Elvas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 345: Linha 345:


*[[Ficheiro:Flag of Spain.svg|20px|]] [[Badajoz]] ([[Espanha]])
*[[Ficheiro:Flag of Spain.svg|20px|]] [[Badajoz]] ([[Espanha]])
*[[Ficheiro:Flag of Spain.svg|20px|]] [[Olivença]] ([[Espanha]])
*[[Ficheiro:Flag of Portugal.svg|20px|]] [[Olivença]] ([[Portugal]])


=={{Ligações externas}}==
=={{Ligações externas}}==

Revisão das 14h31min de 2 de novembro de 2009

 Nota: Para outros significados, veja Elvas (desambiguação).
Elvas
Brasão de Elvas Bandeira de Elvas

Localização de Elvas

Gentílico Elvense
Área 631,04 km²
População 23 361 hab. ((2001))
Densidade populacional 37 hab./km²
N.º de freguesias 11
Fundação do município
(ou foral)
1229
Região (NUTS II) Alentejo
Sub-região (NUTS III) Alto Alentejo
Distrito Portalegre
Província Alto Alentejo
Orago Senhor Jesus da Piedade
Feriado municipal 14 de Janeiro
Código postal 7350
Sítio oficial CM Elvas
Município de Portugal

Elvas é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 15 500 habitantes (2001).[1]

É sede de um município com 631,04 km² de área e 23 361 habitantes (2001), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arronches, a nordeste por Campo Maior, a sudeste pelos municípios espanhóis de Badajoz e de Olivença, a sul pelo Alandroal e por Vila Viçosa e a oeste por Borba e por Monforte.

A Cidade de Elvas é neste momento a terceira maior cidade da Região do Alentejo, apenas atrás de Évora e Beja e é a maior cidade do Distrito de Portalegre e da sub-região do Alto Alentejo, com uma estimativa de cerca de 19 800 habitantes e o concelho cerca de 25 300 habitantes (2009).

Às portas de Espanha, distando apenas 8km (em linha recta) da cidade de Badajoz, Elvas é a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, e a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira".

As Fortificações de Elvas são desde 21 de Maio de 2009, candidatas a Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, sendo estas o maior conjunto de Fortificações Abaluartadas do Mundo. Elvas é também conhecida como "Cidade Monumental", "Cidade-Museu" ou "Cidade Museológica".

História

Os Godos e os Celtas terão sido os primeiros povoadores desta autêntica "cidade-fortaleza", que hoje se estende para além das suas muralhas em forma de estrela.

Ás portas de Espanha, distando apenas 8 quilómetros da cidade de Badajoz, Elvas é a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa e a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira".

Os Romanos deram-lhe o nome “Helvas” e onde se mantiveram até ao ano de 714, altura em que os Árabes a dominaram, deixando estes primeiros tantas marcas da sua presença que algumas ainda perduram até aos nossos dias.

No reinado de D. Afonso Henriques, mais precisamente em 1166, Elvas foi conquistada aos Mouros pela primeira vez. Posteriormente foi reconquistada e perdida de novo, sendo integrada definitivamente em território português por D. D.Sancho II, em 1229.

O primeiro foral foi-lhe outorgado no mesmo ano, por D. Sancho II; teve um novo foral em 1513, concedido por D. Manuel I de Portugal, que marcou a elevação de Elvas à categoria de cidade.

A 14 de Janeiro de 1659, as suas linhas de muralhas e os fortes de Santa Luzia e da Graça tiveram um papel defensivo importante no desfecho da Guerra da Restauração, na Batalha das Linhas de Elvas.

Património Histórico

Militar

Religioso

Sé de Elvas (antiga) - capela-mor; data: 1734; autoria: José Francisco de Abreu

Civil

Aqueduto de Elvas

Arqueológico

Outros

Saúde

Principais meios de Saúde de Elvas:

Hospital:

