Karol Szymanowski: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ArthurBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: cs:Karol Szymanowski
Linha 9: Linha 9:


[[ca:Karol Szymanowski]]
[[ca:Karol Szymanowski]]
[[cs:Karol Szymanowski]]
[[da:Karol Szymanowski]]
[[da:Karol Szymanowski]]
[[de:Karol Szymanowski]]
[[de:Karol Szymanowski]]

Revisão das 22h09min de 27 de março de 2009

A casa de Karol Szymanowski em Zakopane.

Karol Maciej Korwin-Szymanowski (Tymoszówka, 3 de outubro de 1882Lausana, 29 de março de 1937) foi um compositor e pianista polonês. Considerado por muitos como um dos maiores pianistas do século XX.

Estudou piano com Henrich Neuhaus. Em seguida, recebeu instrução de Zawirski e Noskowski, nas disciplinas de harmonia, contraponto e composição. Suas composições foram apresentadas por grandes intérpretes, entre eles o violinista Pawel Kochanski e o pianista Artur Rubinstein. Sua ópera "Rei Roger" (1924) é um de seus maiores sucessos. Compôs dois Concertos para Violino e Orquestra, quatro sinfonias, música de câmara, canções e várias obras para piano. A sua Sonata nº2 para piano, Opus 21, é de 1911, e teve sua primeira execução pública realizada por Artur Rubinstein.

Szymanowski é autor também de Metópes e Mirtis, peças para piano que revelam influência de Debussy. Suas vinte mazurkas, Opus 50, são obras escritas numa linquagem moderna e em nada se assemelham às de Chopin. Entre seus quatro Estudos para piano, Opus 4, o terceiro é provavelmente uma de suas mais belas criações.