Corneto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Substituição da terminologia "corneta de madeira" por "corneto"
Feduol (discussão | contribs)
m Corneta de madeira movido para Corneto: A terminologia "Corneta de madeira" não é a melhor em questões da denominação dada atualmente no campo da música antiga e por razões organológicas. Além disto, baseando-se em outras línguas: co
(Sem diferenças)

Revisão das 22h07min de 9 de junho de 2009

Três cornetos

O corneto é um instrumento de sopro antigo, do período renascentista. Não deve ser confundido com a corneta de pistões.

Construção

O corneto tem a forma de um tubo, tipicamente com cerca 60 centímetros de longo, feito de madeira, marfim, ou no caso de alguns modelos reconstruídos modernos, ebonite, com tocar comum aos instrumentos de madeira. A seção atravessada do instrumento normalmente é octogonal e é tido de couro, com os buracos que penetram esta coberta. O corneto está ligeiramente curvada, normalmente para a direita, melhorando o conforto do intérprete que então toca os buracos superiores com a mão esquerda e o inferior com a direita: esta posição é praticamente o padrão para os instrumentos de madeira. Ao fim superior do instrumento há um bocal pequeno, do tipo desses usado nos instrumentos de metal onde a vibração é gerada com os lábios.

Por isto o corneto é um instrumento de construção incomum entre instrumentos de sopro; um corpo ao estilo dos de madeira (clarinete, flauta doce, fagote), com um bocal - e por conseqüência a geração do som - para o estilo dos metais (trombone, trompete, corneta). Vários especialistas asseguram que a última característica é a mais importante, com o que classificam a corneta entre os metais. Em particular o sistema de classificação de instrumentos de Hornbostel-Sachs, localiza ao instrumento entre as trompetes. Os intérpretes puristas do corneto tendem a usar um bocal menor, o mesmo que precisam para poder interpretar instrumentos de metal modernos, outra opção é tornear a base dos bocais atuais de forma que eles possam calçar no corpo do corneto.

Ligações externas