Wikipédia:Manipulação de históricos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SaraCSF (discussão | contribs)
m Revertidas edições por Sara©SF, para a última versão por Mosca
Linha 1: Linha 1:
{{Em tradução|data=Agosto de 2007}}
{{Em tradução|data=Agosto de 2007}}


No início da Wikipedia, moções eram feitas manualmente, usando [[Cortar, copiar e colar|cortar e colar]], antes do trabalho duro dos [[Wikipedia:Desenvolvedores|programadores]] ter criado a função [[Wikipedia:Como mudar o nome a páginas (mover)|Mover]].
No início da Wikipedia, moções eram feitas manualmente, usando [[Cortar, copiar e colar|cortar e colar]], antes que o trabalho duro dos [[Wikipedia:Desenvolvedores|programadores]] criaram a função [[Wikipedia:Como mudar o nome a páginas (mover)|Mover]].


Agora, moções estilo cortar e colar são normalmente feitas por pessoas que não estão cientes daquela função, ou então quando a função falha (um exemplo é quando o destino da moção tem um histórico), e as pessoas não sabem como usar o [[Wikipedia:Pedidos de moção]] para pedir pela ajuda de um administrador.
Agora, moções estilo cortar e colar são normalmente feitas por pessoas que não estão cientes daquela função, ou então quando a função falha (um exemplo é quando o destino da moção tem um histórico), e as pessoas não sabem como usar o [[Wikipedia:Pedidos de moção]] para pedir pela ajuda de um administrador.

Revisão das 15h32min de 28 de julho de 2009

No início da Wikipedia, moções eram feitas manualmente, usando cortar e colar, antes que o trabalho duro dos programadores criaram a função Mover.

Agora, moções estilo cortar e colar são normalmente feitas por pessoas que não estão cientes daquela função, ou então quando a função falha (um exemplo é quando o destino da moção tem um histórico), e as pessoas não sabem como usar o Wikipedia:Pedidos de moção para pedir pela ajuda de um administrador.

Quando uma moção cortar e colar é feita, o histórico de edição de um artigo ou página de discussão pode ser dividido entre duas ou mais diferentes páginas. Isso é ruim, porque nós precisamos de manter o históricos por causa das razões de copyright.

Em algumas circunstâncias, administradores são capazes de reparar isso unindo históricos de edição, usando o procedimento dado a seguir:

Instruções de identificação para união de históricos

  1. Ponha um template de união de históricos na "nova página" do artigo, que foi movida por cortar e colar
  2. Se o artigo é uma "cópia limpa" (cópia feita sem alterações para um título mais conveniente), por a tag de deleção rápida na nova página deveria ser o suficiente. Em quaisquer outros casos (como explicado abaixo), por favor deixe a descrição do problema no local apropriado.

Processo de reparo (para administradores)

Aviso: Esse procedimento apenas pode ser desfeito gastando uma quantidade desnecessária de tempo. Para desfazer uma união, veja abaixo. Não faça isso se você não tiver certeza do que está fazendo.

Nota: A partir de Setembro de 2005, devido a alguns erros menores no código Mediawiki, históricos de artigos podem parecer conter anormalidades depois de completar alguns dos procedimentos listados abaixo. Eles não são erros na base de dados propriamente dita e a informação-base está correta; eles são apenas problemas na informação exposta. Veja #Notas para informação a respeito dessas aparentes anormalidades, e como lidar com elas.

Um caso simples

O procedimento que se segue une os históricos de artigos no caso do exemplo hipotético:

Suponha que A (título antigo) era o único artigo sobre um assunto específico, e que o artigo foi desenvolvido no curso de um número de edições, antes da decisão de que B (título novo) era um estilo melhor de nome para o artigo. Suponha, além disso, que por quaisquer razões, o conteúdo foi:

  • Cortado de A (título antigo),
  • Substituido por um redirecionamento para B (título novo) e
  • Colado em B (título novo).

(Isto é, a ferramenta Mover não estava disponível ou não foi usada para fazer a transferência simultânea de histórico de edição e artigo para o novo título).

