República Autónoma Socialista Soviética da Checheno-Inguchétia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{unreferenced|date=September 2007}}
{{unreferenced|date=September 2007}}
[[Imagem:Flag Chechen-Ingush ASSR.svg|thumb|200px|Bandeira da RASS Checheno-Inguche]]
[[Imagem:Flag Chechen-Ingush ASSR.svg|thumb|200px|Bandeira da RASS Checheno-Inguche]]
A '''República Autônoma Socialista Soviética da Checheno-Inguchétia''' ou '''RASS Checheno-Inguche''' (((lang-ru | Чечено-Ингушская АССР))) era uma [[república autónoma]] da [[República Socialista Federativa Soviética da Rússia]]. Sua capital era [[Grozny]].
A '''República Autônoma Socialista Soviética da Checheno-Inguchétia''' (também '''RASS Checheno-Inguche'''; em [[Língua russa|russo]]: Чечено-Ингушская АССР) era uma [[república autónoma]] da [[República Socialista Federativa Soviética da Rússia]]. Sua capital era [[Grozny]].


== História ==
== História ==

Revisão das 22h58min de 31 de maio de 2009

Predefinição:Unreferenced

Bandeira da RASS Checheno-Inguche

A República Autônoma Socialista Soviética da Checheno-Inguchétia (também RASS Checheno-Inguche; em russo: Чечено-Ингушская АССР) era uma república autónoma da República Socialista Federativa Soviética da Rússia. Sua capital era Grozny.

História

Em 1810, a Inguchétia histórica aderiu voluntariamente à Rússia Imperial, e em 1859 a Chechénia histórica foi também anexada à Rússia, mas também, durante a longa Guerra do Cáucaso de 1817-1864.

Depois da Revolução Russa de 1917, em 20 de janeiro de 1921, a Chechénia e a Inguchétia juntaram-se à República Soviética da Montanha. Em 30 de novembro de 1922 o Oblast Autónomo da Chechénia foi separado da RSFSR. Em 7 de julho de 1924 o Oblast Autónomo da Inguchétia foi separado da RSFSR. Em 15 de janeiro de 1944 eles se juntaram no Oblast Autónomo Checheno-Inguche da RSFSR, que foi reorganizado na RASS Checheno-Inguche da RSFSR em 5 de dezembro de 1936.

Durante a II Guerra Mundial, em 1942-1943 a república foi parcialmente ocupada pela Alemanha nazista, enquanto 40 000 chechenos combateram no Exército Vermelho. Em 1944, sob as ordens de Josef Stalin, a república foi dissolvida e a sua população deportada à força sob as acusações de colaboração com os invasores e de separatismo.

A república foi restaurada em 1957 por Nikita Khrushchov.

Em novembro de 1990, a república emitiu a sua declaração de soberania, e em Maio de 1991 foi declarada a independência da República checheno-inguche, que posteriormente foi dividida nas independentes República Chechena e República da Ingúchia.

Ver também