza uma peregrinação paralela junto com o seu guardião, Barthello. No início, tenta usar Tidus para atrapalhar a jornada de Yuna, mas no final as suas ações acabam ajudando muito mais a aproximá-los. Decide cancelar a peregrinação ao perceber o sacrifício que o povo de Al-Bhed fazia para impedir a conclusão da Piligrimagem (Pilgrimage) dos invocadores, que teria como conclusão a invocação do Final Aeon e, posteriormente, a morte do Invocador. Considerando que, no final das contas, o próprio Sin reviveria certo tempo depois, fazendo com que o sacrifício do invocador seja em vão.

Barthello

Guardião da invocadora Dona. Tem como grande ídolo Auron, guardião de Braska e Yuna.

Isaaru

Invocador rival de Yuna. Realiza sua jornada junto com os seus guardiões, Pacce e Maroda, que também são seus irmãos. Sua jornada foi interrompida pelo povo Al-Bhed que queria impedir o sacrifício dos invocadores para destruir Sin. Posteriormente tentou assassinar Yuna, por considerá-la uma herege de Yevon, mas acabou sendo derrotado por ela.

Pacce

Maroda

Ordem Yevon

A Yevon Order é a única organização religiosa de Spira. Yo Mika é o líder dessa ordem.

Yo Mika

Professor de Yevon em representação dos humanos este indivíduo se deixa levar pelas ambições de Seymour.

Wen Kinoc

Professor de Yevon em representação dos Monks da mesma forma que Seymour se desejo de poder o conduz à traição das doutrinas que o representa.

Kelk Ronso

Líder ancião do povo Ronso e também um Maester de Yevon. Comandava a suprema corte da justiça em Bevelle. Após comandar os Ronso para deter Yuna, decide deixá-la continuar sua jornada por perceber o seu grande autruísmo em, mesmo sendo considerada como traidora de Yevon, se sacrificar para destruir Sin e salvar o povo de Spira. Foi assassinado por Seymour Guado, junto com grande parte dos Ronso no Mt. Gagazet.

Shelinda

Uma aspirante a monja, Shelinda é uma fiel crente das doutrinas de Yevon e tenta entrar em razão a mais de um a seu passo que não cria em Yevon, se transformará em uma pessoa bastante importante no final do jogo.

Zanarkand

Yunalesca

Considerada a primeira invocadora a realizar o Final Aeon e derrotar Sin. Sua alma permanece em Zanarkand, recebendo os invocadores que chegam para se sacrificarem e realizar o mesmo feito. Yuna e seus guardiões descobrem a verdade por trás do ritual, em que a entidade Yu Yevon se apodera do Final Aeon que havia destruído Sin para que o mesmo possa se tornar um novo Sin. E então decidem enfrentar Yunalesca, para que ela não possa mais conduzir invocadores para o sacrifício em vão e a derrotam, convictos de que existe uma outra maneira de destruir Sin, em definitivo.

Zaon

Maechen

Este simpático viejito te contará histórias sobre os lugares que você visite em tua viagem por Spira, sempre fala com o para informar-te de coisas interessantes.

Personagens introduzidos em Final Fantasy X-2

Gullwings

Os Gullwings são os grupo dos caçadores de spheres ao qual Yuna, Rikku e Paine pertencem. Brother o fundador do grupo e o piloto do dirigível deles, o Celsius.

Buddy

Shinra

Barkeep

Sindicato Leblanc

O Leblanc Syndicate é um grupo de caçadores de sphere baseados em Guadosalam e rival dos Gullwings; e liderado pelo arrogante Leblanc.

Leblanc

Ormi

Logos

Facção Machine

A Machine Faction é um grupo de Al Bhed que fazem que pesquisam máquinas. Mesmo com grande poder militar, eles preferem evitar intervenções políticas. Foi fundado por Gippal.

Gippal

Nhadala

New Yevon Party

O New Yevon Party é uma organização conservadora inspirada na religião Yevon. Seu líder e fundador, o misterioso Trema, liderava um grupo de caçadores de sphere chamado Seekers.

Trema

Baralai

Liga Youth

A Youth League é uma organização que quer fazer reformas radicais na sociedade de Spira.

Nooj

Yaibal

Beclem

Outros personagens

Bayra

Donga

Pukutak

Belgemine

Uma summoner que ajuda a Yuna a melhorar suas habilidades em combate, ao avançar no jogo te inteirarás de sua origem e de seu templo secreto.

Benzo

Biran Ronso

Calli

Garik

O'aka XXIII

Wantz

Hana

Taro

Rin

Tobli

Tromell

Zev Ronso

Predefinição:FFX

  1. Studio BentStuff, ed. (2001). Final Fantasy X Ultimania Ω (em Japanese). [S.l.]: DigiCube/Square Enix. pp. p. 81. ISBN 4-88787-021-3 
  2. Lulu: "The Calm Lands. Long ago, the high summoners fought Sin here. The road ends here. Beyond, there's no towns, no villages. Only endless plains." / Auron: "Many summoners stray from their path and lose their way here."(Final Fantasy X)
  3. Tidus: "Who was that?" / Lulu: "Until half a year ago, he was a summoner. Wakka and I were his guardians." / Wakka: "It was kind of a short pilgrimage." / Lulu: "He gave up halfway. Here, on this plain. Now, he is a monk at the Bevelle temple. This is my third pilgrimage as a guardian."(Final Fantasy X)
  4. Studio BentStuff, ed. (2001). Final Fantasy X Ultimania Ω (em Japanese). [S.l.]: DigiCube/Square Enix. pp. p. 81. ISBN 4-88787-021-3 
  5. Wakka: "Hey. This where...?" / Tidus: "Where what?" / Lulu: "The summoner I guarded on my first pilgrimage... died here."(Final Fantasy X)
  6. Lulu: "It is...It's you, is it not, Lady Ginnem? Forgive me. I was too young. There is no human left in you now, is there? Very well, then. Allow me to perform my last duty to you. My last as your guardian."(Final Fantasy X)
  7. Studio BentStuff, ed. (2004). Final Fantasy X-2: International+Last Mission Ultimania (em Japanese). [S.l.]: DigiCube/Square Enix. 583 páginas. ISBN 4-7575-1163-9 
  8. Studio BentStuff, ed. (2001). Final Fantasy X Ultimania Ω (em Japanese). [S.l.]: DigiCube/Square Enix. 81 páginas. ISBN 4-88787-021-3 
  9. Auron: "Somehow I made my way, crawling, down Mount Gagazet. But my strength left me just outside Bevelle. That's where Kimahri found me. I told him about Yuna... just before I died."(Final Fantasy X)
  10. Braska: "Auron." / Auron: "My lord?" / Braska: "When this is over... could you bring Yuna here? I want her to lead a life far away from this conflict." / Auron: "You have my word. I will bring her here."(Final Fantasy X)
  11. Yuna: "I cried after we got to Besaid, too. When you tried to go after leaving me in the care of the temple... I held on to you, crying, 'Don't go, don't go!' And you listened, Kimahri. You stayed. Kimahri, thank you. Thank you so much."(Final Fantasy X)