Adaluardo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aero'Guns (discussão | contribs)
Página marcada como sem fontes, usando FastButtons
Daimore (discussão | contribs)
fonte
Linha 4: Linha 4:
==Adalvard o Velho==
==Adalvard o Velho==


Adalvard, o Velho, era eclesiástico [[alemanha|alemão]]. Ele foi o primeiro [[deão]] de [[Bremen]], mas ele foi enviado para [[Skara]] em [[Västergötland]] na [[Suécia]] como [[bispo]] durante o começo da década de [[1060]]. [[Adan de Bremen]] escreve bem sobre ele. Na [[Catedral de Skara]], há um cálice com a incrição ''Adalwardus Peccator'' (Adalvard, o pecador)
Adalvard, o Velho, era eclesiástico [[alemanha|alemão]]. Ele foi o primeiro [[deão]] de [[Bremen]], mas ele foi enviado para [[Skara]] em [[Västergötland]] na [[Suécia]] como [[bispo]] durante o começo da década de [[1060]]. [[Adan de Bremen]] escreve bem sobre ele. Na [[Catedral de Skara]], há um cálice com a incrição ''Adalwardus Peccator'' (Adalvard, o pecador).<ref>{{cite book |first=Göran |last=Tegnér |contribution=Adalvard d y |url=http://histvarld.historiska.se/histvarld/sok/artikel.asp?id=10005 |title=Vikingatidens ABC |publisher=[[Swedish Museum of National Antiquities]] |id=ISBN 9171929843 |year=1995}}</ref>


==Adalvard o Jovem==
==Adalvard o Jovem==
Linha 11: Linha 11:


Depois, Adalvard retornou a [[Bremen]], onde estava em junho de [[1069]]. [[Adan de Bremen]] diz que Adalvard foi sua fonte de interesse por assuntos sobre a [[Suécia]].
Depois, Adalvard retornou a [[Bremen]], onde estava em junho de [[1069]]. [[Adan de Bremen]] diz que Adalvard foi sua fonte de interesse por assuntos sobre a [[Suécia]].

{{ref-section}}


{{esboço-história}}
{{esboço-história}}

Revisão das 14h04min de 17 de junho de 2009

Adalvard é o nome de dois homens do clero que foram ativos na cristianização sueca do século XI.

Adalvard o Velho

Adalvard, o Velho, era eclesiástico alemão. Ele foi o primeiro deão de Bremen, mas ele foi enviado para Skara em Västergötland na Suécia como bispo durante o começo da década de 1060. Adan de Bremen escreve bem sobre ele. Na Catedral de Skara, há um cálice com a incrição Adalwardus Peccator (Adalvard, o pecador).[1]

Adalvard o Jovem

Adalvard, o Jovem, morto após 1072, foi um bispo missionário de Bremen, que era ativo em Sigtuna, na Suécia na década de 1060. De acordo com Adan de Bremen, Adalvard tentou fazer o rei da Suécia, Stenkil fechar o grande templo de Uppsala. Essa tentativa falhou e Adalvard teve que fugir para Västergötland, onde ele sucedeu seu homônimo Adalvard, o Velho em Skara.

Depois, Adalvard retornou a Bremen, onde estava em junho de 1069. Adan de Bremen diz que Adalvard foi sua fonte de interesse por assuntos sobre a Suécia.

Referências

  1. Tegnér, Göran (1995). «Adalvard d y». Vikingatidens ABC. [S.l.]: Swedish Museum of National Antiquities. ISBN 9171929843 
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.