Clima continental: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SieBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: sh:Kontinentalna klima
Linha 7: Linha 7:
Climas do Grupo D se subdividem do seguinte modo:
Climas do Grupo D se subdividem do seguinte modo:


==Climas continentais com verões quentes (Dfa, Dwa, Dsa)==
==Climas sub tropicais com verões frios (Dfa, Dwa, Dsa)==
{{Grafo Clima|[[Beijing]]
{{Grafo Clima|[[Beijing]]
O clima varia de 40°C á 90°C
|-9|1|3
|-9|1|3
|-7|4|6
|-7|4|6

Revisão das 16h25min de 10 de setembro de 2009

Clima continental é um tipo de clima.

Esses climas apresentam temperatura média acima de 10ºC nos meses de maior calor, e a média do mês mais frio é abaixo de -3ºC (ou 0ºC em algumas versões). Normalmente ocorrem no interior dos continentes, ou em suas costas orientais, ao norte da latitude 40º Norte. Climas do Grupo D não existem no Hemisfério Sul, devido à massa menor de terras. A segunda e terceira letras são usadas como nos climas do Grupo C, enquanto uma terceira letra do D indica 3 ou menos meses com temperaturas médias acima de 10°C e uma temperatura no mês mais frio abaixo de -38°C.

Climas do Grupo D se subdividem do seguinte modo:

Climas sub tropicais com verões frios (Dfa, Dwa, Dsa)

Gráfico climático para Beijing

O clima varia de 40°C á 90°C

JFMAMJJASOND
 
 
3
 
1
-9
 
 
6
 
4
-7
 
 
9
 
11
0
 
 
26
 
20
7
 
 
28
 
26
13
 
 
70
 
30
18
 
 
175
 
31
21
 
 
182
 
29
20
 
 
48
 
26
14
 
 
18
 
19
7
 
 
6
 
10
0
 
 
2
 
3
-7
Temperaturas em °CPrecipitações em mm

Fonte: Climate charts

Climas Dfa normalmente ocorrem nas latitudes entre 40º e 50º, e na Ásia Oriental climas Dfa se estendem mais ao sul, devido à influência do sistema de alta pressão siberiano, o qual também provoca invernos secos, com os verões podendo ser muito úmidos em razão da circulação das monções.

Exemplos: Lowell, Massachusetts (Dfa - distribuição uniforme da precipitação) Peoria, Illinois (Dfa - verão mais úmido que o inverno) Santaquin, Utah (Dfa - verão mais seco que o inverno) Beijing, China (Dwa).

Dsa existe somente nas elevações adjacentes a áreas com climas mediterrâneos, como Cambridge, Idaho (EUA) e Saqqez, no Curdistão Iraniano.

Climas continentais de verões brandos (Dfb, Dwb, Dsb)

Climas Dfb e Dwb estão logo ao norte do clima Quente Verão Continental, e também na Europa Central e Oriental, entre o Temperado Marítimo e clima Continental Sub-Ártico.

Exemplos: Moncton, New Brunswick (Dfb - precipitação uniformemente distribuida) Minsk, Belarus (Dfb - verão mais húmido que o inverno) Revelstoke, Colúmbia Britânica (Dfb - verão mais seco que o inverno) Rudnaya Pristan, Rússia (Dwb).

Dsb surge do mesmo cenário que Dsa, mas em altitudes até maiores, e principalmente na América do Norte já que ali o clima Mediterrâneo chega mais próximo aos pólos do que na Eurásia. Mazama (Eurásia), Washington (América do Norte) tem localizações semelhantes, mas climas bem diferentes.

Climas continentais Sub-Árticos (Dfc, Dwc, Dsc)

Os climas dos tipos Dfc e Dwc, relativamente a outros climas do grupo D, ocorrem em zonas mais próximas dos pólos, sobretudo a norte da latitude 50º Norte.

Exemplos: Sept-Iles, Quebeque (Dfc - distribuição uniforme da precipitação) Anchorage, Alasca (Dfc, com verões mais húmidos que os invernos). Mount Robson, Colúmbia Britânica (Dfc, verões mais secos que os invernos). Irkutsk, Rússia (Dwc).

O tipo Dsc, tal como os tipos Dsa e Dsb, está confinado a zonas elevadas localizadas junto a zonas de climas mediterrânicos. É o mais raro destes três tipos, pois é necessária altitude ainda mais elevada para que o clima ocorra. Exemplo: Galena Summit, Idaho.

Climas subárticos continentais com invernos extremamente rigorosos (Dfd, Dwd)

Ocorrem apenas na Sibéria Oriental. Os nomes de alguns dos lugares com tal clima - principalmente Verkhoyansk e Oymyako - tornaram-se sinônimos de frio invernal extremo e rigoroso.