The Rasmus: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Wutsje (discussão | contribs)
rv cross wiki link spam - see http://toolserver.org/~luxo/contributions/contributions.php?user=78.14.32.23&blocks=true&lang=
Linha 140: Linha 140:
*[http://www.playgroundmusic.com Playground Music Scandinavia]
*[http://www.playgroundmusic.com Playground Music Scandinavia]
*[http://allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=11:11dqoa8auijb The Rasmus] no [[Allmusic]]
*[http://allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=11:11dqoa8auijb The Rasmus] no [[Allmusic]]
*[http://www.therasmus-hellofasite.it/ The Rasmus Hellofasite]





Revisão das 15h07min de 18 de novembro de 2009

Predefinição:Info artista musical O The Rasmus é uma banda de rock alternativo da Finlândia, formada por um quarteto de jovens em 1994. Eles tocavam em festas escolares. Atualmente, o The Rasmus tem sete álbuns e duas coletâneas, e é considerada uma das melhores bandas finlandesas e europeias. No entanto, somente a partir do quinto álbum, Dead Letters, que a banda ganhou reconhecimento mundial.

Biografia

Formação

O Rasmus era inicialmente formado por Lauri Ylönen (vocal/violão), Pauli Rantasalmi (guitarra), Eero Heinonen (baixo) e Janne Heiskanen (bateria). Depois de uma "era underground" fazendo shows em festas escolares, os jovens integrantes de apenas 16 anos assinam com a Warner Music Finland, onde lançam o primeiro álbum.

Primeiro álbum e a sequência

O álbum de estréia do Rasmus foi lançado em fevereiro de 1996, intitulado Peep. Neste mesmo ano, a banda faturaria o disco de ouro com o álbum. Naquele ano, a banda fez cerca de 100 shows, incluindo em festivais na Finlândia, Rússia e Estônia.

As músicas deste e dos dois próximos álbuns não têm absolutamente nada a ver com o atual estilo musical da banda. Trata-se de um pop rock bem animado, divertido e "bobo", até mesmo na maioria das traduções. Na música "Postman", por exemplo, Lauri fala de um carteiro e da dupla Batman & Robin ao mesmo tempo. Já na canção "Shame", ele faz uma crítica às drogas. Alguns destaques do álbum — "Life 705", "Myself", "Shame" e "Funky Jam", que fora o único videoclipe deste primeiro álbum.

Em 1997, o segundo álbum do Rasmus, Playboys, é lançado. Este que lhes rendeu um "Emma" de revelação, o Grammy finlandês. O álbum segue o mesmo estilo do anterior. Destaques do álbum para: "Blue", "Sophia", "Sold" e "Playboys", a única que ganhou videoclipe no álbum. O Playboys hoje é considerado, na opinião da maioria dos fãs, o pior da carreira da banda.

The Rasmus em Bochum, 2005

O terceiro álbum de estúdio Hell of a Tester, que é uma "continuação" dos álbuns anteriores, é lançado em 1998. A música "Liquid", o único clipe do álbum, fora escolhida como o single do ano na Finlândia. Principais faixas: "Liquid", "Every Day" e "City of Dead". No ano seguinte, em 1999, o Rasmus sofria uma baixa: o baterista Janne resolvera deixar a banda para seguir projetos paralelos. Fora substituído por Aki Hakala e, a partir de então o Rasmus começaria uma nova fase na sua carreira.

A partir do lançamento do álbum Hell of a Collection, em 2001, o Rasmus ganha um "The" e passa a se chamar The Rasmus. O disco trata-se de uma coletânea lançada pela banda para marcar a fase da banda com o antigo baterista e com o estilo "pop" da banda, que perto da virada do século já estava amadurecendo. A coletânea conta com as principais músicas entre os anos 96 e 98 e com duas faixas extras: "Rakkauslaulu" e "Liquid" (versão demo). A versão de 2004 conta com algumas faixas diferentes, como por exemplo a substituição de Rakkauslaulu e Liquid demo por "F-F-F-Falling" e "Chill", presentes no álbum Into.

O quarto álbum da banda, Into, lançado em 2001, marca o início de uma nova fase do grupo. A banda agora assina com a Playground Music Scandinavia. Logo o novo trabalho renderia discos de ouro e platina para a banda, que não desapontou com a nova fase e o novo baterista. O The Rasmus trabalhou duro fazendo shows na Suécia, Alemanha, Finlândia e Noruega. A banda também acompanhou o HIM e o Roxette em suas turnês na Europa. Em 2002, ganham mais reconhecimento e fazem inúmeros shows por toda Europa. As faixas do álbum contém letras mais melancólicas e mais inspiradas, fruto do amadurecimento dos integrantes. Algo muito diferente dos álbuns antigos, que mostravam o lado "moleque" dos Rasmus. O The Rasmus também lançou o "Into Special Edition", que conta com quatro faixas extras: "Can't Stop Me", "Days", "Used to Feel Before" e "Play Dead", esta última um cover de Björk.

