Fogueiro: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
nova página: Um '''fogueiro''' é um profissional que opera caldeiras a vapor, conduzindo os fogos e executando a limpeza dos equipamentos. O termo era, sobretudo, e...
 
Linha 27: Linha 27:


{{profissionais da marinha mercante}}
{{profissionais da marinha mercante}}


[[da:Fyrbøder]]
[[de:Heizer]]
[[en:Fireman (steam engine)]]
[[ja:火夫]]
[[no:Fyrbøter]]
[[ru:Кочегар]]
[[fi:Lämmittäjä]]
[[sv:Eldare]]

Revisão das 18h34min de 7 de dezembro de 2009

Um fogueiro é um profissional que opera caldeiras a vapor, conduzindo os fogos e executando a limpeza dos equipamentos.

O termo era, sobretudo, empregue para se referir ao pessoal de marinhagem de máquinas da marinha mercante e aos praças de máquinas da marinha de guerra, na época das embarcações de propulsão a vapor.

Hoje em dia, os fogueiros são, sobretudo, empregues em instalações industriais.


Funções

Compete a um fogueiro operar, regular e vigiar o funcionamento de geradores a vapor, destinados ao fornecimento de força motriz ou ao aquecimento. No âmbito das suas funções, um fogueiro acciona as válvulas ou outros dispositivos de regulação das caldeiras afim manter o nível de água conveniente, alimenta o depósito dos queimadores ou a fornalha com o combustível adequado, ativa e regula a chama de modo a obter água quente ou vapor; verifica se a temperatura e a pressão nas caldeiras não ultrapassam os níveis pré-estabelecidos; substitui os bicos dos queimadores sempre que necessário, procede à manutenção e limpeza dos equipamentos, comunica aos seus superiores a anomalias detetadas e preenche os relatórios e documentação de funcionamento dos equipamentos. No caso de caldeiras aquecidas a carvão, compete ainda ao fogueiro a remoção do carvão e cinzas do equipamento. A um fogueiro também pode competir a execução da função de azeiteiro, sendo responsável pela lubrificação das máquinas.

Na marinha, os fogueiros eram auxiliados por chegadores e trabalhavam, normalmente, sob a supervisão direta dos maquinistas ou condutores de máquinas.


Carreira

Na marinha mercante, os chegadores pertenciam ao escalão de marinhagem de máquinas. Normalmente, o acesso à categoria fazia-se, depois de experiência de embarque, a partir da categoria de chegador. Depois de uma certa experiência na função e, eventualmente, de formação complementar, um fogueiro podia aceder às categorias de maquinista prático ou condutor de máquinas.

Em Portugal, a categoria de fogueiro era a mais elevada da marinhagem de máquinas da marinha mercante. Acediam à mesma, os profissionais habilitados com um curso de fogueiro da marinha mercante, depois de três anos de embarque como chegador ou aqueles que tivessem prestado serviço como chegadores da Armada. A categoria entrou em extinção a partir de 1989.

Na Marinha Portuguesa, a função de fogueiro era desempenhada pelos marinheiros e cabos fogueiros, sob a supervisão dos sargentos condutores de máquinas. Existiam os postos de segundo-fogueiro, de primeiro-fogueiro e de cabo fogueiro que correspondiam, respetivamente a segundo-marinheiro, primeiro-marinheiro e cabo de manobra. Os fogueiros eram auxiliados por chegadores equiparados a grumetes de manobra. Os postos de fogueiros foram mais tarde transformados em postos de fogueiros-motoristas dando, posteriormente origem às classes de Condutores de Máquinas e de Maquinistas Navais, hoje fundidas na Classe de Electromecânicos.


Referências