Fliscorne: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
LijeBot (discussão | contribs)
clean up - imagem > ficheiro, Replaced: [[Imagem: → [[Ficheiro:, utilizando AWB
m Bot: Adicionando: oc:Bugle
Linha 39: Linha 39:
[[nl:Bugel]]
[[nl:Bugel]]
[[no:Flygelhorn]]
[[no:Flygelhorn]]
[[oc:Bugle]]
[[pl:Skrzydłówka]]
[[pl:Skrzydłówka]]
[[ru:Флюгельгорн]]
[[ru:Флюгельгорн]]

Revisão das 23h04min de 2 de novembro de 2009

O fliscorne (do inglês flugelhorn, nome disseminado no Brasil; em alemão Flügelhorn) é um instrumento de sopro do grupo dos metais da família dos trompetes, porém tendo uma campânula mais cônica, em contraposição à do trompete, que é mais cilíndrica, e sua volta do tubo é também mais espaçosa.

A origem do nome Flügelhorn vem do alemão flügel (asa; ala) e horn (chifre; corne; trompa). O instrumento foi originalmente concebido nos meios militares, para comandar as alas da infantaria e da cavalaria, de maneira análoga a uma corneta.

Ao princípio, era recurvado em forma de meia-lua e mais tarde tornou-se enrolado de maneira semelhante ao trompete mas com tubo cónico. Como instrumento antigo de chaves, mais tarde substituídas por pistões.

Um Fliscorno, ou Flugelhorn, de pistões

O mesmo instrumento com outra definição

O fliscorne é um instrumento musical com um timbre diferenciado, mais suave, com afinação em Si bemol (figura ao lado), fabricado com tubo de bitola interna menor com relação ao trompete. A sua campânula é mais larga, que gera uma sonoridade mais aveludada e introspectiva, porém dotada de menos projeção do som; também apresentando uma volta do tubo mais espaçosa.

No jazz, vários artistas do trompete alternativamente dedicam-se a este instrumento musical. Alguns dos mais conhecidos são Freddie Hubbard, Clark Terry e Shorty Rogers. O trompetista que usou largamente o fliscorne com muito êxito foi Chet Baker: seu disco Baker's Holliday foi gravado com fliscorne.

Ligações Externas

  • [1] - Trumpet Masters o primeiro forum de trompete brasileiro
Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.