Demografia da África do Sul: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Rjclaudio (discussão | contribs)
Linha 33: Linha 33:


=== Brancos ===
=== Brancos ===
A população branca descende principalmente de imigrantes coloniais: [[neerlandeses]], [[alemães]], [[huguenote]]s [[franceses]] e [[britânicos]]. Linguisticamente, está dividida entre os grupos de língua [[Língua africâner|africâner]] e os de [[língua inglesa]], embora muitas comunidades mais pequenas que imigraram durante o último século mantenham o uso de outras línguas. Um bom exemplo é a grande comunidade de [[Portugueses na África do Sul|imigrantes portugueses]], essencialmente provenientes da [[Madeira]], que vive no país.
A população branca descende principalmente de imigrantes coloniais: [[neerlandeses]], [[portugueses]], [[alemães]], [[huguenote]]s [[franceses]] e [[britânicos]]. Linguisticamente, está dividida entre os grupos de língua [[Língua africâner|africâner]] e os de [[língua inglesa]], embora muitas comunidades mais pequenas que imigraram durante o último século mantenham o uso de outras línguas. Um bom exemplo é a grande comunidade de [[Portugueses na África do Sul|imigrantes portugueses]], essencialmente provenientes da [[Madeira]], que vive no país.


Os [[Caucasiano|brancos]] representam 9,2%, divididos entre [[bôeres]], falantes da [[língua africâner]], em sua maioria [[descendente]]s de [[colono]]s [[holandeses]], [[alemães]] e [[franceses]] que ali se estabeleceram entre os anos de 1652 à 1795. O outro grupo é o de falantes da [[língua inglesa]], em sua maioria descendentes de colonos [[Grã-Bretanha|britânicos]].<ref>http://africanhistory.about.com/od/southafrica/p/AfrikanerGene.htm</ref>
Os [[Caucasiano|brancos]] representam 9,2%, divididos entre [[bôeres]], falantes da [[língua africâner]], em sua maioria [[descendente]]s de [[colono]]s [[holandeses]], [[alemães]] e [[franceses]] que ali se estabeleceram entre os anos de 1652 à 1795. O outro grupo é o de falantes da [[língua inglesa]], em sua maioria descendentes de colonos [[Grã-Bretanha|britânicos]].<ref>http://africanhistory.about.com/od/southafrica/p/AfrikanerGene.htm</ref>

Revisão das 15h34min de 12 de abril de 2009

Evolução demográfica da África do Sul, dados da FAO de 2005, em milhares de habitantes.
Residentes estrangeiros na África do Sul, em 1996

A África do Sul é uma nação de 44,8 milhões de pessoas de diversas origens, culturas, línguas e crenças.

Idiomas

As línguas oficiais são o inglês (língua materna de 8% da população), africâner (14%), idioma derivado do neerlandês com influências limitadas de línguas indígenas, como a malaia. As línguas nativas e oficiais incluem o zulu (22%), xhosa (17%), suázi (2%), ndebele (1%), sotho meridional (7%), sotho setentrional (9%), tsonga (4%), tswana (8%) e venda (2%).

Os negros urbanos geralmente falam inglês ou afrikaans para além da sua língua natal. Existem grupos mais pequenos mas ainda significativos de falantes de línguas khoi-san, que não são línguas oficiais mas são uma das oito línguas oficialmente reconhecidas. Existem pequenos grupos de falantes de línguas ameaçadas, muitas delas pertencentes à família khoi-san, e que não têm nenhum estatuto oficial. Alguns grupos no interior da África do Sul, no entanto, estão a tentar promover o seu uso.

Religião

Em termos de crença religiosa, cerca de três quartos dos sul-africanos são cristãos, particularmente protestantes. Pertencem a várias igrejas, incluindo muitas que combinam crenças cristãs e africanas tradicionais. Muita da população não-cristã é animista. Entre as religiões minoritárias inclui-se o islão, o hinduísmo e o judaísmo. Ppor convicções religiosas, a população professa:

Etnias

O censo de 2001 organizado pela agência de estatísticas da África do sul propôs cinco categorias raciais onde as pessoas se podiam classificar a si próprias, a última das quais, "não especificada/outra", recolheu um número negligível de respostas e foi omitida. Os resultados das outras categorias foram:

De longe, a maior parte da população classificou-se como africana ou negra, mas não é culturalmente ou linguisticamente homogénea.

Negros

Os negros são maioria e correspondem a 79,5% da população total. A população negra é composta por quatro grandes grupos étnicos e todos eles falam as línguas bantas que provêm do subgrupo Benue-Congo, da família da língua do Níger-Congo. O grupo Nguni inclui vários indivíduos Xhosa, Zulu, Swasi e Ndebele que, juntos, são mais de metade da população negra. O grupo Sotho-Tswana inclui um grande número de pessoas Sotho, Pedi e Tswana. Os Tsonga e os Venda constituem outros dois fortes grupos linguísticos.

Brancos

A população branca descende principalmente de imigrantes coloniais: neerlandeses, portugueses, alemães, huguenotes franceses e britânicos. Linguisticamente, está dividida entre os grupos de língua africâner e os de língua inglesa, embora muitas comunidades mais pequenas que imigraram durante o último século mantenham o uso de outras línguas. Um bom exemplo é a grande comunidade de imigrantes portugueses, essencialmente provenientes da Madeira, que vive no país.

Os brancos representam 9,2%, divididos entre bôeres, falantes da língua africâner, em sua maioria descendentes de colonos holandeses, alemães e franceses que ali se estabeleceram entre os anos de 1652 à 1795. O outro grupo é o de falantes da língua inglesa, em sua maioria descendentes de colonos britânicos.[1]

Coloured

Uma família "coloured".

O termo "coloured" é polémico, mas ainda é muito usado pelas pessoas de raça mista descendentes de escravos trazidos da África oriental e central, dos khoisan indígenas que ao tempo viviam no Cabo, de negros africanos indígenas e de brancos. A maioria fala a língua africâner. Khoisan é um termo usado para descrever dois grupos separados, fisicamente semelhantes na medida em que tinham a pele clara e eram baixos. Os khoe, chamados hotentotes pelos europeus, viviam da pastorícia e foram efectivamente aniquilados; os san, chamados bosquímanos pelos europeus, eram caçadores-recolectores.

Os mestiços, chamados de "coloured", cuja ancestralidade inclui uma miscigenação entre africanos, europeus e asiáticos, correspondem a 8,9%. Os asiáticos, principalmente de origem indiana, correspondem a 2,5%. O termo "coloured" é polémico, mas ainda é muito usado pelas pessoas de raça mista descendentes de escravos trazidos da África oriental e central, dos khoisan indígenas que ao tempo viviam no Cabo, de negros africanos indígenas e de brancos. A maioria fala africâner. Khoisan é um termo usado para descrever dois grupos separados, fisicamente semelhantes na medida em que tinham a pele clara e eram baixos. Os khoe, chamados hotentotes pelos europeus, viviam da pastorícia e foram efectivamente aniquilados; os san, chamados bosquímanos pelos europeus, eram caçadores-recolectores.

Asiáticos

A maior parte da população asiática do país é de origem indiana, e muitos descendem de trabalhadores contratados, trazidos no século XIX para trabalhar nas plantações de açúcar na área costeira oriental então conhecida como Natal. Existe ainda um número significativo de sul-africanos de origem chinesa.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a África do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.