Alexandra Palace: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Imperialista (discussão | contribs)
Imperialista (discussão | contribs)
Linha 49: Linha 49:


===Década de 1960===
===Década de 1960===
<!-- A ''Wildlife Exhibition'' de [[The Observer]] held here in 1963 was an important early event in highlighting awareness of worldwide endangered species, and gained a very large attendance (46,000).<ref>William M. Adams, ''Against Extinction:The Story of Conservation'' (Earthscan 2004), p. 61. Example of display, [http://www.english-nature.org.uk/imagelibrary/image_details.cfm?id=112857]</ref>

On 28 April 1967, a benefit event took place at the palace. "[[The 14 Hour Technicolour Dream]]", organised by the "[[International Times]]", demonstrated the importance of the quickly developing [[United Kingdom Underground|UK Underground]] scene. Although "underground" venues such as the [[UFO Club]] were hosting counter-cultural bands, this was certainly the biggest indoor event at the time. Performers included headlining act [[Pink Floyd]], [[The Pretty Things]], [[Savoy Brown]], [[The Crazy World of Arthur Brown]], [[Soft Machine]], [[The Move]] and [[Sam Gopal|Sam Gopal's Dream]] (featuring Sam Gopal, Mick Hutchinson and Pete Sears).-->


==Acesso==
==Acesso==

Revisão das 03h29min de 18 de setembro de 2009

O Alexandra Palace visto de sul, em Janeiro de 2007.

Instalado no Alexandra Park, o Alexandra Palace foi construido numa área que se estende por Wood Green e Muswell Hill, no Norte de Londres, Inglaterra, em 1873, como um centro público de recreação, educação e entretenimento e como um contraponto no Norte de Londres ao Crystal Palace, no Sul de Londres.

Vista geral

O Alexandra Palace visto de oeste, mostrando o lado exterior do Palm Court.

O Great Hall (Grande Hall) e o West Hall (Hall Oeste) são usados como centro de exposições e centro de conferências operado pelo braço comercial do charitable trust, que é proprietária do edifício e do parque em nome do público. Também possui um ringue de patinagem no gelo.

O palácio é, desde 1995, um listed building classificado com o Grau II. Desenhado para ser "O Palácio do Povo" e, mais tarde, alcunhado (alegadamente por Gracie Fields)[1] como Ally Pally, tornou-se, em 1936, no quartel-general do primeiro serviço público regular de "alta definição" no mundo[2], operado pela BBC. A estação de televisão do Alexandra Palace estava localizada no local e a sua iconográfica torre de rádio ainda está em uso. Os Estúdios A e B originais ainda sobrevivem na ala sudeste com as suas galerias dos produtores e são actualmente usados para exibir equipamento televisivo histórico original. Demonstrações ocasionais em VHF standart original de 405 linhas também podem ser transmitidas a partir da torre no futuro. O teatro vitoriano original, com a sua maquinaria de palco, ainda sobrevive. O teatro e a estrutura de palco está inscrito o registo de "Edifícios em Risco" do English Heritage. Existe, neste momento, uma aplicação para actualizar a listagem pela Hornsey Historical Society[3], a qual conseguiu a listagem do palácio com o Grau II (contra a oposição do conselho de tutores de Haringey), e pela BBC.

Umplano comercial para o desenvolvimento do edifício que o tornaria num complexo de lazer, incluindo hotel, substituição da pista de gelo, cinema, pista de bowling e centro de exposições, encontrou oposição de grupos de público e foi bloqueada pelo Supremo Tribunal em Outubro de 2007.

História

Estrutura do tecto do Alexandra Palace.

A Great Northern Palace Company tinha sido estabelecida em 1860, mas estava incapacitada de conseguir o financiamento para o projecto. No entanto, a ideia sobreviveu e, no dia 23 de Julho de 1863, o Alexandra Park abriu ao público. Recebeu o nome em homenagem a Alexandra da Dinamarca, que tinha casado com o Príncipe Eduardo, o Príncipe de Gales, quatro meses antes. A construção do palácio começou em Setembro de 1865, mas segundo um desenho diferente da estrutura de vidro proposta inicialmente pelo arquitecto Owen Jones.

