Dallara: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Mbrasilfreitas (discussão | contribs)
Linha 23: Linha 23:
}}
}}
A '''Dallara''' é uma empresa construtora de carros de competição, fundada em [[1972]], em [[Varano de' Melegari]], na [[Província de Parma]], [[Itália]], por [[Gian Paolo Dallara]].
A '''Dallara''' é uma empresa construtora de carros de competição, fundada em [[1972]], em [[Varano de' Melegari]], na [[Província de Parma]], [[Itália]], por [[Gian Paolo Dallara]].
Além de fabricar carros para as categorias menores, participou da [[Fórmula 1]] nas temporadas de [[1988]] até [[1992]], produzindo os carros da [[Scuderia Italia]]. Em [[1998]] fabricou carros experimentais de [[Fórmula 1]] para a equipe [[Honda F1 Team|Honda]].
Além de fabricar carros para as categorias menores, participou da [[Fórmula 1]] nas temporadas de [[1988]] até [[1992]], produzindo os carros da [[Scuderia Italia]]. Em [[1998]] fabricou carros experimentais de [[Fórmula 1]] para a equipe [[Honda F1 Team|Honda]]. Em 2009, retornará à [[Fórmula 1]], Fabricando os carros da [[Campos Grand Prix|Campos]].


==A estréia==
==A estréia==

Revisão das 18h00min de 26 de julho de 2009

Predefinição:F1 team A Dallara é uma empresa construtora de carros de competição, fundada em 1972, em Varano de' Melegari, na Província de Parma, Itália, por Gian Paolo Dallara. Além de fabricar carros para as categorias menores, participou da Fórmula 1 nas temporadas de 1988 até 1992, produzindo os carros da Scuderia Italia. Em 1998 fabricou carros experimentais de Fórmula 1 para a equipe Honda. Em 2009, retornará à Fórmula 1, Fabricando os carros da Campos.

A estréia

Entrou na F-1 em 1988, com um modelo muito simples, e com um piloto não muito experiente no acerto de seus carros, o italiano Alex Caffi, que já havia corrido pela Osella Corse. Ele surpreendeu e conseguiu se classificar em nove provas, mas destas nove, terminou apenas uma. Para 1989, a Dallara veio com uma melhor estrutura de seus carros, e com o experiente Andrea De Cesaris ao volante. Resultados não faltaram e o carro teve uma significativa melhora com relação a 1988.

Declínio

Mas, em 1990, seu avanço caiu muito. Mesmo com um carro muito bom, o italiano Emanuele Pirro e De Cesaris não conseguiram nenhum ponto para a escuderia. Em 1991, a equipe trocou os motores Cosworth pelos fracos Judd, e trouxe Jyrki Järvilehto (ex-Onyx) para lá, mas os resultados não apareceram, com exceção de um pódio de Lehto.

O fim da Dallara

Em 1992, a Ferrari cedeu motores a seus carros, que não demonstraram nenhuma melhora nas mãos de Lehto e de Pierluigi Martini. Com o encerramento da temporada de 1992, Beppe Luchini encerrou seus contatos com Gian Paolo Dallara, e isto marcou o término da trajetória da Dallara na F-1.

Outras categorias

Após sair da F-1, a Dallara projetou e construiu também protótipos para várias corridas, entre elas as 24 Horas de Le Mans.

Desde 1997, fornece monopostos para equipes que disputam a Indy Racing League, onde tem colecionado inúmeras vitórias. Fornece também monopostos para a GP2 Series.

Ligações externas

http://www.dallara.it - (em inglês)