Lago Tuz: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
Dako1 (discussão | contribs)
Linha 39: Linha 39:
[[Categoria:Lagos endorreicos]]
[[Categoria:Lagos endorreicos]]


[[bg:Туз (езеро)]]
[[cs:Tuz]]
[[cs:Tuz]]
[[de:Tuz Gölü]]
[[de:Tuz Gölü]]

Revisão das 01h45min de 12 de novembro de 2009

Lago Tuz
Lago Tuz
Lago Tuz
Localização
Coordenadas
País  Turquia
Características
Tipo Lago endorreico
Altitude 905 m
Área * 1500 km²
Mapa do Lago Tuz
Mapa do Lago Tuz
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O Lago Tuz (em turco: Tuz Gölü, que significa "lago de sal") é o segundo maior lago da Turquia, e fica na região da Anatólia central, 105 km a nordeste de Konya e 150 km a sudeste de Ankara. Durante a maior parte do ano, este lago salgado e pouco profundo cobre uma área de 1500 km². Normalmente tem 80 km de comprimento e 50 km de largura, a uma altitude de 905 m. A área que cobre é dividida entre as províncias turcas de Ankara, Konya e Aksaray.

O lago ocupa uma depressão tectónica na meseta central da Turquia, e é alimentado por dois cursos de água de importância. É um lago endorreico, sem saída. Durante o verão a maior parte da água evapora e deixa a descoberto uma capa de sal com uma espessura média de 30 cm. No inverno parte do sal volta a dissolver-se na água que entra.

O sal gera grande actividade industrial na região, especialmente no que se refere ao seu processamento e refinação, chegando a produzir-se 70% do sal consumido na Turquia. Existe também actividade agrícola nos arredores, excepto na zona sul e sudoeste do lago, por causa das inundações periódicas de água salgada.

Em 2001 o lago Tuz foi declarado zona de alta protecção, incluindo toda a superfície do lago, pântanos circundantes e algumas importantes áreas de estepe dos arredores. A principal colónia de crias do flamingo Phoenicopterus rubber pode encontrar-se num grupo de ilhas da zona sul do lago. A espécie Anser albifrons mantém a segunda maior colónia de crias, e outras aves mantêm populações significativas nos arredores, como o peneireiro-das-torres Falco naumanni.