Pontevedra (província): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Numbo3-bot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: war:Provincia de Pontevedra
TXiKiBoT (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: br:Proviñs Pontevedra
Linha 32: Linha 32:
[[an:Probinzia de Pontebedra]]
[[an:Probinzia de Pontebedra]]
[[ar:بونتيفيدرا (مقاطعة)]]
[[ar:بونتيفيدرا (مقاطعة)]]
[[br:Proviñs Pontevedra]]
[[ca:Província de Pontevedra]]
[[ca:Província de Pontevedra]]
[[cs:Provincie Pontevedra]]
[[cs:Provincie Pontevedra]]

Revisão das 17h11min de 15 de junho de 2009

Pontevedra

Comunidade autónoma Galiza
Capital Pontevedra
Área 4.495 km²
População: 943.117 (2006)
Fronteiras: Corunha, Lugo, Ourense, Portugal e Oceano Atlântico.
Províncias da Espanha
Província de Pontevedra, Municípios

Pontevedra é uma das quatro províncias que compõem a Comunidade Autónoma da Galiza, em Espanha. A sua capital administrativa é Pontevedra, mas a principal e mais populosa cidade é Vigo.

Tem uma população aproximada de 916 mil habitantes e uma extensão de 4.494 km².

É limitada a norte pela província da Corunha, a leste pelas de Lugo e Ourense, a oeste pelo Oceano Atlântico e a sul por Portugal, do qual está separada apenas pelo rio Minho.

Compreende as comarcas do Salnés, Pontevedra, Morraço, Vigo, Val Minhor e Baixo Minho na região costeira, conhecida como "Rias Baixas", e as de Caldas de Reis, Tabeirós - Terra de Montes, Deza, O Condado e Paradanta no interior, abrangendo um total de 62 municípios.

Ponte Vedra é o centro administrativo e judicial, com população aproximada de 81.000 habitantes, ainda que a maior cidade seja Vigo (293.000 h.), importante porto marítimo - o primeiro porto pesqueiro da Europa -, centro comercial e cabeceira da principal área industrial da Galiza. Outras vilas importantes são Vilagarcía de Arousa (33.800), Redondela (29.000), Marim (25.500), Cangas de Morraço (23.800), Estrada (22.200), Lalim (20.300) e Ponte Areas (19.000).

História

Na antiga divisão provincial do Reino da Galiza, em vigor até 1833, a zona Norte da actual província de Ponte Vedra pertencia à de Compostela. A zona Sul - a mais importante económica e demograficamente - constituía a província de Tui, que na divisão da Gallaecia feita pelo Império Romano formava parte do Convento Bracarense. Na Alta Idade Média pertenceu à Sé metropolitana de Braga até que, depois da separação do Condado de Portugal do Reino de Galiza, foi definitivamente adscrita pela força à Sé compostelana.