Alexandra Palace: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Imperialista (discussão | contribs)
Imperialista (discussão | contribs)
Linha 30: Linha 30:
No início da [[década de 1960]], foi feita uma transmissão exterior a partir do topo da torre, durante a qual foi observada e descrita a primeira passagem dum satélite pelo céu de Londres. Depois disso, a torre continuou a ser usada para novas transmissões até [[1969]] e para a Universidade Aberta até ao início da [[década de 1980]]. O mastro da antena ainda se mantém de pé e ainda é usado para a transmissão da televisão analógica local, para o rádio comercial local e para as trasmissões de [[DAB]]. O principal transmissor de televisão de Londres está situado no [[The Crystal Palace|Crystal Palace]], no Sul de Londres.
No início da [[década de 1960]], foi feita uma transmissão exterior a partir do topo da torre, durante a qual foi observada e descrita a primeira passagem dum satélite pelo céu de Londres. Depois disso, a torre continuou a ser usada para novas transmissões até [[1969]] e para a Universidade Aberta até ao início da [[década de 1980]]. O mastro da antena ainda se mantém de pé e ainda é usado para a transmissão da televisão analógica local, para o rádio comercial local e para as trasmissões de [[DAB]]. O principal transmissor de televisão de Londres está situado no [[The Crystal Palace|Crystal Palace]], no Sul de Londres.


No início de [[1980]], o Conselho de Haringey Council tomou a gestão do Alexandra Palace ao GLC e decidiu renovar o edifício. No entanto, apenas seis meses depois, no dia [[10 de Julho]], um par de dias depois do ''Great British Beer Festival'' (Grande Fetival Britânico da Cerveja) e do ''Capital Radio's Jazz Festival'' (Festival de Jazz da Rádio Capital), um segundo e desastroso incêndio começou sob o órgão e espalhou-se rapidamente, destruindo metade do edifício. Uma vez mais, as paredes exteriores sobreviveram e as partes orientais, incluindo o teatro, o estúdio da BBC e o mastro aéreo, foram salvas. Neste incêndio, parts do famoso órgão foram destruidas. No entanto, e por um feliz acaso, o instrumento tinha sido desmantelado para reparação, pelo que algumas partes (incluindo quase todos os tubos) estavam guardados longe do edifício. <!--Some of the damage to the palace was repaired immediately but Haringey Council overspent on the restoration, creating a £30 million deficit. It was then reopened to the public in 1988 under a new management team headed by Louis Bizat. Later the Council was severely criticised for this overspend in a report by Project Management International.<ref>Project Management International plc, ''Alexandra Palace: Report for the London Borough of Haringey'' (1990)</ref> This was followed by the decision of the [[Attorney General]] in 1991 that the overspending by the Council as trustee was unlawful and so could not be charged to the charity. The Council for some years did not accept this politically embarrassing finding, and instead maintained that the charity "owed" the Council £30m, charged compound interest on what it termed a "debt" (which eventually rose to a claim of some £60m), and to recoup it tried to offer the whole palace for sale - a policy their successors are still trying to carry out despite being stalled in the High Court in 2007. As of June 2008, it is still unclear whether the Council in either of its guises has agreed to write off its overspend.-->
No início de [[1980]], o Conselho de Haringey Council tomou a gestão do Alexandra Palace ao GLC e decidiu renovar o edifício. No entanto, apenas seis meses depois, no dia [[10 de Julho]], um par de dias depois do ''Great British Beer Festival'' (Grande Fetival Britânico da Cerveja) e do ''Capital Radio's Jazz Festival'' (Festival de Jazz da Rádio Capital), um segundo e desastroso incêndio começou sob o órgão e espalhou-se rapidamente, destruindo metade do edifício. Uma vez mais, as paredes exteriores sobreviveram e as partes orientais, incluindo o teatro, o estúdio da BBC e o mastro aéreo, foram salvas. Neste incêndio, parts do famoso órgão foram destruidas. No entanto, e por um feliz acaso, o instrumento tinha sido desmantelado para reparação, pelo que algumas partes (incluindo quase todos os tubos) estavam guardados longe do edifício. Alguns dos danos no palácio foram reparados imediatamente, mas o Conselho de Haringey gastou excessivamente nos restauros, criando um défice de 30 milhões de libras. <!--It was then reopened to the public in 1988 under a new management team headed by Louis Bizat. Later the Council was severely criticised for this overspend in a report by Project Management International.<ref>Project Management International plc, ''Alexandra Palace: Report for the London Borough of Haringey'' (1990)</ref> This was followed by the decision of the [[Attorney General]] in 1991 that the overspending by the Council as trustee was unlawful and so could not be charged to the charity. The Council for some years did not accept this politically embarrassing finding, and instead maintained that the charity "owed" the Council £30m, charged compound interest on what it termed a "debt" (which eventually rose to a claim of some £60m), and to recoup it tried to offer the whole palace for sale - a policy their successors are still trying to carry out despite being stalled in the High Court in 2007. As of June 2008, it is still unclear whether the Council in either of its guises has agreed to write off its overspend.-->


