Saltar para o conteúdo

General de exército: diferenças entre revisões

1 792 bytes adicionados ,  16h46min de 4 de novembro de 2009
sem resumo de edição
m
'''General de exército''' ou '''general-de-exército''' (GenEx) é oum maistítulo altousado postoem dovários países para designar um [[Exércitooficial Brasileirogeneral]], emnominalmente, tempoencarregue de comandar um [[pazexército]]. Umem general-de-exércitocampanha. éNos denominadopaíses general de quatro estrelas.onde Atualmenteexiste, existemo quatorze cargosposto de general- de-exército no exército eé, maisnormalmente, uma cargomaior nopatente [[Ministériomilitar daem Defesatempo (Brasil)|Ministériode da Defesa]]paz.
 
Teoricamente, a patente de general de exército seria imediatamente superior à de [[general de corpo de exército]]. No entanto, nos países onde não existe a patente de general de corpo de exército, a patente de general de exército é imediatamente superior à de [[general de divisão]].
 
A patente "general '''''de''''' exército" não deve ser confundida com a patente de "[[general do Exército|general '''''do''''' Exército"]], existente em outros países. Esta última patente é equiparada a [[marechal]], nos países que não dispôem desta patente. Enquanto que, teoricamente, um general de exército comandaria apenas um exército individual (grande unidade de campanha, composta por vários [[corpo de exército|corpos de exército]]), um general do Exército comandaria a totalidade de um exército nacional (todas as forças terrestres de um país).
 
 
==Insígnias e distintivos de general de exército==
<gallery widths="160px" perrow="5">>
Imagem:Gjeneral armat.gif|Forças Armadas da Albânia<br>(''Gjeneral armat'')
Imagem:General exercito.gif|Exército Brasileiro<br>(General-de-exército)
Imagem:CZ-Army-OF9.gif|Exército da República Checa<br>(''Armádní generál'')
Imagem:FR-Army-OF9.gif|Exército de Terra Francês<br>(''Général d'armée'')
Imagem:Rus general army.gif|Forças Terrestres da Federação Russa<br>(''Generál ármii'')
</gallery>
 
 
==Brasil==
General-de-exército (GenEx) é o mais alto posto do [[Exército Brasileiro]] em tempo de [[paz]]. Um general-de-exército é denominado general de quatro estrelas. Atualmente, existem quatorze cargos de general-de-exército no exército e mais um cargo no [[Ministério da Defesa (Brasil)|Ministério da Defesa]].
 
Eles integram, juntamente com o [[Anexo:Lista de ministros do Exército do Brasil|comandante do Exército]], o [[Alto Comando do Exército]], que toma as principais decisões da Força Terrestre. Em tempo de [[Guerra]], existe o posto de [[marechal]].
 
 
==Referências==
*[http://audaces.blogs.sapo.pt/4784.html SOBRAL, J., ''Postos e Cargos Militares Portugueses'', Audaces, 2008]
 
 
=={{Ver também}}==
*[[Exército Brasileiro]]
*[[General de corpo de exército]]
 
{{esboço-exército brasileiro}}
 
[[Categoria:Exército Brasileiro]]
{{seminterwiki}}
 
[[en:Army General (France)]]
[[fr:Général d'armée]]
[[ru:Армейский генерал (Франция)]]
Utilizador anónimo