Barragem da Aguieira: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 34: Linha 34:
A construção da Barragem da Aguieira, obrigou à submersão de diversas aldeias, destacando-se [[Breda (Mortágua)|Breda]], no concelho de [[Mortágua]], e [[Foz do Dão]], no concelho de [[Santa Comba Dão]].
A construção da Barragem da Aguieira, obrigou à submersão de diversas aldeias, destacando-se [[Breda (Mortágua)|Breda]], no concelho de [[Mortágua]], e [[Foz do Dão]], no concelho de [[Santa Comba Dão]].


Devido à extrema proximidade do paredão da [[barragem]] em relação a esta última aldeia, há quem defenda que a [[barragem]] deveria ser denominada de '''[[Barragem da Foz do Dão]]''', numa homenagem ao que foi submerso pela albufeira.
Devido à extrema proximidade do paredão da [[barragem]] em relação a esta última aldeia, há quem defenda que a [[barragem]] deveria ser denominada de '''Barragem da Foz do Dão''', numa homenagem ao que foi submerso pela albufeira.


=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==

Revisão das 16h35min de 11 de maio de 2009

Predefinição:Infobox barragem

A Barragem da Aguieira situa-se no leito do Rio Mondego, a cerca de 2 quilómetros a jusante da foz do Rio Dão, situando-se nos limites do concelho de Penacova, no Distrito de Coimbra, e do concelho de Mortágua, no Distrito de Viseu. Concluída no ano de 1979, entrou em funcionamento no ano de 1981.

Barragem do tipo "Arcos Múltiplos", é formada por três arcos e dois contrafortes centrais, nos quais se situam dois descarregadores de cheia. Tem 89 metros de altura e o comprimento do coroamento é de 400 metros. Os seus principais objectivos são a produção e fornecimento de energia hidroeléctrica, a irrigação agrícola e o controle de cheias, sobretudo na chamada região do Baixo Mondego.

A sua albufeira estende-se pelos concelhos de Penacova, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela, correspondendo a uma área inundada de 2.000 hectares e a uma capacidade total de 423.000×10³ m³.

Através da albufeira, estabelece-se o fornecimento de água aos municípios vizinhos, designadamente à cidade de Coimbra.

Ainda que com algumas restrições, nas suas águas desenvolvem-se várias actividades de recreio e lazer, tais como a pesca, banhos e natação, navegação à vela e a remos, pelo que não é de admirar a alta afluência de pessoas que a ela se dirigem.

As aldeias submersas

A construção da Barragem da Aguieira, obrigou à submersão de diversas aldeias, destacando-se Breda, no concelho de Mortágua, e Foz do Dão, no concelho de Santa Comba Dão.

Devido à extrema proximidade do paredão da barragem em relação a esta última aldeia, há quem defenda que a barragem deveria ser denominada de Barragem da Foz do Dão, numa homenagem ao que foi submerso pela albufeira.

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.