Fullmetal Alchemist: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 106: Linha 106:
| data_fim = Actualmente
| data_fim = Actualmente
| emissoras =
| emissoras =
| nr_episodios = 2
| nr_episodios = 4
}}
}}
{{Infobox animangá/Rodapé}}
{{Infobox animangá/Rodapé}}

Revisão das 04h50min de 2 de maio de 2009

Fullmetal Alchemist
鋼の錬金術師
Gêneros Ação, Aventura, Drama,magical boy
Mangá
Escrito e ilustrado por Hiromu Arakawa
Editoração Japão Square Enix

Canadá Estados Unidos Viz Media
Singapura Chuang Yi (chinês e inglês)
Chile Tong Li
Hong Kong Jade Dynasty
França Kurokawa
Polónia JPFantastica
Brasil Editora JBC

Revistas Shonen Gangan
Período de publicação Janeiro de 2001Atualmente
Volumes 22 volumes (91 capítulos atualmente, ainda sendo publicado)
Anime
Direção Seiji Mizushima
Estúdio de animação BONES
Emissoras de televisão Japão MBS-TBS

Hong Kong TVB Jade
Canadá YTV
AustráliaEstados Unidos Adult Swim
Singapura SCV
Argentina México Animax
Brasil Animax, RedeTV!
França Canal +
Reino Unido Rapture TV
Portugal Animax, SIC Radical

Período de exibição 4 de outubro de 20032 de Outubro de 2004
Episódios 51
OVA
Estúdio de animação BONES
Episódios Reflections Special

Children
Renkinjutsushi Gundan VS Homunculus Shichinidai
Party
Jissha-hen (Spot Photo)
Extra - Pareshoot
Extra - ZONE 1
Extra - ZONE 2
Extra - ZONE 3
Extra - ZONE 4

Predefinição:Infobox animangá/Filme

Anime
Full Metal Alchemist: Brotherhood
Estúdio de animação BONES
Período de exibição 5 de Abril de 2009Actualmente
Episódios 4
Portal Animangá

Fullmetal Alchemist (鋼の錬金術師 Hagane no Renkinjutsushi?) é uma série de mangá criada por Hiromu Arakawa e serializada na revista mensal Shonen Gangan desde Janeiro de 2001. Recebeu uma adaptação para anime com 51 episódios pelo estúdio Bones, exibidos entre Outubro de 2003 e Outubro de 2004, e o longa-metragem Shamballa wo Yuku Mono em Julho de 2005.

No Brasil, a série é exibida no Animax desde 2005, e em 2006 no bloco TV Kids da RedeTV! em uma versão com censuras. Os DVDs são distribuídos pela Focus Films, enquanto o mangá é publicado pela Editora JBC.

Em Agosto de 2008 foi anunciado que Fullmetal Alchemist receberia uma segunda adaptação em animação pelo mesmo estúdio que concebeu a versão anterior. Esta, com 50 episódios, teria seu enredo fiel à obra original.[1][2]

Enredo

Predefinição:Spoilers A historia começa em uma cidade do interior, chamada Rizenpool, onde vivem os irmãos, Edward Elric e Alphonse Elric. Quando pequenos, Edward e Alphonse perderam sua mãe, Trisha Elric. Desde então Edward pensa que a culpa da morte da mãe foi do pai deles, Hohenheim Elric (Von Hohenheim no mangá ou Hohenheim da luz no anime) que foi embora quando eles eram ainda pequenos. Então os dois irmãos tentam reviver a mãe, usando uma técnica proibida que eles acharam em um dos livros que o pai dele havia deixado na casa. Os irmãos, então, quebram o maior tabu da Alquimia: a Transmutação Humana. Entretanto os irmãos conseguem apenas trazer o corpo da mãe, sem a alma, por terem praticado a transmutação humana, são levados até a Porta da Alquimia, onde o preço do corpo da mãe é cobrado, Edward perdeu sua perna esquerda, enquanto seu irmão Alphonse perde todo o seu corpo. Edward então sacrificou o seu braço direito em troca da alma do seu irmão, que ele selou em uma armadura. Essa é a lei máxima da Alquimia, a "Lei da Troca Equivalente".