O palácio cobre 30.000 m2 (7,5 acres). Em 1871 começaram os trabalhos numa linha de caminho de ferro para ligar o local à Highgate Station. As obras, tanto na linha como no palácio, ficaram concluidas em 1873, sendo o Alexandra Palace e Parque inaugurados no dia 24 de Maio desse mesmo ano. Sims Reeves cantou no dia de inauguração perante uma audiência de 102.000 pessoas[4]. No entanto, apenas dezasseis dias depois, um incêndio destruiu o palácio, matando três membros do pessoal. Apenas as paredes exteriores sobreviveram. O fogo destruiu uma Colecção de Cerâmica e Porcelana Inglesa, emprestada para exposição, que compreendia 4.700 elementos de valor histórico e intrínseco[5].

Com o típico vigor vitoriano, o palácio foi rapidamente reconstruido e reinaugurado no dia 1 de Maio de 1875. O novo palácio continha um salão de concertos galerias de arte, um museu, um salão de leituras, uma biblioteca, uma sala de banquetes e um teatro. Foi construida uma piscina ao ar livre na base da colina no parque circundante; a piscina á encerrou á muito e poucos vestígios restam, com excepção de algumas canas. Os terrenos incluiam uma pista de corridas com tribuna (Alexandra Park, a qual encerrou em 1970), uma aldeia japonesa, uma montanha russa, um lago com barcos e um campo de golfe de nove buracos. Um clube desportivo, o Alexandra Park Cricket and Football Club também jogou no interior dos terrenos (no meio da antiga pista de corridas) a partir de 1888. O órgão Willis instalado em 1875 (vandalisado em 1918, restaurado e reinaugurado em 1929) ainda funciona, mas a sua recuperação está em curso. Na sua forma restaurada em 1929, a obra prima do pai Willis foi declarada, por Marcel Dupré, como o melhor orgão de concertos da Europa[6]

Em 1900, os proprietários do palácio e parque foram ameaçados no sentido de vendê-los para redesenvolvimento, mas um consórcio de autoridades, liderado pelo Conselho do Distrito Urbano de Hornsey, conseguiu reunir dinheiro suficiente para comprar a propriedade em cima da hora. Foi constituida uma instituição de caridade pela Acta do Alexandra Park and Palace (Propósitos Públicos), de 1900; representantes das autoridades locais compradoras tornaram-se curadores com o dever de manter o palácio e o parque "disponível para o livre uso e recreação do público para sempre". É esta obrigação que o actual curador, o Conselho de Haringey, está actualmente a tentar anular, com receio de protestos[7], com a venda de todo o palácio a um promotor comercial[8]. O palácio passou pata as mãos do Conselho da Grande Londres em 1967, com a ressalva de que deveria ser usado inteiramente para fins caritativos, e a sua tutela foi transferida para o Conselho de Haringey em 1980.

O edifício tem uma história rica; por exemplo, durante a Primeira Guerra Mundial, o parque foi encerrado e o palácio e terrenos foram usados como um campo de internamento para civis alemães.

Placa comemorando o local de nascimento do primeiro serviço de televisão regular do mundo.

Em 1935, os curadores arrendaram parte do palácio à BBC para uso como centro de produção e transmissão para o seu novo BBC Television Service. A antena foi desenhada por Charles Samuel Franklin, da Companhia Marconi. A primeira transmissão pública de televisão em alta definição no mundo foram feitas a partir deste sítio em 1936. Foram instalados dois sistemas em competição, o sistema Marconi-EMI de 405 linhas e o sistema Baird de 240 linhas, cada um com o seu estúdio de transmissão, os quais foram transmitidos em semanas alternadas até que o sistema de 405 linhas foi escolhido em 1937. O palácio continuou como principal centro de transmissões da BBC para Londres até 1956, com uma interrupção causada pela Segunda Guerra Mundial, quando o transmissor encontrou um uso alternativo de interferênca nos sistmas denavegação dos bombardeiros alemães (diz-se, embora sem provas fundamentadas, que apenas 25% dos raides aéreos sobre Londres foram efectivos devido a essas transmissões). Em 1944, um doodlebug alemão explodiu no lado de fora do extremo ocupado pelo órgão no Grande Hall e abalou a rosácea, deixando o órgão exposto aos elementos[9]. Entre 1947 e 1948 o Ministério das Obras Públicas contratou uma equipa, na qual se incluia o arquitecto E.T. Spashett, para facilitar as reparações no edifício, incluindo a substituição da rosácea[10].