O quinto álbum da banda, Dead Letters, é lançado em 2003, em que abriu as portas para o reconhecimento mundial da mesma. Depois de quatro álbuns sendo lançados na Finlândia e na Europa, finalmente chegara a hora do mundo descobrir o The Rasmus. Dead Letters fora lançado no mundo inteiro, e o primeiro single "In the Shadows" obteve um excelente desempenho. Com canções melodiosas e letras fortes, o The Rasmus faz um estilo diferente do álbum anterior e mais ainda em relação aos três primeiros álbuns. Cinco singles foram lançados, "In The Shadows" tendo sido lançado três versões diferentes de videoclipe, "In My Life", "First Day of My Life", "Funeral Song" e "Guilty". Há algumas faixas extras em outras versões do álbum, como "Everything You Say" e "If You Ever".

No ano de 2005 é lançado o sexto álbum da banda, Hide from the Sun. Canções melancólicas, melodiosas, e fortes letras fazem este álbum, que agora se firma em um estilo alternativo. Houve uma turnê do álbum em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, em novembro de 2006. Três singles foram lançados, "No Fear", "Sail Away" e "Shot", sendo lançado ainda o videoclipe de "Immortal", filmado pelo baixista Eero Heinonen, mostrava toda a energia do The Rasmus em apresentações ao vivo pelo mundo e outras locações, entretanto o videoclipe foi menos comercial uma vez que foi filmado em 36mm, formato incompatível para a maioria das emissoras. Algumas das faixas extras presentes em versões especiais: "Trigger", "Open My Eyes" e "Dancer in the Dark".

O mais recente álbum Black Roses foi lançado no dia 26 de setembro de 2008 após adiamentos. Foi lançado também outras versões trazendo as faixas bônus: "Yesterday You Threw Away Tomorrow", "Livin 'in a World Without You (Acoustic)" e um DVD com os bastidores da gravação deste álbum. O primeiro single foi "Livin' in a World Without You", que foi lançado no dia 10 de setembro, o segundo single "Justify", lançado no dia 30 de janeiro de 2009. A banda lançou a canção "Ghost of Love" em 8 de junho, terceiro single do álbum Black Roses, mas esta foi apenas para as estações de rádio finlandesas, como aconteceu com "Keep Your Heart Broken" em 2005. O próximo single será "Your Forgiveness", sendo que o videoclipe já estaria pronto.

A banda lançará uma nova coletânea intitulada Best of 2001-2009 no dia 25 de novembro de 2009 para comemorar seus 15 anos. Este álbum contará com 17 faixas, entre elas, uma com a participação especial de Anette Olzon da banda Nightwish na canção "October & April" em dueto com Lauri Ylönen. O single será lançado oficialmente no dia 11 de novembro enquanto que o videoclipe estreou no dia 23 de outubro.

Integrantes

Ao longo do tempo

(1994–1998)
(1998–presente)
  • Lauri Ylönen – vocal
  • Eero Heinonen – baixo
  • Pauli Rantasalmi – guitarra
  • Aki Hakala – bateria

Discografia

Lauri Ylönen em concerto em Milão, 2005

Álbuns de estúdio

Coletâneas

Vídeo

Singles

  • 1995 - "1st"
  • 1996 - "2nd"
  • 1996 - "3rd"
  • 1997 - "Blue"
  • 1997 - "Kola"
  • 1997 - "Playboys"
  • 1998 - "Ice"
  • 1998 - "Liquid"
  • 1999 - "Swimming with the Kids"
  • 2001 - "F-F-F-Falling"
  • 2001 - "Chill" (maxi single)
  • 2001 - "Madness"
  • 2002 - "Heartbreaker/Days" (Uma composição das canções "Heartbreaker" e "Days")
  • 2003 - "In the Shadows"
  • 2003 - "In My Life"
  • 2003 - "First Day of My Life"
  • 2004 - "Funeral Song"
  • 2004 - "Guilty"
  • 2005 - "No Fear" (maxi single)
  • 2005 - "Sail Away" (maxi single)
  • 2006 - "Shot"
  • 2006 - "Keep Your Heart Broken" (single somente na Finlândia)
  • 2008 - "Livin' in a World Without You"
  • 2009 - "Ghost Of Love" (single somente na Finlândia)
  • 2009 - "Justify"
  • 2009 - "October & April (feat. Anette Olzon)

Turnês

Anos Turnê Países Cidades Concertos
2003 Dead Letters Tour 29 107 296
2005 Hide from the Sun Tour 36 110 249
2009 Black Roses Tour

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre The Rasmus