Edward usa Automails (próteses mecânicas) implantadas no lugar dos membros perdidos, então os irmãos Elric partem em busca da lendária Pedra Filosofal, a qual, reza a lenda, amplia os poderes de um alquimista e através dela, fazendo com que possam ignorar a lei da troca equivalente, de modo que eles poderiam de alguma forma, recuperar seus corpos. Porém, eles não são os únicos intessados no artefato, os Homunculus (seres humanos artificiais), também estão atrás da pedra. Para facilitar a sua busca, Edward entra para o exército, tornando-se um Alquimista Federal (por muitos denominados cães do exército) e passa a ser conhecido pela alcunha de Alquimista de Aço. Eles ainda cruzam o caminho de Scar, um sujeito de poderes misteriosos que busca se vingar de todos os Alquimistas Federais que encontra pela frente. Em sua jornada, os irmãos Elric descobrirão conspirações e ligações entre o exército e os homunculus.

Personagens

  • Edward Elric:Junto com seu irmão Alphonse são os protagonistas. Edward torna-se um Alquimista Federal com apenas 12 anos e fica conhecido por todo o país sob a alcunha de o Alquimista de Aço (Fullmetal Alchemist) – nome recebido devido ás proteses mecânicas (automails) que usa por ter perdido seu braço direito e sua perna esquerda. Além disso, Edward usa a alquimia sem precisar fazer círculos de transmutação. Ele também pratica artes marciais sempre que pode, mas costumeiramente perde na briga para seu irmão caçula. Tem como objetivo recuperar o corpo humano de Alphonse e seu braço e sua perna. Para isso, busca com todas as suas forças a Pedra Filosofal. Se irrita facilmente, principalmente quando o chamam de baixinho. Apesar da pouca estatura e do grande senso de humor (as vezes sarcástico), ele é muito persistente e honra sua palavra e seus valores.E sempre protege seu irmão. Apesar de desmentir, ama Winry.
  • Alphonse Elric: Irmão mais novo de Edward. Teve sua alma fixada em uma armadura e por isso é sempre confundido com o Alquimista de Aço. Também por ter sua alma fixada em uma armadura, Alphonse tem uma imensa força física e nunca se cansa. Com um coração muito generoso, é a pessoa que melhor entende o que se passa na cabeça de Edward.
  • Winry Rockbell: A protética de Edward, conhece os irmãos Elric desde criança. Ela ama mecânica e por isso mesmo se empenha em fazer próteses cada vez melhores, já é conhecida em sua cidade como a mais jovem e bela protética de todos os tempos. Winry perdeu o pai e a mãe em um guerra quando ainda era muito criança e desde então foi criada por sua avó Pinako Rockbell.Ama Edward.
  • Lust: (Luxúria). É um homúnculo que tem o poder de alongar suas unhas e usá-los como armas poderosas. Misteriosa e sedutora, ela também está em busca de seu objetivo e elimina friamente qualquer obstáculo que possa atrapalhá-la, mas realmente com o passar do tempo descobre que seu grande objetivo é simplesmente se tornar humana para poder morrer e descansar em paz.
  • Gluttony: (Gula). Apesar de ter uma mente infantil, é um homúnculo muito forte que tem como prioridade saciar o seu apetite. Todas as suas ações estão conectadas com a sua vontade de comer. Gluttony está sempre ao lado de Lust e é totalmente leal a ela.
  • Envy(Inveja). É um homúnculo frio, sarcástico, impaciente e piadista. Sua habilidade é poder transformar seu corpo no que quiser, em outras pessoas e etc, este foi criado pelo pai dos irmãos Elric, e ele só tem um objetivo: destruí-lo.
  • Wrath: (Ira). Wrath são duas pessoas diferentes. No animê é um garoto, o único homúnculo capaz de usar alquimia, criado pela sensei de Edward e Alphonse, ele pode usar alquimia por que tem o braço que Edward sacrificou para Salvar Alphonse. No mangá é King Bradley.
  • Greed:(Ganância). Muito cobiçoso, não gosta de seguir as ordens de ninguém, preferindo trabalhar por conta própria. Seu principal objetivo é muita mulher e dinheiro. Seu poder é a proteção máxima, uma pele de carbono. No mangá são 2 pessoas diferentes o 1° Greed do anime e o 2° greed é Ling um amigo de Ed.
  • Sloth: (Indolência no Anime, Preguiça no mangá). Como Wrath, Sloth são duas pessoas diferentes: no anime é uma mulher muito bonita que pode transformar seu corpo em água, enquanto no mangá é um homem forte, mas preguiçoso.Quem a criou foram os irmaos Elric na tentativa de reviver sua mãe,por isso ela eh muito parecida com Trisha Elric.
  • Pride: (Orgulho). Também são duas pessoas diferentes: no anime é King Bradley, enquanto no mangá é o suposto "filho" de King Bradley, Salom, o Primeiro Homunculos.
  • Roy Mustang:O Alquimista das Chamas (Flame Alchemist) é o coronel encarregado do Quartel-General do Leste. Seu grande objetivo é subir na hierarquia do exército e, para isso, conta com a ajuda de seu amigo Maes Hughes e de seus subordinados. Também trata com frieza Edward, apesar de gostar muito do rapaz, ele se esforça para testar o pequeno Elric, para ajudar o garoto a melhorar suas habilidades.
  • Riza Hawkeye: É o braço direito de Mustang, daria sua vida em troca de sua proteção, é uma exímia atiradora. Sua meta é proteger o Alquimista das Chamas haja o que houver pois jura lealdade à ele.Sempre anda com duas de suas armas.
  • Alex Louis Armstrong: É o Alquimista de Braços Poderosos. Apesar de seu tamanho e força, é muito sentimental. Ele sempre se vangloria de seus músculos e traços de suas gerações passadas.
  • Maes Hughes:É o tenente-coronel encarregado do Departamento de Investigações. Sua família é a coisa mais importante de sua vida e, por isso, vive se gabando de sua linda filhinha Elisia. É grande amigo de Roy Mustang. Um dos episódios considerados tristes é o de sua morte.
  • Scar: É um dos sobreviventes do povo de Ishbal e persegue os Alquimistas Federais para se vingar da tragédia que viveu. Sua arma é o seu braço direito, que tem o poder de destruir qualquer coisa que toca. Seu passado é um mistério a ser desvendado.
  • Jean Havoc, Heymans Breda, Vato Fallman, Kain Fuery: Fazem parte da equipe comandada pelo coronel Roy Mustang. Foram encarregados no anime para seguir o general Roy mustang em suas missoes e trabalham no quartel general do leste com Roy.