[[File:Alexandra Palace and station.jpg|thumb|250px|A antiga estação de caminho de ferro de Alexandra Palace, dominada pelo próprio palácio. Actualmente é um centro comunitário.]]
[[File:Alexandra Palace and station.jpg|thumb|250px|A antiga estação de caminho de ferro de Alexandra Palace, dominada pelo próprio palácio. Actualmente é um centro comunitário.]]

Revisão das 20h08min de 17 de setembro de 2009

O Alexandra Palace visto de sul, em Janeiro de 2007.

Instalado no Alexandra Park, o Alexandra Palace foi construido numa área que se estende por Wood Green e Muswell Hill, no Norte de Londres, Inglaterra, em 1873, como um centro público de recreação, educação e entretenimento e como um contraponto no Norte de Londres ao Crystal Palace, no Sul de Londres.

Vista geral

O Alexandra Palace visto de oeste, mostrando o lado exterior do Palm Court.

O Great Hall (Grande Hall) e o West Hall (Hall Oeste) são usados como centro de exposições e centro de conferências operado pelo braço comercial do charitable trust, que é proprietária do edifício e do parque em nome do público. Também possui um ringue de patinagem no gelo.

O palácio é, desde 1995, um listed building classificado com o Grau II. Desenhado para ser "O Palácio do Povo" e, mais tarde, alcunhado (alegadamente por Gracie Fields)[1] como Ally Pally, tornou-se, em 1936, no quartel-general do primeiro serviço público regular de "alta definição" no mundo[2], operado pela BBC. A estação de televisão do Alexandra Palace estava localizada no local e a sua iconográfica torre de rádio ainda está em uso. Os Estúdios A e B originais ainda sobrevivem na ala sudeste com as suas galerias dos produtores e são actualmente usados para exibir equipamento televisivo histórico original. Demonstrações ocasionais em VHF standart original de 405 linhas também podem ser transmitidas a partir da torre no futuro. O teatro vitoriano original, com a sua maquinaria de palco, ainda sobrevive. O teatro e a estrutura de palco está inscrito o registo de "Edifícios em Risco" do English Heritage. Existe, neste momento, uma aplicação para actualizar a listagem pela Hornsey Historical Society[3], a qual conseguiu a listagem do palácio com o Grau II (contra a oposição do conselho de tutores de Haringey), e pela BBC.

Umplano comercial para o desenvolvimento do edifício que o tornaria num complexo de lazer, incluindo hotel, substituição da pista de gelo, cinema, pista de bowling e centro de exposições, encontrou oposição de grupos de público e foi bloqueada pelo Supremo Tribunal em Outubro de 2007.

História

Estrutura do tecto do Alexandra Palace.

