Leopoldino Faria: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m datas
Linha 1: Linha 1:
'''Leopoldino Joaquim Teixeira de Faria''' (Campos (RJ), [[1836]] - Rio de Janeiro (RJ), [[1911]]) foi um [[engenharia civil|engenheiro civil]] e [[arquitetura|arquiteto]], [[pintura|pintor]] histórico e retratista [[brasil]]eiro.
'''Leopoldino Joaquim Teixeira de Faria''' (Campos (RJ), [[27 de outubro]] de [[1836]] - Rio de Janeiro (RJ), [[27 de outubro]] de [[1911]]) foi um [[engenharia civil|engenheiro civil]] e [[arquitetura|arquiteto]], [[pintura|pintor]] histórico e retratista [[brasil]]eiro.


==Biografia==
==Biografia==

Revisão das 18h36min de 16 de junho de 2009

Leopoldino Joaquim Teixeira de Faria (Campos (RJ), 27 de outubro de 1836 - Rio de Janeiro (RJ), 27 de outubro de 1911) foi um engenheiro civil e arquiteto, pintor histórico e retratista brasileiro.

Biografia

A Resposta de Tiradentes.

Foi aluno de Jules Le Chevrel e de Vítor Meireles na Academia Imperial de Belas-Artes.

Considerado o primeiro pintor brasileiro a preocupar-se com temas de história do Brasil, em sua obra destaca-se o quadro "A Resposta de Tiradentes ao Desembargador Rocha no ato da comutação da pena aos seus companheiros depois da Missa". Popularmente conhecido como a "Leitura da Sentença dos Inconfidentes", foi encomendada ao pintor pelo Governo do Estado de Minas Gerais no início da República.

Na Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes existe uma série de retratos de provedores de sua autoria.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.