Clave de dó: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Onjacktallcuca (discussão | contribs)
Onjacktallcuca (discussão | contribs)
Linha 12: Linha 12:
*[[clave de fá]].
*[[clave de fá]].
*[[clave de sol]].
*[[clave de sol]].

{{Notação musical}}


{{mínimo}}
{{mínimo}}

Revisão das 16h43min de 23 de junho de 2009

A nota Dó-3 é indicada pelo centro da figura (o encontro entre os dois Cs invertidos). Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas. O alto era representado com a clave na terceira linha, o tenor na quarta linha e o mezzo-soprano era representado com a clave de Dó na segunda linha. Este uso se tornou cada vez menos frequente e esta clave foi substituída pelas de sol para as vozes mais agudas e a de fá para as mais graves. Hoje em dia, a posição mais frequente é a mostrada na figura, com o dó na terceira linha, representando uma tessitura média, exatamente entre as de sol e fá. Um dos únicos instrumentos a utilizar esta clave na sua escrita normal é a viola. Esta clave também pode aparecer ocasionalmente em passagens mais agudas do trombone. Seu uso vocal ainda é utilizado quando são utilizadas partituras antigas.

Sua origem é uma evolução da letra "G", e geralmente é indicada para guiar a pauta para instrumentos de sons médios, de percussão e semi-agudo.

Veja Também

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.