Tudália IV: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
RedBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ka:თუთხალია IV
Linha 52: Linha 52:
[[it:Tudhaliya IV]]
[[it:Tudhaliya IV]]
[[ja:トゥドハリヤ4世]]
[[ja:トゥドハリヤ4世]]
[[ka:თუთხალია IV]]
[[ko:투드할리야 4세]]
[[ko:투드할리야 4세]]
[[lt:Tudhalijas IV]]
[[lt:Tudhalijas IV]]

Revisão das 18h08min de 12 de agosto de 2009

Tudhalia IV foi um rei hitita que governou entre 1237 a.C. e 1209 a.C., com uma breve interrupção em 1228 a.C., quando seu primo, Kurunta, tomou o poder.

Biografia

Tudhalia IV (Relevo em Hattusa)

Tudhalia IV foi o rei em cujo governo o Império Hitita atingiu seu zênite. Filho de Hatusil III, viu-se escolhido como príncipe herdeiro, embora não fosse o filho mais velho do rei, por motivos que ainda não estão claros. Quando seu pai morreu, ele subiu ao trono sem contestação e é até possível que já fosse co-regente nos últimos anos de Hatusil (embora isso não esteja bem documentado).

Seu primeiro problema como governante foi debelar uma revolta em Arzawa, que eclodira ainda no reinado de seu pai. Agindo energicamente, ele não somente sufocou a rebelião como impôs seu domínio sobre Milawata, um dos poucos reinos da Anatólia que ainda resistiam ao império hitita.

Mas a maior ameaça aos hititas era, sem dúvida, a Assíria. Quando Tukulti-Ninurta I tornou-se rei dos assírios, os dois impérios se chocaram na disputa pelas terras de Nihrita, próximas à fronteira hitita. Na batalha travada nesse lugar, Tudhalia sofreu rotunda derrota que só não trouxe consequências mais desastrosas porque os assírios, em seguida, voltaram suas atenções para a Babilônia.

Provavelmente aproveitando-se dessa derrota de Tudhalia, seu primo, Kurunta, liderou um golpe de estado e destronou o rei, em 1228 a.C. A escassa documentação impede que tenhamos informações mais amplas sobre o golpe. Sabe-se, porém, que embora Tudhalia tenha recuperado o trono ainda naquele ano, Kurunta manteve a posse de Tarhuntassa durante todo o reinado de seu primo.

Na segunda fase de seu governo, Tudhalia conseguiu apoderar-se do reino de Alasiya (na ilha de Chipre), convertendo-o em estado vassalo. A posse de Alasiya era muito importante porque permitia controlar o comércio no Mediterrâneo oriental, garantindo o suprimento de matérias primas de que os hititas tanto necessitavam.

Ao morrer, Tudhalia deixou o império para seu filho, Arnuanda III. Predefinição:Portal-história

Referências

  • Akurgal, Ekrem - "The Hattian and Hittite Civilizations" - Publicação do Ministério da Cultura da República da Turquia; 2001; ISBN 975-17-2756-1

Ligações externas

Precedido por
Hattusil III
Anexo:Lista de reis hititas
1237 - 1228 a.C.
Sucedido por
Kurunta

Precedido por
Kurunta
Anexo:Lista de reis hititas
1228 - 1209 a.C.
Sucedido por
Arnuanda III