Andrew Adamson: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 14: Linha 14:
|nome_completo = Andrew Adamson}}
|nome_completo = Andrew Adamson}}


'''Andrew Adamson''' é um diretor [[Nova Zelândia|neo-zelandês]] ([[1 de Dezembro]] de [[1966]]). Ficou mais conhecido pelo seu belo trabalho em [[Shrek]], da [[DreamWorks]]. É muito extrovertido e muito inteligente, principalmente, no filme [[As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian]].
'''Andrew Adamson''' é um diretor [[Nova Zelândia|neo-zelandês]] ([[1 de Dezembro]] de [[1966]]). Ficou mais conhecido pelo seu belo trabalho em [[Shrek]], da [[DreamWorks]]. É muito extrovertido e muito inteligente; ficou mais famoso ainda pelo seu belo trabalho em [[As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian]], mesmo que este não seja tão fiél ao livro.





Revisão das 20h41min de 3 de fevereiro de 2009

Andrew Adamson
Nome completo Andrew Adamson
Nascimento 1 de dezembro de 1966 (57 anos)
Nacionalidade neozelandês
Ocupação Diretor

Andrew Adamson é um diretor neo-zelandês (1 de Dezembro de 1966). Ficou mais conhecido pelo seu belo trabalho em Shrek, da DreamWorks. É muito extrovertido e muito inteligente; ficou mais famoso ainda pelo seu belo trabalho em As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian, mesmo que este não seja tão fiél ao livro.


DreamWorks

Seu primeiro filme foi de animação Shrek (2001), o qual foi um grande sucesso mundial e que ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação e indicado na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Adamson ainda não era muito conhecido, mas foi carentemente acolhido pelos estúdios de animação da DreamWorks, que fora feito para fazer competição com a Pixar da Walt Disney. Depois do sucesso, três anos depois estava sendo lançado nos cinemas Shrek 2 (2004), mas este não foi tão bem-sucedido como o primeiro.

Walden Media

Em 2005 fora cogitado para poder dirigir ela primeiro vez um filme com pessoas de verdade. A Walden Media que o indicou a esse cargo acreditando grandemente nele. As crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, de acordo com as críticas nacionais e internacionais, não trouxe a mesma emoção que os livros de C.S. Lewis trazia às crianças. Em 2008 estava sendo lançado As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian. Andrew Adamson foi novamente cogitado como diretor e também participou desse novo longa como roteirista.

Sua vida sob críticas: erros e acertos

As críticas que Andrew Adamson recebeu foram boas enquanto duraram. Ele foi muito bem-sucedido em Shrek (1-2), mas em As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa não foi o mesmo caso. Ele, de acordo com muitos cineastas, é muito criativo, mas sua criatividade é muito semelhante em relação à de Peter Jackson. Sobre isso Pablo Villaça, editor do site Cinema em Cena, comentou:

Mas Andrew Adamson não recebeu só más críticas; ele foi muito elogiado pelo grande carisma com os jovens e novatos atores do elenco principal. Mas "sua verdadeira função não é a de criar, mas sim a de imaginar que está criando". Sobre o seu trabalho em As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian, Pablo Villaça diz:

Adamson foi muito bem n'As Crônicas de Nárnia, mesmo que ainda haja algumas barreiras no caminho. Atualmente ele não irá dirigir o terceiro episódio narniano, pois preferiu se afastar um pouco, mas de acordo com o próprio, ele diz que deseja voltar para fazer a versão cinematográfica do penúltimo livro da série em ordem de escrita: O Sobrinho do Mago, pois o acha interessante.

O diretor que o irá substituir será Michael Apted. A série não será mais distribuída pela Walt Disney Pictures, mas sim pela 20th Century Fox, que tem um marca conjunta à da Walden Media, denominada "Fox Walden". Mas apesar de tudo, Andrew Adamson é um bom diretor.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome gênio