Diverticulose: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
D'ohBot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: ar:داء الرتوج
Linha 19: Linha 19:
[[Categoria:Gastroenterologia]]
[[Categoria:Gastroenterologia]]


[[ar:داء الرتوج]]
[[bg:Дивертикулоза]]
[[bg:Дивертикулоза]]
[[de:Divertikulose]]
[[de:Divertikulose]]

Revisão das 15h06min de 17 de dezembro de 2009

A diverticulose vista através de Endoscopia

Diverticulose (ou doença diverticular) é uma doença estrutural da parede intestinal que pode ter como consequência uma inflamação local (diverticulite).

Definição

O divertículo é uma herniação ou projeção saculiforme da mucosa através da massa muscular, geralmente do cólon. A protrusão ocorre freqüentemente no ponto em que a artéria nutriente atravessa a massa muscular , interrompendo a integridade da parede do cólon.

A diverticulose afeta principalmente o cólon sigmóide, e isso pode ser devido a uma maior necessidade de intensas contrações musculares pelo do cólon sigmóide. Assim, contrações de maior amplitude, combinadas com a presença de fezes constipadas, resultam no aparecimento destes divertículos.

Epidemiologia

A diverticulose afeta quase metade dos indivíduos com mais de sessenta anos, não tendo distinção entre pacientes do sexo feminino e masculino. No entanto, os homens são acometidos relativamente mais cedo do que as mulheres. Ela é rara em países subdesenvolvidos graças a uma alimentação mais rica em fibras e substâncias indigeríveis.

Clínica

Apenas 20% dos pacientes apresentarão algum tipo de complicação da diverticulose, com uma diverticulite, por exemplo.

Tratamento

A diverticulose assintomática pode, primeiramente, ser tratada através da modificação da dieta ou com a complementação de produtos contendo fibras, Psyllium, por exemplo. Já a diverticulose sintomática requer o uso de antibiótico e repouso. A intervenção cirúrgica se faz necessária em pacientes que apresentarem pelo menos dois episódios confirmados de diverticulite ou que não melhoraram com o tratamento clínico.