Cronologia da série no Anime

A série acontece em um mundo similar ao nosso. Em uma parte da série percebe-se que ambos os mundos estão distantes uns 5 anos, pois Edward abandona seu mundo em 1915 (com 16 anos) e aparece no nosso em 1921.

Esta seção se refere exclusivamente ao anime, considerando que a notáveis variações em relação ao manga, logo essa cronologia não se aplica a ambas. Aqui não está claro o momento de alguns acontecimentos até 1914, a partir daí, sua ordem é correta.

Acontecimentos anteriores a série:

  • 1901:
  • 1905:
    • Primeira tentativa com êxito de alquimia dos irmãos Elric.
  • 1908:
  • 1910:
    • Fevereiro: os irmãos Elric tentam ressuscitar Trisha, sua mãe.
    • Edward passa vários meses em recuperação depois de receber seus Automail.
    • Outubro, dia 3: os irmãos Elric queimam sua casa e vão para a Central.
    • Visita ao povoado de Majihal.
    • Incidente com terroristas no trem onde estava o General Hakuro.
    • Os irmãos Elric passam a morar na casa de Shou Tucker para se preparar para o exame.
  • 1912:
    • Suposta execuação de Slicer, que se tornaria o número 48.
  • 2000 no mundo da alquimia, 2005 no nosso:
    • Edward Elric completa 100 anos em algum lugar deste mundo, como mostra um dos OVAs de Fullmetal Alchemist.

Cronologia da Série no Mangá

Diferente do anime a historia do mangá não tem nenhuma ligação em nosso mundo sendo ela apenas ordem dos acontecimentos, e claro, com diferenças da cronologia acima, porém elas só começam como grandes mudanças a partir de 1915.


Acontecimentos antes da serie:

Ganância(Greed) se rebela e foge.


1901:

  • Começa a Guerra de Ishbal.

1905:

  • Primeira tentativa com exito de Alquimia dos irmãos Elric.