No início da década de 1960, foi feita uma transmissão exterior a partir do topo da torre, durante a qual foi observada e descrita a primeira passagem dum satélite pelo céu de Londres. Depois disso, a torre continuou a ser usada para novas transmissões até 1969 e para a Universidade Aberta até ao início da década de 1980. O mastro da antena ainda se mantém de pé e ainda é usado para a transmissão da televisão analógica local, para o rádio comercial local e para as trasmissões de DAB. O principal transmissor de televisão de Londres está situado no Crystal Palace, no Sul de Londres.

No início de 1980, o Conselho de Haringey Council tomou a gestão do Alexandra Palace ao GLC e decidiu renovar o edifício. No entanto, apenas seis meses depois, no dia 10 de Julho, um par de dias depois do Great British Beer Festival (Grande Fetival Britânico da Cerveja) e do Capital Radio's Jazz Festival (Festival de Jazz da Rádio Capital), um segundo e desastroso incêndio começou sob o órgão e espalhou-se rapidamente, destruindo metade do edifício. Uma vez mais, as paredes exteriores sobreviveram e as partes orientais, incluindo o teatro, o estúdio da BBC e o mastro aéreo, foram salvas. Neste incêndio, parts do famoso órgão foram destruidas. No entanto, e por um feliz acaso, o instrumento tinha sido desmantelado para reparação, pelo que algumas partes (incluindo quase todos os tubos) estavam guardados longe do edifício. Alguns dos danos no palácio foram reparados imediatamente, mas o Conselho de Haringey gastou excessivamente nos restauros, criando um défice de 30 milhões de libras. Foi, então, reaberto ao público em 1988 sob uma nova equipa de administração liderada por Louis Bizat. Mais tarde, o Conselho foi severamente criticado pelos seus gastos excessivos num relatório feito pelo Project Management International[11]. Isto foi seguido pela decisão do Procurador Geral, em 1991, que considerou os gastos excessivos do Conselho enquanto curador como ilegal e que, portanto, não poderia ser cobrado à caridade. O Conselho, durante alguns anos, não aceitou este parecer politicamente embaraçoso, mantendo, pelo contrário, a versão de que a caridade "devia" os 30 milhões de libras ao Conselho, cobrando juros compostos ao que chamou de "dívida" (o que acabou por ascender a uma soma de 60 milhões de libras), tentando recuperar o valor pondo todo o palácio à venda - uma política dos seus sucessores ainda está a tentar levar este plano por diante, apesar deste ter sido travado pelo Supremo Tribunal em 2007.

A antiga estação de caminho de ferro de Alexandra Palace, dominada pelo próprio palácio. Actualmente é um centro comunitário.

Em 1990 foi instalada uma pista de gelo. Pensada, inicialmente, para a patinagem pública, também tem acolhido equipas de hóquei no gelo, incuindo os Haringey Racers, os Haringey Greyhounds e, por pouco tempo, os London Racers[12]. Durante a década de 1960, o palácio albergou uma pista de patinagem sobre rodas.

O teatro foi grandemente alterado no início da década de 1920, com o director geral, W. J. MacQueen-Pope, gastou o dinheiro de reparação de guerra renovando o auditório. Abandonou a maquinaria sob o palco que produzia os efeitos necessários no melodrama vitoriano; alguma da maquinaria está preservada e existe um projecto que prevê o restauro duma parte de forma a que possa funcionar. Depois dessas mudanças, o teatro foi arrendado por Archie Pitt, então marido de Gracie Fields, que apareceu no teatro. Fields também atraiu uma audiência de cinco mil pessoas ao Hall para um evento de caridade. No entanto, depois que a BBC arrendou a parte oriental do palácio, o teatro apenas foi usado apenas como espaço de armazenamento de adereços.