Suponha também que esse artigo substituto com o novo título se desenvolveu depois da moção e reflete um histórico de edições. Nosso objetivo é de enxertar o antigo histórico de edição de A (título antigo) no novo histórico de B (título novo), onde esses históricos parciais possam complementar um ao outro. O [[Wikipedia:Administradores|administrador]:

  1. Delete B (título novo) com o comentário "deletando para unir históricos de edição - volta em breve". (Agora, o novo título não tem qualquer coisa em seu histórico.)
  2. Em seguida, mova A (título antigo) para B (título novo), usando a ferramenta de moção. (Agora, as versões antigas estão completas no histórico do novo título.)
  3. Restaure o artigo de B da seguinte forma:
    1. Veja o histórico da página [1]
    2. Acesse "Veja ou restaure... edições deletadas?" e,
    3. Selecione "Restaure!". (Agora, o histórico do novo título tem as versões antigas e novas, incluindo uma cópia extra da versão mais antiga de A (título antigo), criada pela ferramenta Mover.)
  4. Nesse estágio, B (título novo) apenas mostrará o texto "#REDIRECT B (título novo)", (assumindo que o redirecionamento era a mais recente versão de A (título antigo), a página de B (título novo) mostrará essa versão mais recente). O último passo consiste em reverter para a última versão de B (título novo) anterior à mudança:
    1. Acesse o "Histórico de edição" de B (título novo).
    2. Faça uma atualização completa (Shift+Control+R no Mozilla Firefox e similares e Control+F5 no Internet Explorer), a fim de ver um histórico atualizado refletindo a atualização.[1]
    3. Selecione, edite (ignore a mensagem "AVISO: Você está editando uma revisão ultrapassada") e salve a última versão pré-moção.


Notas

  1. a b
    Bug da perda de histórico: A partir de Setembro de 2005, com a MediaWiki 1.6 alpha, a seguinte peculiaridade provavelmente será observada: depois de restaurar com sucesso um artigo, o seu histórico pode parecer:
    • estar deficiente em relação às versões recém restauradas ou
    • mostrar o histórico original completo depois de um ciclo de deleção/restauração parcial, incluindo versões que na verdade ainda estão deletadas.
    Esses problemas persistem mesmo se o botão Atualizar do browser for ativado. Mas esses não provaram ser erros na base de dados propriamente dita, e a informação subjacente é correta; eles são apenas problemas com a informação disposta. Note que parece não haver consistência a respeito da aparição desses bugs - espere ver um dos dois ou nenhum. Entretanto, para alguns usuários, o problema pode ser resolvido com uma combinação de expurgo e desvio em relação à memória cache do browser.

    Contornando o problema: Para ver os históricos corretos e atuais do artigo, selecione um tamanho de histórico diferente (por exemplo, os "20 últimos" ou "100 últimos" em lugar dos 20-padrão. (Note que esse truque só funciona uma vez: se você fizer outra restauração e o histórico for desarrumado novamente, será necessário selecionar um novo tamanho de histórico, que não tenha sido utilizado previamente, para ver o histórico atual correto.) De outra forma, fazer uma edição na página recém movida forçará a correção do histórico a ser mostrada. Então, se você tiver que fazer uma edição na página-alvo por quaisquer outras razões (por exemplo, para restaurar a versão mais recente do artigo como mostrado no passo 4.3 acima), isso fará o histórico correto ser mostrado. Alternativamente, se você não quer deixar as coisas de forma que um usuário inocente seja confundido, faça uma edição "gratuita" na página, que cumprirá a função de renovar o histórico.

    Bugs antigos: Versões anteriores do software Wikimedia mostravam outros problemas similares:
    • O sucesso da restauração pode ser anunciado, mas seus resultados não serão observados por algum tempo, antes que servidores escravos acompanhem o mestre.
    • O histórico unido pode ter todas as versões dos dois artigos anteriormente separados, mas sem que o mais recente seja mostrado no topo da lista e sem a versão mais recentemente editada sendo entregue pelo servidor, antes que uma nova edição seja feita no artigo.
    • Algumas vezes acontece o seguinte: ao ver o histórico no passo 3.1, é mostrado o histórico da página recém deletada, não o histórico da página recém movida.
    Esses bugs não parecem estar acontecendo mais, mas para ter certeza, vale a pena manter a vigilância.