Sipai: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 8: Linha 8:
[[Portugal]] manteve forças de sipaios no seu [[Estado Português da Índia]] e, mais tarde, em outros dos seus territórios ultramarinos.
[[Portugal]] manteve forças de sipaios no seu [[Estado Português da Índia]] e, mais tarde, em outros dos seus territórios ultramarinos.


Das presenças fora da Índia, o maior contingente de sipaios foi estabelecido em [[Moçambique]], passando o termo a designar nos anos vindouros, sob dominação portuguesa, uma força militar, mais vocacionada para o policiamento local e rural, que era comandada por um oficial europeu. As forças de sipais estiveram envolvidas na [[Guerra do Ultramar]], incluindo no [[Massacre de Mueda]]<ref>[http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia/article/viewFile/7945/5594 Breve história dos Cipaios em Moçambique]</ref>.
Das presenças fora da Índia, o maior contingente de sipaios foi estabelecido em [[Moçambique]], passando o termo a designar nos anos vindouros, sob dominação portuguesa, uma força militar, mais vocacionada para o policiamento local e rural, que era comandada por um oficial europeu. As forças de sipais estiveram envolvidas na [[Guerra do Ultramar]], incluindo no [[Massacre de Mueda]]<ref>[http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/historia/article/viewFile/7945/5594 RODRIGUES, Maria Eugénia, ''Breve história dos Cipaios em Moçambique'', Editora UFPR, 2006 ]</ref>.





Revisão das 10h18min de 15 de janeiro de 2009

 Nota: Se procura o soldado turco otomano, veja Sipahi.
Ficheiro:Jat soldier.jpg
Sipaios das forças britânicas na Índia

Os sipais (cipais, sipaios ou cipaios, do híndi shipahi, "soldado")[1] eram soldados indianos que serviam no exército da Companhia Britânica das Índias Orientais, sob as ordens de oficiais britânicos. As presidências de Bombaim, Madras e Bengala mantinham seus próprios exércitos - em 1857, contavam entre si cerca de 200 000 sipais, comparados aos cerca de 40 000 homens do exército britânico regular na Índia.

Em 1857, teve início um período prolongado de levantes armados e rebeliões na Índia setentrional e central contra a ocupação britânica daquela porção do subcontinente, com o nome de Revolta dos Sipais.

Os sipaios nos territórios ultramarinos portugueses

Portugal manteve forças de sipaios no seu Estado Português da Índia e, mais tarde, em outros dos seus territórios ultramarinos.

Das presenças fora da Índia, o maior contingente de sipaios foi estabelecido em Moçambique, passando o termo a designar nos anos vindouros, sob dominação portuguesa, uma força militar, mais vocacionada para o policiamento local e rural, que era comandada por um oficial europeu. As forças de sipais estiveram envolvidas na Guerra do Ultramar, incluindo no Massacre de Mueda[2].


Ver também

Notas