Tsukuyomi: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ajustes, esboço específico
DumZiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ar:تسوكويومي
Linha 26: Linha 26:
[[Categoria:Xintoísmo]]
[[Categoria:Xintoísmo]]


[[ar:تسوكويومي]]
[[ca:Tsukiyomi]]
[[ca:Tsukiyomi]]
[[da:Tsuki-yomi]]
[[da:Tsuki-yomi]]

Revisão das 18h45min de 12 de maio de 2009

Tsukiyomi (ツクヨミ, 月讀 em japonês) ou Tsukuyomi é o Deus da Lua na mitologia japonesa, irmão de Amaterasu e de Susanoo. Tsukiyomi nasceu do olho direito de Izanagi.


Este artigo é sobre um Kami(espirito ou Deus) Shintoísta. Sobre o Anime vejaTsukuyomi -Fase da Lua-. For other uses, see Tsukuyomi (desambiguação).

Tsukuyomi ou Tsukyiomi (月読の命 ou 月夜見の尊, Tsukuyomi-no-mikoto), também conhecido como Tsukuyomi-no-kami, é o deus da lua no Shintoímo e na mitologia japonesa. O nome Tsukuyoi é uma combinação das palavras japonesas lua/mês(tsuki) e "ler;contar"(yomu). Outra interpretação de seu nome é a combinação de "Noite iluminada pela Lua" (Tsukiyo) e um verbo significando "Olhando para"(miru). Ainda outra interpretação diz q o kanji para "arco"(弓, yumi) foi corrompido com o canji para "yomi". "Yomi" Também pode se referir ao mundo subterrâneo, apesar desta interpretação não ser bem aceita.

Tsukuyomi foi a segunda das "Três nobres crianças" nascidas quando Izanagi, o Deus que criou a primeira terra, Onogoro-shima, estava se purificando dos pecados enquanto se banhava depois de escapar do mundo subterrâneo e das correntes de sua enrraivecida esposa, Izanami. Tsukuyomi nasceu quando Izanagi o lavou de seu olho direito. De qualquer forma, em uma história alternativa, Tsukuyomi nasceu de um espelho feito de cobre branco na mão direita de Izanagi.

Depois de subir a escada celestial, Tsukuyomi viveu no "paraiso", também conhecido como Takamagahara, com sua irmã Amaterassu, a Deusa do Sol.

Tsukuyomi enfureceu amaterasu quando ele matou Uke Mochi, a deusa da comida. Amaterasu mandou uma vez Tsukuyomi para representa-la em um banquete presenteado por Uke Mochi. A Deusa fez a comida bebendo do oceano e cospindo fora um peixe, depois ingeriu a floresta e pôs um gamo pela boga, e finalmente engoliu um carro de aroz e tossiu uma tijela de arroz. Tsukuyomi estava estremamente enojado com o fato de, apesar de extremamente deliciosa, a refeição foi preparada de uma maneira tão repulsiva, e então a matou.

Logo, Amaterasu tomou conhecimento do acontecido ficou tão furiosa que se recusou a olhar novamente para Tsukuyomi, para sempre se movendo para outra parte dos céusf. Esta é a razão para o dia e a noite nunca estarem juntos. Em versões posteriores deste mito, Uke Mochi foi morto por Susanoo.

Na cultura popular

  • Tsukuyomi é o nome oficial da Lua terrestre no Japão.
  • No jogo Ōkami, para PlayStation 2 e Wii, a espada que o herói Nagi usa para destruir Orochi se chama "Tsukuyomi". Ironicamente, a espada tem o desenho de uma Lua crescente em sua lâmina.
Ícone de esboço Este artigo sobre o Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.