  • O Hospital de Santa Luzia, foi inaugurado em meados do mês de Março do ano de 1994 e está construido nos terrenos da Fundação Materno-Infantil Mariana Martins nome da maternidade do hospital. O Hospital de Santa Luzia de Elvas está implantado num terreno com área total de 15.000 m², sendo a área de construção de 10.173 m². Está integrado na ULSNA - Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, é um hospital bastante informatizado ligado à internet banda larga e com grande qualidade. Em 2004 foi cognominado por Agentes Especiais de Saúde de Espanha com o titulo de "Hospital do Futuro". Este hospital é servido por duas viaturas de INEM e pelas ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Elvas e do Núcleo de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, entre outras corporações. Foi inaugurado à pouco menos de um ano, o Hospital de Dia e a Unidade de Convalescença da Diabetes. O Hospital de Santa Luzia de Elvas é um dos quatro hospitais regionais do Alentejo, para além do hospital de Évora, Portalegre e Beja. Algumas das corporações que utilizam são: Elvas, Campo Maior, Monforte, Vila Viçosa, Borba, Arronches, Alandroal, Estremoz e Portalegre, mas este hospital serve como "hospital central" para cerca de 100 000 habitantes, não só dos municípios referidos anteriormente.

Antigos Hospitais da Cidade de Elvas:

  • Hospital Distrital de Elvas
  • Hospital da Misericordia de Elvas
  • Hospital Militar de Elvas

Maternidade:

Centro de Saúde:

  • O Centro de Saúde de Elvas foi inaugurado em 1998 e é um dos melhores e maiores centros de saúde do Alentejo.

Educação

Básicas 2º e 3º ciclo:

Secundárias:

Superiores:

Desporto e Outros

Desportos Radicais:

Estádios e Campos:

Pavilhões:

Piscinas:

- Parque Aquático de Verão

Cavalos:

  • Centro Hípico de São Brás - Elvas
  • - Alojamento para 60 Cavalos
  • - 28 Boxes
  • - Campo de Obstáculos
  • - Campo de Provas
  • - Pista de Treinos
  • - Picadeiro Coberto
  • - Picadeiro Descoberto
  • - Picadeiro de Volteio

Caça:

Praças de Touros

Pavilhões Multiusos

Geografia

Clima

Elvas não é excepção em relação à monotonia das características alentejanas.

Assim, o clima, de feição Clima mediterrânico, apresenta aqui uma secura estival acentuada e um Outono e Inverno pluviosos (obviamente, não tão pluviosos como em certas regiões do país, de superior altitude ou mais próximas da influência oceânica.

Deste modo, os Verões apresentam temperaturas bastante elevadas chegando facilmente a atingir os 45°C (máximo registado 50°C em Julho de 2006) e em contrapartida, os Invernos são muito frios e com frequentes geadas (muitas vezes atingem-se temperaturas negativas durante as noites e queda de granizo), o que determina uma amplitude de variação térmica anual de cerca de 20°C.

Demografia

População do concelho de Elvas (1801 – 2003)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2003
16.963 15.425 21.548 24.711 28.562 24.981 24.474 23.361 22.691

Cultura

Museus

Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Elvas foi recentemente remodelada, num investimento de 2,7 milhões de euros, e é agora considerada uma das mais modernas de Portugal.

No 1.º piso do prédio, encontramos as dependências para o pessoal e tem a entrada para a descarga de novas aquisições e o seu tratamento. No 2.º piso, está a recepção, uma sala polivalente onde pode funcionar um auditório para 100 pessoas, e o espaço de bar/cafetaria, instalado no pátio interior e incluindo um espaço de esplanada para se poder desfrutar o ar livre. O 3.º piso do edifício tem diversas áreas: o espaço infantil, onde a sala do conto assume uma grande vivacidade, conferida pelas cores garridas da decoração; a sala multimédia, com televisão, leitores de DVD e de CD áudio, além de acesso à Internet; mais à frente, encontramos a sala principal de empréstimo para adultos.

Coliseu de Elvas

Inaugurado a 28 de Setembro de 2006, o Coliseu José Rondão Almeida de Elvas é das poucas infra estruturas no eixo Lisboa-Madrid com dimensão para grandes eventos e uma capacidade da ordem dos 7.000 espectadores.

Destaca-se na sua construção a cobertura amovível que permite a realização de uma panóplia de eventos bastante alargada, de touradas a torneios de basquetebol, passando pelos concertos musicais, galas e congressos. Diz-se até que com estas características não há nenhum entre Lisboa e Madrid.

Nos cerca de 50 eventos organizados entre Setembro de 2006 e Outubro de 2009, estiveram contabilizados cerca de 210.000 espectadores.

