Relação sinal-ruído: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Thijs!bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: fi:Signaali-kohinasuhde
Linha 1: Linha 1:
'''''Relação sinal-ruído''' ou '''razão sinal-ruído''' (frequentemente abrevida por ''''S/N'''' ou ''''SNR'''', do inglês, ''signal-to-noise ratio'') é um conceito de [[engenharia elétrica]], também usado em diversos outros campos que envolvem medidas de um sinal em meio ruidoso, definido como a razão da [[potência]] de um sinal e a [[potência]] do ruído sobrepôsto ao sinal.
'''Relação sinal-ruído''' ou '''razão sinal-ruído''' (frequentemente abrevida por '''S/N''' ou '''SNR''', do inglês, '''signal-to-noise ratio''') é um conceito de [[engenharia elétrica]], também usado em diversos outros campos que envolvem medidas de um sinal em meio ruidoso, definido como a razão da [[potência]] de um sinal e a [[potência]] do ruído sobrepôsto ao sinal.


Em termos menos técnicos, a relação sinal-ruído compara o nível de um [[sinal]] desejado (música, por exemplo) com o nível do [[ruído]] de fundo. Quanto mais alto for a relação sinal-ruído, menor é o efeito do ruído de fundo sobre a detecção ou medição do sinal.
Em termos menos técnicos, a relação sinal-ruído compara o nível de um [[sinal]] desejado (música, por exemplo) com o nível do [[ruído]] de fundo. Quanto mais alto for a relação sinal-ruído, menor é o efeito do ruído de fundo sobre a detecção ou medição do sinal.

Revisão das 18h47min de 5 de março de 2009

Relação sinal-ruído ou razão sinal-ruído (frequentemente abrevida por S/N ou SNR, do inglês, signal-to-noise ratio) é um conceito de engenharia elétrica, também usado em diversos outros campos que envolvem medidas de um sinal em meio ruidoso, definido como a razão da potência de um sinal e a potência do ruído sobrepôsto ao sinal.

Em termos menos técnicos, a relação sinal-ruído compara o nível de um sinal desejado (música, por exemplo) com o nível do ruído de fundo. Quanto mais alto for a relação sinal-ruído, menor é o efeito do ruído de fundo sobre a detecção ou medição do sinal.

Definição técnica

Em engenharia, a relação sinal-ruído é um termo para a razão entre as potências de um sinal contendo algum tipo de informação e o ruído de fundo:

onde P é a potência média e A é o valor quadrático médio (RMS) da amplitude. As potências (ou amplitudes) tanto do sinal, quanto do ruído devem ser medidas no mesmo ou em pontos equivalentes em um mesmo sistema, e dentro de uma mesma largura de banda.

Definição informal

A expressão "relação sinal-ruído" também é utilizada em alguns círculos para descrever a qualidade de uma conversa. Se, por exemplo, a relação sinal-ruído de uma lista de discussão for baixa, isso significa que suas mensagens têm pouca qualidade.

Ver também