Pressão parcial: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foi corrigido o nome Raoult.
recategorização utilizando AWB
Linha 14: Linha 14:


{{esboço-química}}
{{esboço-química}}

[[Categoria:Química]]

Revisão das 02h00min de 17 de abril de 2009

Pressão parcial é a pressão que um determinado componente em uma mistura exerce sobre a mistura teste.

Pressão parcial de vapor é a pressão que um dado volume de gás exerce dentro de um recipiente em relação à pressão máxima que ele exerceria se ocupasse todo o seu volume.

Ao se misturar gases diferentes num mesmo recipiente, considera-se que cada gás exerce uma determinada pressão no sistema de modo isolado. Pode-se considerar que a pressão parcial de um gás é a pressão total que ele exerceria se apenas ele estivesse contido no recipiente. Desta forma, a soma das pressões parciais dos gases é a pressão total.

Considerando "P" a pressão total, PA a pressão parcial de um certo gás "A", PB a pressão parcial de um certo gás "B" e "X" a fração molar, temos a seguinte relação:

ou

sendo que a fração molar (X) de um gás é a relação entre o número de mols do gás pelo número de mols da mistura. Exemplo:

ATENÇÃO: Esse método descrito aqui corresponde a lei de Raoult e vale apenas para gases ideais. Para gases reais: em uma mistura o volume molar das substância não é o mesmo que o volume molar do gás ideal (calculado por PV=nRT).

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.