1907:

  • Começam a usar Alquimistas federais na guerra de Ishbal.
  • Scar causa o assassinato do casal Rockbell.

1908:

  • Fim da guerra de Ishbal.

1909:

1910:

  • Fevereiro:Os irmãos Elric tentam ressuscitar sua mãe.
  • meses se passam até Ed se recuperar dos Automails.

1911:

  • 13 de Outubro:Os irmãos Elric põem fogo em sua casa e vão para a cidade central.
  • Teste para Alquimista Federal.
  • Começam anos de viagem.

1914:

  • Viagem a Youswell.
  • Incidente terrorista em um trem e resgate de general Hakuro.
  • Os irmãos Elric se hospedam na casa de Shou Tucker.
  • Shou Tucker transmuta a filha (Nina Tucker) e o cachorro (Alexander) em uma quimera falante.
  • Scar mata Shou Tucker e sua quimera.
  • Primeiro ataque de Scar aos irmãos Elric.
  • Os irmãos Elric conhecem Tim Marcoh.
  • Os irmão Elric decifram os documentos de Tim Marcoh.
  • Invasão e destruição do 5º laboratório.

1915:

  • Jean Havoc sai do exército por incapacidade nas pernas.
  • Edward Elric encontra Maria Ross nas ruínas de Xerxes.
  • Tim Marcoh é capturado pelos homúnculos.
  • Aparição de Von Hohenheim.
  • Descoberta de que a mente dos irmãos se cruzou durante a viagem a porta.
  • Mei Chang se une ao bando de Scar.
  • 2º ataque de Scar aos irmãos Elric.
  • Captura de Gluttony.
  • Os irmãos Elric vão para Briggs e conhecem a irmã de Alex Louis Armstrong, Olivine Milla Armstrong.
  • Luta de Scar contra Zolf J. Kimbley.
  • Aparição e captura de Sloth.
  • Descoberta de um circulo de Transmutação embaixo de Ametris, e que a própria foi criada pelo Pai dos Homunculus.
  • Libertação de Sloth.
  • Winry Rockbell é levada ao norte.
  • Aparição de Pride.
  • O bando de Scar e os irmãos Elric unem forças.
  • Darius, Heinkel, Zanpano e Gelso se juntam ao bando de Scar.
  • Descoberta do circulo de transmutação que desfaz a pedra filosofal.
  • Olivine Milla Armstrong se torna espiã entre os generais de exército.
  • Tim Marcoh derrota Envy.
  • Os irmãos Elric e o bando de Scar vão para Lior.
  • Reaparição de Von Hohenheim na história.
  • Hohenheim e os irmãos Elric lutam contra Pride.
  • Pride e Alphonse Elric são aprisionados em uma cúpula de pedras.
  • Greed se rebela.
  • O trem onde esta King Bradley é destruido causando seu desaparecimento.
  • Reaparição de Gluttony.
  • Ataque de Roy Mustang para salva a esposa do Führer.
  • Os soldados de Briggs reaparecem atacando o exército por dentro.
  • Morte dos Generais de exército.
  • Kimbley liberta Pride.
  • Alphonse começa uma luta contra Kimbley e Pride.
  • Envy retorna absorvendo soldados artificiais.
  • Olivine Milla Armstrong e Alex Louis Armstrong começa a lutar com Sloth.
  • Ed, Scar e as quimeras lutam com os soldados artificiais do exército.
  • Pai dos Homunculus e Von Hohenheim se encontram.
  • Roy Mustang derrota Envy
  • Scar e Edward Elric salvam Envy da morte.

