Elétron livre: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
FilRBot (discussão | contribs)
m -cat utilizando AWB
FilRB (discussão | contribs)
m Revertidas edições por FilRBot, para a última versão por Alchimista
Linha 21: Linha 21:
[[Categoria:Léptons]]
[[Categoria:Léptons]]
[[Categoria:Física]]
[[Categoria:Física]]
[[Categoria:Química]]

Revisão das 22h15min de 16 de abril de 2009

Um elétron livre ocorre quando na banda proibida de nuvens eletrônicas, em camadas de valência, ao ganhar fótons altamente energéticos. Os elétrons dão o chamado salto quântico e saem da região onde se encontram confinados pelas cargas elétricas e se tornam elétrons livres, saltamdo a barreira de potencial. Os chamados tunelamentos quânticos também causam o mesmo fenômeno, embora difíceis de ocorrer. Os elétrons ganham energia suficiente, e transpassam a barreira de potencial ao invés de saltá-la. Após o salto, existe a possibilidade da recombinação.

Função de onda

Muitas vezes, estatisticamente, a função de onda de um elétron demonstra uma probabilidade quase nula daquele estar em determinado ponto, embora esteja.

Princípio da incerteza de Heisenberg

Quando se tenta medir a posição e quantidade de movimento de elétrons, estes podem simplesmente confundir toda a tentativa, devida sua natureza ondulatória. Também movimentos aparentemente aleatórios que podem impossibilitar a medição da sua velocidade. Assim o Princípio da incerteza de Heisenberg determina a função dual dos elétrons (Onda- partícula).

Ver também