Rito litúrgico latino: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
m
Linha 3: Linha 3:
Estes ritos desenvolveram-se numa zona da [[Europa ocidental]] e do norte da [[África]], onde o [[latim]] era a língua da educação e da cultura, e que são distintos dos outros utilizados pelas [[Rito oriental|Igrejas de rito oriental]] que se desenvolveram na [[Europa oriental]] e no [[Médio Oriente]].
Estes ritos desenvolveram-se numa zona da [[Europa ocidental]] e do norte da [[África]], onde o [[latim]] era a língua da educação e da cultura, e que são distintos dos outros utilizados pelas [[Rito oriental|Igrejas de rito oriental]] que se desenvolveram na [[Europa oriental]] e no [[Médio Oriente]].


Existe vários ritos latinos, como por exemplo o [[rito romano]] (o mais utilizado), o [[rito ambrosiano]], o [[rito bracarense]], o [[rito galicano]], o [[rito moçárabe]], o [[Ordem dos Cartuxos|rito dos Cartuxos]] e o [[Uso Anglicano]]. Antigamente havia muitos outros ritos litúrgicos ocidentais latinos, que foram substituídos pelo Rito Romano pelas reformas litúrgicas do [[Concílio de Trento]] e do [[Concílio Vaticano II]].
Existe vários ritos latinos, como por exemplo o [[rito romano]] (o mais utilizado), o [[rito ambrosiano]], o [[rito bracarense]], o [[rito galicano]], o [[rito moçárabe]] e o [[Ordem dos Cartuxos|rito dos Cartuxos]]. Antigamente havia muitos outros ritos litúrgicos ocidentais latinos, que foram substituídos pelo Rito Romano pelas reformas litúrgicas do [[Concílio de Trento]] e do [[Concílio Vaticano II]].


Actualmente, o rito litúrgico católico mais conhecido e que é mais utilizado na Igreja Católica de Rito Latino e até mesmo na Igreja Católica é o rito romano.
Actualmente, o rito litúrgico católico mais conhecido e que é mais utilizado na Igreja Católica de Rito Latino e até mesmo na Igreja Católica é o [[rito romano]]. Dentro do rito romano, existem duas formas: a forma ordinária (a mais utilizada e a mais nova) e a forma extraordinária (também conhecida como a ''[[Missa Tridentina]]''). Para além do rito romano padronizado nestas duas formas, existem também várias variantes deste rito litúrgico, destacando-se o [[Uso Anglicano]].


{{esboço-catolicismo}}
{{esboço-catolicismo}}

Revisão das 07h47min de 20 de julho de 2009

Os ritos litúrgicos latinos, também chamados de ritos litúrgicos ocidentais, são os ritos litúrgicos utilizados pela Igreja Católica de Rito Latino, a maior e a mais numerosa das 23 Igrejas autónomas (sui juris) da Igreja Católica. Esta Igreja sui juris conta com cerca de 98% dos fiéis católicos do Mundo inteiro.

Estes ritos desenvolveram-se numa zona da Europa ocidental e do norte da África, onde o latim era a língua da educação e da cultura, e que são distintos dos outros utilizados pelas Igrejas de rito oriental que se desenvolveram na Europa oriental e no Médio Oriente.

Existe vários ritos latinos, como por exemplo o rito romano (o mais utilizado), o rito ambrosiano, o rito bracarense, o rito galicano, o rito moçárabe e o rito dos Cartuxos. Antigamente havia muitos outros ritos litúrgicos ocidentais latinos, que foram substituídos pelo Rito Romano pelas reformas litúrgicas do Concílio de Trento e do Concílio Vaticano II.

Actualmente, o rito litúrgico católico mais conhecido e que é mais utilizado na Igreja Católica de Rito Latino e até mesmo na Igreja Católica é o rito romano. Dentro do rito romano, existem duas formas: a forma ordinária (a mais utilizada e a mais nova) e a forma extraordinária (também conhecida como a Missa Tridentina). Para além do rito romano padronizado nestas duas formas, existem também várias variantes deste rito litúrgico, destacando-se o Uso Anglicano.

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Igreja Católica2