Diferenças entre o Mangá e o Anime

  • No mangá, Greed é morto por King Bradley, fervido pelo Pai dos Homunculus e depois é ressucitado no corpo do principe de Xing. No animê, Edward o mata;
  • No mangá, Greed possui 60 anos, no animê, ele tem mais de 140;
  • No mangá, é Roy quem mata Lust, não Wrath;
  • No mangá, Envy não tem relação de parentesco com Hohenheim;
  • No mangá, a morte de Gluttony é diferente;
  • No mangá, o vilão principal é aquele chamado de "Pai" pelos Homunculus, enquanto no animê é Dante;
  • King Bradley é Wrath no mangá e Pride no anime;
  • Alguns personagens são exclusivos do animê (ex: Dante e Frank Archer), outros do mangá (ex: Pai dos Homunculus e os provenientes de Xing);
  • No animê, o mundo de Amestris tem uma relação direta com a Terra, sendo um mundo paralelo. O poder da alquimia vem dos mortos da Terra. No mangá, a força da alquimia vem da crosta terrestre (Vide edição 17);
  • A forma de criação dos homunculus é diferente no animê e no mangá. No animê, os homúnculos surgem de uma transmutação humana fracassada. No mangá, injeta-se Pedra Filosofal na corrente sanguínea de um ser humano, e, quando não morre, este vira um homúnculo;
  • O romance entre Edward e Winry é mais explicito no mangá que no anime;
  • Xing e Xerxes só aparecem no mangá;
  • No mangá, Tucker é morto por Scar. No animê, ele não morre;
  • No mangá é mostrado que Gluttony foi feito por seu pai na tentativa de criar um Portão da Verdade, enquanto que no anime ele foi criado apenas para ajudar Dante.
  • No mangá Lust é criada pelo Pai dos Homunculus. Já no animê Lust é criada pelo irmão de Scar e elá só obedecia Dante porque ele tinha prometido para Lust que á ia transformar em humana, pois seu maior desejo era esse.
  • No mangá, Hohenheim é a Pedra Filosofal, no animê ele cria a Pedra Filosofal com Dante.
  • No mangá,Scar mata os pais da Winry,no animê o exercito manda mata-los.
  • No mangá, Rose não é capturada e violentada pelos soldados que invadiram Liori.
  • No mangá Envy morre, mas no animê ele não morre.

Predefinição:Spoiler-fim

Mangá

Hiromu Arakawa criou o mangá, sendo lançado em Janeiro de 2001. É a história original inventada por ela, sendo o anime uma adaptação da obra original.

Mostra a mesma história que o anime, com algumas diferenças, até chegar no ponto em que os irmãos Elric entram no 5º Laboratório. A partir daí a história dos dois muda drasticamente, com personagens diferentes, evolução diferente.

Lançado na Shonen Gangan, é diferente dos outros mangás por ser lançado mensalmente, sempre por volta do dia 10. Cada capítulo tem por volta de 45 páginas, diferente dos outros que tem por volta de 20. Cada volume tem por volta de quatro capítulos. Outra peculiaridade é a presença de omakes e gaiden (a tradução de "omake" é "bônus") que Hiromu lança. Em cada volume ela solta omakes, tirinhas pequenas cômicas com os personagens. De vez em quando ela lança os gaiden, que às vezes saem separadamente dos volumes, mostrando uma história (quase sempre cômica) fora da história principal, podendo ou não ter alguma influência na história.

Outro fator importante do mangá é a presença do humor, algo característico da Hiromu. Ela consegue colocar no meio de uma conversa séria algo engraçado, quebrando o clima da leitura, descontraindo.

Anime

Histórico de Produção

O estúdio de animação Bones adaptou o mangá em um animê de 51 episódios, que foram transmitidos na televisão japonesa do dia 4 de outubro de 2003 até o dia 2 de outubro de 2004. Um filme, Fullmetal Alchemist: Conqueror of Shambala foi produzido pelo mesmo estúdio, e foi lançado nos cinemas japoneses no dia 23 de julho de 2005.

Como o mangá ainda não estava finalizado no período de produção do animê, as duas linhas se separam e começam a seguir caminhos diferentes mais ou menos a partir da metade da série. Hiromu, a criadora do mangá, divulgou que o fim da série televisiva é completamente diferente do planejado por ela (sobre esse assunto ver abaixo).

No Brasil

No Brasil o anime continua sendo exibido desde 2005, pelo canal pago Animax, na sua versão original sem cortes, dublados em português brasileiro mas mantendo abertura e encerramentos em japonês. Em Junho de 2006, Fullmetal Alchemist estréia junto com o novo bloco de desenhos da RedeTV!, Tv Kids. Nessa versão o anime sofreu vários cortes devido ao seu horário de exibição (18:00 horas). Mas ele foi novamente exibido na mesma RedeTV!, no primeiro e segundo bloco da Tv Kids.

Também foram lançados DVDs da série pela Focus Filmes.

O mangá está sendo publicado pela Editora JBC, e atualmente, foram lançados 41 volumes.

