Papa Bento III: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
TXiKiBoT (discussão | contribs)
VolkovBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: hr:Benedikt III.
Linha 37: Linha 37:
[[fr:Benoît III]]
[[fr:Benoît III]]
[[gl:Bieito III, papa]]
[[gl:Bieito III, papa]]
[[hr:Benedikt III.]]
[[hu:III. Benedek pápa]]
[[hu:III. Benedek pápa]]
[[id:Paus Benediktus III]]
[[id:Paus Benediktus III]]

Revisão das 22h01min de 20 de abril de 2009

Ficheiro:Ben3pope.jpg
Papa Bento III

Bento III foi Papa entre 855 e 17 de Abril de 858. Todavia, a lenda coloca a Papisa Joana entre os pontificados do Papa Leão IV e Bento III, deixando a este um pontificado mais curto.

Estava em oração em sua igreja, quando o povo de Roma o foi buscar em procissão e trouxe-o, relutante, para ser Papa. Apareceu depois o Antipapa Anastácio III, já afastado por Leão IV, mas que voltava agora, apoiado pelo belicoso conde de Vubbio. Bento foi preso, despojado de suas insígnias e maltratado, mas o povo repudiou violentamente o intruso, que, vencido e preso, teve válido defensor no manso e humilde Bento. A população toda, espontaneamente, fez jejum de três dias em desagravo a Deus. Penitência também fazia o imperador Lotário, filho de Ludovico, o Pio, e neto de Carlos Magno: roído pelo remorso de haver guerreado e humilhado o próprio pai, recolheu-se como simples monge beneditino no mosteiro de Prüm, onde viria a falecer em 28 de Setembro de 855.

Muitos cronistas de seu tempo descrevem-no como homem de grande inteligência, moderação e energia, dotado de vitalidade exuberante e incrível doçura até para com seus inimigos.

Bento III foi benquisto nas cortes de França e de Inglaterra, até pelos gregos, mas defendeu com energia a validade do matrimónio no caso da princesa Ingeltrude. Morreu com fama de santidade em 17 de Abril de 858.


Nota: Se a existência da Papisa Joana não constituir ficção, então crê-se que o pontificado de Papa Bento III apenas tenha durado alguns meses.

Ícone de esboço Este artigo sobre um papa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Precedido por
Leão IV

Papa

105.º
Sucedido por
Nicolau I