A Great Northern Palace Company tinha sido estabelecida em 1860, mas estava incapacitada de conseguir o financiamento para o projecto. No entanto, a ideia sobreviveu e, no dia 23 de Julho de 1863, o Alexandra Park abriu ao público. Recebeu o nome em homenagem a Alexandra da Dinamarca, que tinha casado com o Príncipe Eduardo, o Príncipe de Gales, quatro meses antes. A construção do palácio começou em Setembro de 1865, mas segundo um desenho diferente da estrutura de vidro proposta inicialmente pelo arquitecto Owen Jones.

O palácio cobre 30.000 m2 (7,5 acres). Em 1871 começaram os trabalhos numa linha de caminho de ferro para ligar o local à Highgate Station. As obras, tanto na linha como no palácio, ficaram concluidas em 1873, sendo o Alexandra Palace e Parque inaugurados no dia 24 de Maio desse mesmo ano. Sims Reeves cantou no dia de inauguração perante uma audiência de 102.000 pessoas[4]. No entanto, apenas dezasseis dias depois, um incêndio destruiu o palácio, matando três membros do pessoal. Apenas as paredes exteriores sobreviveram. O fogo destruiu uma Colecção de Cerâmica e Porcelana Inglesa, emprestada para exposição, que compreendia 4.700 elementos de valor histórico e intrínseco[5].

Com o típico vigor vitoriano, o palácio foi rapidamente reconstruido e reinaugurado no dia 1 de Maio de 1875. O novo palácio continha um salão de concertos galerias de arte, um museu, um salão de leituras, uma biblioteca, uma sala de banquetes e um teatro. Foi construida uma piscina ao ar livre na base da colina no parque circundante; a piscina á encerrou á muito e poucos vestígios restam, com excepção de algumas canas. Os terrenos incluiam uma pista de corridas com tribuna (Alexandra Park, a qual encerrou em 1970), uma aldeia japonesa, uma montanha russa, um lago com barcos e um campo de golfe de nove buracos. Um clube desportivo, o Alexandra Park Cricket and Football Club também jogou no interior dos terrenos (no meio da antiga pista de corridas) a partir de 1888. O órgão Willis instalado em 1875 (vandalisado em 1918, restaurado e reinaugurado em 1929) ainda funciona, mas a sua recuperação está em curso. Na sua forma restaurada em 1929, a obra prima do pai Willis foi declarada, por Marcel Dupré, como o melhor orgão de concertos da Europa[6]

Em 1900, os proprietários do palácio e parque foram ameaçados no sentido de vendê-los para redesenvolvimento, mas um consórcio de autoridades, liderado pelo Conselho do Distrito Urbano de Hornsey, conseguiu reunir dinheiro suficiente para comprar a propriedade em cima da hora. Foi constituida uma instituição de caridade pela Acta do Alexandra Park and Palace (Propósitos Públicos), de 1900; representantes das autoridades locais compradoras tornaram-se curadores com o dever de manter o palácio e o parque "disponível para o livre uso e recreação do público para sempre". É esta obrigação que o actual curador, o Conselho de Haringey, está actualmente a tentar anular, com receio de protestos[7], com a venda de todo o palácio a um promotor comercial[8]. O palácio passou pata as mãos do Conselho da Grande Londres em 1967, com a ressalva de que deveria ser usado inteiramente para fins caritativos, e a sua tutela foi transferida para o Conselho de Haringey em 1980.

O edifício tem uma história rica; por exemplo, durante a Primeira Guerra Mundial, o parque foi encerrado e o palácio e terrenos foram usados como um campo de internamento para civis alemães.