Em Portugal

Em Portugal, o anime é exibido desde 2009, pelo canal de cabo SIC Radical, na sua versão original sem cortes, não dublada ("dobrada" em português europeu), mantendo-se o idioma original (japonês) com legendas em português europeu. O canal Animax não passa este anime em Portugal.

Ficha Técnica

  • Direção: Seiji Mizushima
  • Roteiro: Shou Aikawa, Jun Ishikawa, Natsuko Takahashi, Katsuhiko Takayama e Akatsuki Yamatoya
  • Storyboard: Seiji Mizushima
  • Música: Michiru Ochima
  • Design de Personagens: Yoshiyuki Ito
  • Design de Arte: Kazuyuki Hashimoto
  • Diretor de Fotografia: Susumu Fukushi, Toru Fukushi

Exibição do anime

Já foi exibido no seguintes países por meio das emissoras:

Músicas

No canal americano Cartoon Network, apenas a abertura Ready Steady Go é transmitida, por um acordo feito com a banda L'Arc~en~Ciel e sua gravadora, Tofu Records, para divulgar a música. Os encerramentos também são completamente cortados e ficam com menos da metade de sua duração total. Nos DVDs da FUNimation, as aberturas e os encerramentos são os mesmos da versão japonesa do animê.

  • Temas de Abertura
  1. "Melissa" - ak.homma e Porno Graffiti (Episódios 2 à 13, e encerramento no episódio 1)
  2. "READY STEADY GO" - L'Arc~en~Ciel (Episódios 14 à 25)
  3. "Undo"(desfazer) - Cool Joke (Episódios 26 à 41)
  4. "Riraito"/"Rewrite"(reescrever) - Asian Kung-Fu Generation (episódios 42 à 51)
  • Temas de Encerramento
  1. 「消せない罪」/"Kesenai Tsumi" (Pecado Inapagável) - Nana Kitade (episódios 2 à 13)
  2. 「扉の向こうへ」/"Tobira no Mukou e" (Do Outro lado da Porta) - YeLLOW Generation (episódios 14 à 25)
  3. "Motherland" (Terra Natal)- Crystal Kay (episódios 26 à 41)
  4. "I Will" (Eu Irei) - Sowelu (episódios 42 à 51)

Dubladores

Curiosidade: na versão japonesa, a seiyu de Edward Elric é a mesma de Hitsugaya Toushirou, de Bleach. O seiyu do tenente Yoki é o mesmo de Kurotsuchi Mayuri, também de Bleach e o seiyu do personagem Scar é o mesmo do personagem Kuchiki Byakuya, também de Bleach

Especial Reflections

FullMetal Alchemist: Reflections foi um especial de uma hora de duração transmitido em 2005 no Japão. O especial incluía a série de anime contada de forma resumida incluindo cenas cortadas, e narrada por personagens como Roy e Envy; Além de cinco karaokês ("Melissa", "Brothers", "Motherland", "Rewrite" e "Ready Steady Go").

Jogos

  • Full Metal Alchemist and the Broken Angel

Plataforma: Playstation 2
Estilo: RPG
Produtora: Racjin
Distribuidora: Square Enix

  • Full Metal Alchemist 2: Curse of the Crimson Elixir

Plataforma: Playstation 2
Estilo: RPG
Produtora: Racjin
Distribuidora: Square Enix

  • Full Metal Alchemist 3: Kami wo Tsugu Shoujo

Plataforma:' Playstation 2
Estilo: RPG
Produtora: Racjin
Distribuidora: Square Enix

  • Full Metal Alchemist: Dream Carnival

Plataforma:' Playstation 2
Estilo: Luta
Produtora: Eighting
Distribuidora: Bandai

  • Full Metal Alchemist: Dual Simpathy

Plataforma: Nintendo DS
Estilo: Ação
Produtora: Bandai
Distribuidora: Bandai

  • Full Metal Alchemist

Plataforma:' Gameboy Advance
Estilo: RPG
Produtora: Bandai
Distribuidora: Bandai

  • Full Metal Alchemist: Omoi de no Sonata

Plataforma:' Gameboy Advance
Estilo: RPG
Produtora: Bandai
Distribuidora: Bandai

Referências

Ligações externas

Português

Inglês

Japonês

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Fullmetal Alchemist