Em Junho de 2004, tiveram lugar no teatro as primeira apresentações em cerca de setenta anos; primeiro no seu vestíbulo e depois, no dia 2 de Julho, no próprio teatro. Apesar das condições estarem longe das ideais, a audiência pôde ver o potencial deste enorme espaço – originalmente com capacidade para 3000 lugares sentados, actualmente não pode ser licenciado para mais dum par de centenas. Pretende-se que o teatro venha a ser reaberto um dia, mas antes disso são requeridos dispendiosos restauros. Nunca mais atingirá uma capacidade de 3000 lugares sentados (até porque foi removido um balcão na primeira metade do século XX como precaução em caso de incêndio, quando ali começaram a ser exibidos filmes), mas parece provável que, um dia, será alcançada uma capacidade superior a 1000 lugares. Em 2005, foi planeada no teatro uma importante temporada da companhia teatral Complicite, mas o projecto, que teria incluido algumas reparações e trabalhos de acesso, foi cancelado devido aos custos superiores ao previsto inicialmente[13].

Os planos pensados pelos actuais curadores, o Conselho de Haringey, para substituir todos os usos de caridade por fins comerciais através dum arrendamento comercial de todo o edifício, incluindo um casino, têm encontrado uma oposição pública e legal [14] e, no dia 5 de Outubro de 2007, no Supremo Tribunal, o Sr. Justice Sullivan concordou com um pedido de Jacob O'Callaghan, um residente de Londres, para revogar a ordem da Comissão de Caridade, a qual autorizava o arrendamento por 125 anos de todo o edifício à Firoka Ltd[15].

Eventos famosos

Todos os anos, em Novembro, é realizada uma grande exibição de fogos de artifício como parte das celebrações da Bonfire Night de Londres.

Década de 1960

Acesso

  • Estação de caminho de ferro mais próxima: Alexandra Palace;
  • Estação do Metropolitano de Londres mais próxima: Wood Green;
  • Endereço: Alexandra Palace, Alexandra Palace Way, London N22 7AY.

Referências

  1. nytimes.com
  2. O Sistema de televisão de 405 linhas usado pelo sistema Marconi-EMI era considerado de "alta definição" na época, quando comparado com o sistema Baird de 240 linhas.
  3. Hornsey Historical Society
  4. C. E. Pearce, Sims Reeves: Fifty Years of Music in England (Stanley Paul, Londres 1924), 307.
  5. Arthur Hayden, Spode and His Successors (Cassell, Londres 1925), pp. 12, 90.
  6. Felix Aprahamian, The Alexandra Palace Organ, Sleevenote to HMV HQM 1199 (Hayes 1970).
  7. saveallypally.com
  8. Ham & High
  9. Aprahamian 1970, loc. cit.
  10. Informação dos arquivos de E.T. Spashett (a serem doados aos arquivos RIBA em 2009, depois de catalogação).
  11. Project Management International plc, Alexandra Palace: Report for the London Borough of Haringey (1990)
  12. Martin C. Harris, Homes of British Ice Hockey
  13. Gillespie, Ruth (8 de fevereiro de 2005). «Complicite scraps plans for Alexandra Palace rebirth». The Stage News. The Stage. Consultado em 25 de junho de 2008. A companhia tinah anunciado planos para uma renovação de 500.000 libras no edifício do século XIX no ano passado, mais de 65 anos depois do local ficar às escuras, e planeou ocupar o espaço por 12 semanas na primavera. Np entanto, a Complicite foi forçada a abandonar os seus propósitos depois dos custos do trabalho de segurança essencial no auditório de 2.500 lugares ter disparado de 160.000 para 310.000 libras. 
  14. [1]
  15. «Court rejects £55m Palace plans». BBC News. bbc.co.uk. 5 de outubro de 2007. Consultado em 25 de junho de 2008. Firoz Kassam, o antigo chairman do Oxford United Football Club, quer renovar os halls de exposição do edifício, acrescentar um hotel de 150 quartos, casino, bares e restaurantes, e providenciar instalações píblicas de laser no local. Mas na sexta-feira, o juiz revogou uma ordem da Comissão de Caridade, a qual permitia aos curadores entrar num arrendamento de 125 anos com a companhia de desenvolvimento do Sr. Kassam, o Grupo Firoka. O Sr. Justice Sullivan disse que os detalhes de arrendamento não foram dados a tempo para consulta pública, pelo que todo o processo de consulta deve ser reaberto. 

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alexandra Palace