Constantino III (imperador bizantino): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xqbot (discussão | contribs)
Numbo3-bot (discussão | contribs)
Linha 28: Linha 28:
[[ko:콘스탄티누스 3세]]
[[ko:콘스탄티누스 3세]]
[[la:Constantinus III (imperator Romanus orientalis)]]
[[la:Constantinus III (imperator Romanus orientalis)]]
[[mk:Константин III Ираклиј (владетел)]]
[[nl:Constantijn III Herakleios]]
[[nl:Constantijn III Herakleios]]
[[pl:Konstantyn III (cesarz bizantyjski)]]
[[pl:Konstantyn III (cesarz bizantyjski)]]

Revisão das 07h52min de 5 de setembro de 2009

Soldo com a efígie de Heráclio e seus filhos Constantino e Heraclonas.

Heráclio Constantino ou Constantino III (3 de maio de 612 - 20/24 de abril de 641) era o primogênito do Imperador Heráclio com sua primeira mulher, Eudócia, e reinou como Imperador bizantino por quatro meses em 641.

Constantino foi batizado e coroado em 22 de janeiro de 613 e, em seguida, prometido em casamento a sua prima, Gregória, filha de Nicetas, primo de seu pai. Constantino e Gregória casaram-se em 629 ou 630; neste ano nasceu o primogênito, Constâncio (o futuro Constâncio II). Ao segundo filho deram o nome Teodósio.

Com a morte de seu pai em 641, Constantino tornou-se co-imperador com seu meio-irmão Heraclonas, filho de Heráclio com sua segunda mulher, Martina. O temor de uma conspiração de Martina e Heraclonas fez com que Constantino escreve ao exército e distribuisse mais de dois milhões de soldos entre os militares, com o objetivo de assegurar a sucessão para seus filhos. Constantino morreu de tuberculose apenas quatro meses depois, deixando Heraclonas como imperador único. Este foi deposto em setembro de 641, devido ao rumor de que Martina teria envenenado Constantino. Assumiu então o trono Constâncio II.