Ficheiro:Coliseu Elvas.jpg

Centros Comerciais

O principal centro de comércio da cidade encontra-se no centro histórico, onde as principais lojas de marca e outras estão espalhadas por variadas ruas, constituindo um centro comercial aberto, como por exemplo: Rua de Alcamim (esta rua possui de um sistema de microclima, que faz com que se a temperatura passar dos 30°C a rua seja refrescada com um sistema instalado em 2009 de pulvorização), Rua da Carreira, Rua da Feira, Rua da Cadeia, Rua de Olivença, Rua de Évora, Rua Alferes Cristóvão Pinto, Rua de São Lourenço, Praça da República, Praça 25 de Abril, etc. Também na zona da cidade-jardim se encontram um largo número de lojas, agências bancárias, restaurantes, pastelarias, pizzarias, bares, etc.

Depois existem também os variados hipermercados, como: Modelo (com Worten e Modalfa), Intermarché (com Telepizza, TMN e outras lojas), Lidl, Minipreço, Lojas Alentejo, Fonte Nova, Marvanejo, PagaPouco e Pingo Doce (em construção).

O "grande" sueco, IKEA esteve quase a ser instalado em Elvas, acabando depois por ficar em Badajoz.

Já se ouviram rumores de que a cadeia de hipermercados Feira Nova, também estava interessada em instalar-se na cidade raiana. O mesmo de ouve do hipermercado Eleclerc, e do carpintaria MaxMat. Está em remodelação o antigo espaço da Macmoda para a abertura da sapataria Seaside e do espaço CASA.

Certames

Há com alguma regularidade diversos certames no concelho de Elvas, no Centro de Negócios Transfronteiriço, das quais se destacam:

  • Feira das Oportunidades
  • Feira da Natureza
  • Feira das Ervas Naturais
  • Feira do Património - "Patrimonius"
  • Feira dos Produtos Regionais do Alentejo e da Extremadura Espanhola
  • Feira das Antiguidades
  • Exposição Internacional de Felinicultura
  • Exposição Internacional Canina
  • Exposição Automóveis Usados
  • Expo Noivos
  • Festival Medieval

Economia

No concelho predominam as actividades ligadas ao sector terciário, seguidas pelas do secundário, com as indústrias de descasque de arroz, de conservas de tomate e das famosas azeitonas, e só depois pelas do primário.

Na agricultura destacam-se os cultivos de azeitona, cereais para grão, de prados temporários e culturas forrageiras, de culturas industriais, de pousio, de olival e de prados e pastagens permanentes. A pecuária tem também alguma importância, nomeadamente na criação de aves, ovinos e bovinos.

Quase 18% (1588 ha) do seu território está coberto de floresta.

Recentemente, foi anunciada a construção da Plataforma logística de Elvas / Caia pelo Governo. Serão investidos €59.000.000 (cinquenta e nove milhões de euros), 52 na plataforma e 7 em acessibilidades. A área disponível abrange 38 hectares, sendo que a área de expansão vai até aos 22 hectares. A plataforma vai incluir áreas logísticas multifunções, especializada e de transformação, terminal ferro-rodoviário e serviços de apoio a empresas e veículos. A plataforma do Caia visa alargar o hinterland dos portos de Lisboa, Setúbal e Sines e dinamizar a actividade económica da região do Alentejo através da captação de investimento português e espanhol para o interior alentejano e do incentivo à indústria local, facilitando a distribuição da sua produção nos mercados alvo.

Imprensa

Organização administrativa

Administração municipal

O município de Elvas é administrado por uma Câmara Municipal composta por 7 vereadores. Existe uma Assembleia Municipal, que é o órgão deliberativo do município, constituída por 21 deputados municipais.

Nas eleições de 11 de Outubro de 2009, a composição dos órgãos autárquicos ficou a ser a seguinte:

Órgão PS MUDE (PSD/CDS-PP) PCP BE
Vereadores da Câmara Municipal 6 1 0 0
Deputados da Assembleia Municipal 15 5 0 1

Foi eleito Presidente da Câmara (pelo PS), com maioria absoluta (68.24%), pelo quinto mandato consecutivo, José António Rondão de Almeida.

Freguesias

As Freguesias de Elvas são as seguintes:

Cidades irmãs (ou cidades gémeas)

Ligações externas

Referências

  1. «UMA POPULAÇÃO QUE SE URBANIZA, Uma avaliação recente - Cidades, 2004». Instituto Geográfico Português  Parâmetro desconhecido |accessano= ignorado (ajuda);

Predefinição:ConcelhosPortalegre