Em 1935, os curadores arrendaram parte do palácio à BBC para uso como centro de produção e transmissão para o seu novo BBC Television Service. A antena foi desenhada por Charles Samuel Franklin, da Companhia Marconi. A primeira transmissão pública de televisão em alta definição no mundo foram feitas a partir deste sítio em 1936. Foram instalados dois sistemas em competição, o sistema Marconi-EMI de 405 linhas e o sistema Baird de 240 linhas, cada um com o seu estúdio de transmissão, os quais foram transmitidos em semanas alternadas até que o sistema de 405 linhas foi escolhido em 1937. O palácio continuou como principal centro de transmissões da BBC para Londres até 1956, com uma interrupção causada pela Segunda Guerra Mundial, quando o transmissor encontrou um uso alternativo de interferênca nos sistmas denavegação dos bombardeiros alemães (diz-se, embora sem provas fundamentadas, que apenas 25% dos raides aéreos sobre Londres foram efectivos devido a essas transmissões). Em 1944, um doodlebug alemão explodiu no lado de fora do extremo ocupado pelo órgão no Grande Hall e abalou a rosácea, deixando o órgão exposto aos elementos[9]. Entre 1947 e 1948 o Ministério das Obras Públicas contratou uma equipa, na qual se incluia o arquitecto E.T. Spashett, para facilitar as reparações no edifício, incluindo a substituição da rosácea[10].

No início da década de 1960, foi feita uma transmissão exterior a partir do topo da torre, durante a qual foi observada e descrita a primeira passagem dum satélite pelo céu de Londres. Depois disso, a torre continuou a ser usada para novas transmissões até 1969 e para a Universidade Aberta até ao início da década de 1980. O mastro da antena ainda se mantém de pé e ainda é usado para a transmissão da televisão analógica local, para o rádio comercial local e para as trasmissões de DAB. O principal transmissor de televisão de Londres está situado no Crystal Palace, no Sul de Londres.

No início de 1980, o Conselho de Haringey Council tomou a gestão do Alexandra Palace ao GLC e decidiu renovar o edifício. No entanto, apenas seis meses depois, no dia 10 de Julho, um par de dias depois do Great British Beer Festival (Grande Fetival Britânico da Cerveja) e do Capital Radio's Jazz Festival (Festival de Jazz da Rádio Capital), um segundo e desastroso incêndio começou sob o órgão e espalhou-se rapidamente, destruindo metade do edifício. Uma vez mais, as paredes exteriores sobreviveram e as partes orientais, incluindo o teatro, o estúdio da BBC e o mastro aéreo, foram salvas. Neste incêndio, parts do famoso órgão foram destruidas. No entanto, e por um feliz acaso, o instrumento tinha sido desmantelado para reparação, pelo que algumas partes (incluindo quase todos os tubos) estavam guardados longe do edifício. Alguns dos danos no palácio foram reparados imediatamente, mas o Conselho de Haringey gastou excessivamente nos restauros, criando um défice de 30 milhões de libras.

A antiga estação de caminho de ferro de Alexandra Palace, dominada pelo próprio palácio. Actualmente é um centro comunitário.

Acesso

  • Estação de caminho de ferro mais próxima: Alexandra Palace;
  • Estação do Metropolitano de Londres mais próxima: Wood Green;
  • Endereço: Alexandra Palace, Alexandra Palace Way, London N22 7AY.

Referências

  1. nytimes.com
  2. O Sistema de televisão de 405 linhas usado pelo sistema Marconi-EMI era considerado de "alta definição" na época, quando comparado com o sistema Baird de 240 linhas.
  3. Hornsey Historical Society
  4. C. E. Pearce, Sims Reeves: Fifty Years of Music in England (Stanley Paul, Londres 1924), 307.
  5. Arthur Hayden, Spode and His Successors (Cassell, Londres 1925), pp. 12, 90.
  6. Felix Aprahamian, The Alexandra Palace Organ, Sleevenote to HMV HQM 1199 (Hayes 1970).
  7. saveallypally.com
  8. Ham & High
  9. Aprahamian 1970, loc. cit.
  10. Informação dos arquivos de E.T. Spashett (a serem doados aos arquivos RIBA em 2009, depois de catalogação).

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alexandra Palace