Tate: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
m Removendo "Constantin_Brancusi_-_Danaide.jpg", por ter sido apagado no Commons por Sandstein: Copyright violation: Brancusi died 1957; his works are still copyrighted until 70 years after his death (2027)
m Tate Gallery movido para Tate
(Sem diferenças)

Revisão das 14h16min de 12 de janeiro de 2009

A Tate Britain

Tate Gallery é o nome de um museu britânico situado em Londres. Hoje em dia compreende quatro galerias: Tate Britain (aberta em 1897), Tate Liverpool (1988), Tate St Ives (1993) e Tate Modern (2000), com a ainda a galeria online, Tate Online (1998). Foi fundada originalmente com o nome de National Gallery of British Art e renomeada após Henry Tate fundar um edifício especialmente para ela em Millbank, Londres.

Sir Henry Tate que fez fortuna com açúcar, fundou a Tate Britain em 1897, afim de expor quadros e esculturas de artistas britânicos conteporâneos que a National Gallery não aceitava.

Mais tarde a Tate Gallery começou a expor obras antigas até que foi decidido separar obras contemporâneas das antigas. Assim a Tate Gallery foi dividida e a construida em Millbank foi rebatizada como Tate Britain.

  • Tate Britain: exibe arte birtânica
  • Tate Modern: exibe arte moderna
  • Tate St Ives: exibe arte moderna de artistas britânicos St Ives School
  • Tate Liverpool: única fora de Londres, exibe obras das outras tates

Obras

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tate