Portal:Catar: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
colocando categoria mais especifica utilizando AWB
Categoria:Portais da Ásia
Linha 87: Linha 87:
__NOTOC__ __NOEDITSECTION__
__NOTOC__ __NOEDITSECTION__


[[Categoria:!Portais de geografia|Qatar]]
[[Categoria:Portais da Ásia|Qatar]]
[[Category:Qatar| ]]
[[Category:Qatar| ]]

Revisão das 20h18min de 11 de julho de 2009

ver    

Catar (também escrito Qatar, e mais raramente Quatar ou Katar) é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Catar na costa nordeste da Península Arábica. É rodeado por esta extensão marítima, excepto a sul, onde tem pequenas fronteiras terrestres com os Emirados Árabes Unidos e com a Arábia Saudita. Tem fronteiras marítimas com o Irão, a norte, o com o Bahrein, a oeste. Um estreito do Golfo Pérsico separa o Catar da nação insular vizinha, o Bahrein.

O Catar é um emirado absolutista e hereditário comandado pela Casa de Thani desde meados do século XIX. As posições mais importantes no país são ocupadas por membros ou grupos próximos da família al-Thani. Em 1995, o xeque Hamad bin Khalifa Al Thani tornou-se emir após depor seu pai, Khalifa bin Hamad al Thani, em um golpe de Estado​​.

Localização do Qatar.
Localização do Qatar.

Foi um protetorado britânico até ganhar a independência em 1971. Desde então, tornou-se um dos estados mais ricos da região, devido às receitas oriundas do petróleo e do gás natural (possui a terceira maior reserva mundial de gás). Antes da descoberta do petróleo, sua economia era baseada principalmente para a extração de pérolas e comércio marítimo. Atualmente, lidera a lista dos países mais ricos do mundo pela revista Forbes Desde a primeira Guerra do Golfo, tem sido um importante aliado militar dos Estados Unidos da América e atualmente abriga a sede do Comando Central da superpotência na região.

ver    

Doha ou Doa (em em árabe: الدوحة, transl. ad-Dawḥa ou ad-Doha, literalmente "a árvore grande") é capital do Qatar. Localizada às margens do Golfo Pérsico, na costa leste do emirado, a cidade é o principal centro econômico, cultural e financeiro do país. Além disso, é a cidade mais populosa, sendo que possuia 998.651 habitantes em 2008, concentrando cerca de 80% da população.

Doha também é sede da Cidade da Educação, uma área destinada à pesquisa e educação, além de ter sido escolhida como sede da Copa do Mundo FIFA de 2022.

Ler mais ...
ver    

Portal:Qatar/Biografia destaque

ver    
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

ver    
Predefinições
Infobox
Ligações
ver    
ver