Cristóvão Clávio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Victorcouto (discussão | contribs)
Victorcouto (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
'''Christoph Clau''', ou '''Christopher Clau''' dito '''Christophorus Clavius''', ou '''Christopher Clavius'''. '''Cristóvão Clávio''' (em português) foi um sábio e matemático [[jesuita]] alemão. Nasceu o [[25 de Março]] de [[1538]] em [[Bamberg]] e faleceu o [[2 de Fevereiro]] de [[1612]] em [[Roma]].
'''Christoph Clau''', ou '''Christopher Clau''' dito '''Christophorus Clavius''', ou '''Christopher Clavius'''. '''Cristóvão Clávio''' (em português) foi um sábio e matemático [[Companhia de Jesus|jesuita]] alemão. Nasceu o [[25 de Março]] de [[1538]] em [[Bamberg]] e faleceu o [[2 de Fevereiro]] de [[1612]] em [[Roma]].


[[Imagem:Christopher Clavius.jpg|thumb|right|Christophorus Clavius]]
[[Imagem:Christopher Clavius.jpg|thumb|right|Christophorus Clavius]]

Revisão das 14h05min de 27 de junho de 2009

Christoph Clau, ou Christopher Clau dito Christophorus Clavius, ou Christopher Clavius. Cristóvão Clávio (em português) foi um sábio e matemático jesuita alemão. Nasceu o 25 de Março de 1538 em Bamberg e faleceu o 2 de Fevereiro de 1612 em Roma.

Christophorus Clavius

Biografia

Clávio estudara no colégio dos jesuítas em Coimbra, entre 1556 e 1560, atraído certamente pela fama do filósofo Pedro da Fonseca.

Pode admitir-se que nesses anos tenha conhecido Pedro Nunes, mas é seguro afirmar-se que nunca foi seu discípulo.

Foi um dos maiores responsáveis pela difusão da obra de Pedro Nunes na Europa.

Como admirador incondicional do matemático português, Clávio cita-o em várias das suas obras, sempre em termos elogiosos. Para o jesuíta alemão, Nunes foi "summo ingenio", "geometriae scientissimus", "nullo hac nostra aetate in Mathematicis inferior" [inferior a nenhum outro em matemática no nosso tempo].

Enquanto chefe de fila dos matemáticos jesuítas, a admiração de Clávio por Pedro Nunes transmitiu-se também aos discípulos do jesuíta, entrando assim nos colégios e na abundante produção científica da Companhia de Jesus.

Obra

Clávio deixou uma abundante produção matemática. Escreveu sobre um leque de temas muito amplo, em obras que foram editadas várias vezes :

Enquanto matemático, redigiu em 1574 uma versão latina dos Elementos de Euclides, que comportava muitos elementos devidos a suas pesquisas.

Esta versão ficou a sêr uma versão de base para todos os matemáticos da Renascença, como Descartes e Leibniz.

Também escreveu um livro de Algebra em 1608, e foi o primeiro a utilisar o ponto decimal.

Sua Algebra (Roma, 1608) marca a primeira ocurencia dos símbolos « + » et « - » em Italia.

Adversário de Nicolau Copérnico, Clávio teve grande importancia na reforma do calendário gregoriano, o que fez dele o inimigo de vários matemáticos, como François Viète. Este último numa série de satiras como o 'Adversus C. Clavium expostulatio, accusou Clávio de se têr enganado a propósito da significação do trabalho de seu antecessor ao pé do papa Gregório XIII, o matemático Aloysius Lilius.

Clavius foi chamado o Euclide do século XVI. O seu nome foi dado au crátere Clavius, o segundo maior da face visível da lua.

Obras do padre Clávio

Refutatio Cyclometriae Iosephi Scaligeri
  • Explicação do calendário gregoriano (Roma, 1603)
  • Comentários sobre Euclides, 1574.
  • Tratado de Gnomonica, 1581.

Bibliografia segundária

Fonte parcial

  • Bouillet note
  • Bibliotéca Nacional de Portugal